Deserializar JSON gerado pelo VRaptor com XStream

Amigos do fórum,

Continuando a bater cabeça com o VRaptor por aqui :lol: , por gentileza, se possível me ajudem com esse cenário:

tenho este controller

public void all(){

List<Model> models = new ArrayList<Model>();

models.add(new Model(1, "Model 1"));
		models.add(new Model(2, "Model 2"));

result.use(json()).from(models).serialize();

}

a saída é o json abaixo,

{"list": [{"id": 1,"name": "Model 1"},{"id": 2,"name": "Model 2"}]}

Ok. Estou tentando desserializar isso para uma lista de objetos, com o seguinte codigo no client,

InputStream stream = ... //requisicao http

XStream xstream = new XStream(new JettisonMappedXmlDriver());
System.out.println(xstream.fromXML(stream));

No entanto, o XStream levanta a seguinte exceção,

Exception in thread "main" com.thoughtworks.xstream.converters.ConversionException: id : id : id : id
---- Debugging information ----
message             : id : id
cause-exception     : com.thoughtworks.xstream.mapper.CannotResolveClassException
cause-message       : id : id
class               : java.util.ArrayList
required-type       : java.util.ArrayList
path                : /list/list/id
line number         : -1
-------------------------------
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.convert(TreeUnmarshaller.java:89)
	at com.thoughtworks.xstream.core.AbstractReferenceUnmarshaller.convert(AbstractReferenceUnmarshaller.java:63)
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.convertAnother(TreeUnmarshaller.java:76)
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.convertAnother(TreeUnmarshaller.java:60)
	at com.thoughtworks.xstream.converters.collections.AbstractCollectionConverter.readItem(AbstractCollectionConverter.java:71)
	at com.thoughtworks.xstream.converters.collections.CollectionConverter.populateCollection(CollectionConverter.java:68)
	at com.thoughtworks.xstream.converters.collections.CollectionConverter.unmarshal(CollectionConverter.java:61)
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.convert(TreeUnmarshaller.java:82)
	at com.thoughtworks.xstream.core.AbstractReferenceUnmarshaller.convert(AbstractReferenceUnmarshaller.java:63)
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.convertAnother(TreeUnmarshaller.java:76)
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.convertAnother(TreeUnmarshaller.java:60)
	at com.thoughtworks.xstream.core.TreeUnmarshaller.start(TreeUnmarshaller.java:137)
	at com.thoughtworks.xstream.core.AbstractTreeMarshallingStrategy.unmarshal(AbstractTreeMarshallingStrategy.java:33)
	at com.thoughtworks.xstream.XStream.unmarshal(XStream.java:923)
	at com.thoughtworks.xstream.XStream.unmarshal(XStream.java:909)
	at com.thoughtworks.xstream.XStream.fromXML(XStream.java:861)
	at br.com.service.main.Main.get(Main.java:51)
	at br.com.service.main.Main.main(Main.java:29)
Caused by: com.thoughtworks.xstream.mapper.CannotResolveClassException: id : id
	at com.thoughtworks.xstream.mapper.DefaultMapper.realClass(DefaultMapper.java:68)...

Está faltando definir alguma configuração do XStream no client, ou preciso alterar o json gerado no servidor? O XStream consegue desserializar coleções/arrays?

Queria testar também a geração do json no VRaptor usando o jackson (http://jackson.codehaus.org/). Bastaria criar um componente que implementa JSONSerialization?

Obrigado!

Cara, Deserializar listas é meio ruim em json pq vc não tem um jeito fácil de saber qual é o tipo da lista:

[{id:3, nome: "jao"}, {id: 5, nome: "maria"}]

só olhando pra esse json, não temos informações do tipo…

dá pra resolver isso criando uma classe que só faz o wrapp da lista:

[code]
class Models {
List models;
}

[code]

e passar o json: {“models”: […]}

Valeu pela ajuda Lucas, eu pensei nesse problema da forma como voce colocou mesmo, imaginei que talvez o XStream tivesse alguma maneira de eu passar o .class que eu quero converter. O Jackson permite fazer isso.

Na verdade do jeito que está ai o json eu consigo converter ele no client usando o Jackson, mas não queria usar um framework pra ler o json e outro pra gerar no servidor com o VRaptor (XStream + Jettison).

Eu consegui criar um componente para gerar o json no VRaptor pelo Jackson, mas caí em outro problema hehe, pois gerei um json (com o jackson) no client e passei como parametro em um post pro controller, e deu pau na desserialização do VRaptor. Eu teria também que criar um componente novo para desserializar o JSON, pelo que entendi e procurei aqui no fórum seria só implementar JsonDeserializar, correto?

A proposito, eu queria usar json, mas já fiz todas as simulações do que preciso usando retorno como xml nos controller e funcionou tuo, se o json não rolar ao menos tô garantido :lol:

Valeu!

=)

sim, só implementar JsonDeserializer. ou só Deserializer, anotando com @Deserializes

[quote=Lucas Cavalcanti]=)

sim, só implementar JsonDeserializer. ou só Deserializer, anotando com @Deserializes[/quote]

Valeu Lucas, obrigado.