Design Pattern

Ola Pessoal,

Sem cair na armadilha de qual Design Pattern eh melhor … qual se encaixa bem no seguinte cenario?

Um programa base é inicializado, o usuário faz o login, após a autenticação um grupo de menu é disponibilizado para o usuario iniciar outros programas (baseado nas permissões). Cada programa roda em sua propria janela mas debaixo do programa base, compartilhando funções de log, conexão, preferencias e resources além do perfil do usuario.
O programa base deve ser capaz de gerenciar os varios programas incializados, por exemplo, nao permitindo ao usuario sair com um processo rodando.
Eh importante lembrar q cada programa interno deve ter uma GUI e um processamento em outra thread manipulando essa GUI e interagindo com o programa pai.

ehehe, nao sei se com isso é possivel dar uma direcao, mas ainda estou no projeto e meio perdido :slight_smile:

Estou vendo o esquema das Threads pra esse ambiente, controles de concorrencia etc. etc. … alguma dica?

Obrigado

Na verdade, voce não usará um… Mas sim vários Patterns para criar essa aplicação.

Entretando são poucos os dados para um desenho efetivo de uma solução.

Se você estiver interessado, a Procwork Tecnologia pode auxilia-lo na arquitetura global desta solução alocando um ou mais arquitetos Java.

Entre em contato com emerson.martins@procwork.com.br

Bom trabalho.

Ola Oziel …

Bem, a dúvida é sobre patterns que posso estudar para projetar minha aplicação e codifica-la

Vários? imagino um pattern para pluggable applications e um para Interaction Design (GUI) … no caso específico do GUI eu queria um pattern pro código (interação com o usuário, esquema de mensagens, threads, tratamento de eventos e excecoes, etc.) e não exatamente para o desenho como aqui.

Não estou acostumado a patterns (tirando os do link pq nem sabia que eu podia colocar isso como patterns) mas agora que o projeto vai ficar muito grande prefiro já ir por um caminho conhecido do que tentar inventar o meu.

Alguem ajuda?

Qt a Procwork, tenho certeza que me ajudaria ehehehehe …

Sem pensar muito voce provavelmente usaria MVC, Command, Front Controller, Builder e Factory.

O que o Oziel quis dizer com usar vários é que na maior parte dos casos, para um pattern funcionar direito ele acaba usando um outro pattern, que acabam de complementando.
Mas assim, voce pode usar um como pode usar nenhum, pois tudo dependo de como o programa for planejado, necessidades de recursos a um nivel mais detalhado, etc…

Um livro de patterns eh uma otima leitura de cabeceira :).

Rafael

Mais conteúdo sobre MVC recomendo acessar este link: http://www.guj.com.br/posts/list/129277.java
Vou adicionar este tópico como referência na lista de links sobre MVC que estão na primeira postagem do link que estou recomendando.
Cuidado: Não confunda MVC com CAMADAS (Layer’s). Uma coisa é MVC, outra coisa é Layer’s!
Espero ter colaborado! :wink: