Deslocamento variavel [RESOLVIDO]

27 respostas
H

Amigos eu preciso de uma ajuda de voces, sou iniciante em java e preciso resolver um problema que o professor da minha faculdade passou e nao to conseguindo. ja tem mais de uma semana e nao consigo resolver o problema! é o seguinte:

preciso terminar um codigo de deslocamento variavel que faz o seguinte: se eu digitar a palavra: JOAO e a chave 5876.
o programa deslocar a letra J em 5 posições, a letra O em 8 posições, a letra A em 7 posições e a ultima letra, a O em 6 posIções

o professor pediu pra criar uma string da palavra e da chave e jogar em 2 vetores! ja criei as entradas de dados e fiz o codigo jogar a palvra e a chave em dois vetores com o laço for!

o problema é o seguinte: o professor pediu pra percorrer o array e deslocar cada caractere de acordo com a chave!

pediu pra gente criar um contador e de acordo com a posição do contador e apontar para a chave! exemplo: se o contador valer 1, temos que apontar pro vetor chave na posição 1!

e nisso o valor da chave 1 é a letra O, entao temos que deslocar a letra o 8 vezes de acordo com a chave!

consigo percorrer o vetor da palavar normalmento

eu só não estou conseguindo apontar o contador para o vetor chave pra poder fazer o deslocamento!

olhem o código abaixo

String frase = JOptionPane.showInputDialog("entre com o nome");
		String chave = JOptionPane.showInputDialog("entre com a chave");
		char [] prepchave = new char [chave.length()];
		char [] prepfrase  =  new char [frase.length()];

int valor = chave.charAt(0);

int i;

//jogando a frase no vetor
for ( i=0; i< frase.length(); i++ ){
	prepfrase[i] = frase.charAt(i);
}

//jogando a chave no vetor	
 for ( i =0; i< chave.length();i++){
	prepchave[i] = chave.charAt(i);
}

// contador para apontar para a posição da chave
int x =0;

//percorrendo a frese para deslocar as letras
for ( i=0; i< frase.lenght(); i++ ){

aki é que nao consigo  apontar a posição do  contador pra posição chave e deslocar as letras