Amigos eu preciso de uma ajuda de voces, sou iniciante em java e preciso resolver um problema que o professor da minha faculdade passou e nao to conseguindo. ja tem mais de uma semana e nao consigo resolver o problema! é o seguinte:
preciso terminar um codigo de deslocamento variavel que faz o seguinte: se eu digitar a palavra: JOAO e a chave 5876.
o programa deslocar a letra J em 5 posições, a letra O em 8 posições, a letra A em 7 posições e a ultima letra, a O em 6 posIções
o professor pediu pra criar uma string da palavra e da chave e jogar em 2 vetores! ja criei as entradas de dados e fiz o codigo jogar a palvra e a chave em dois vetores com o laço for!
o problema é o seguinte: o professor pediu pra percorrer o array e deslocar cada caractere de acordo com a chave!
pediu pra gente criar um contador e de acordo com a posição do contador e apontar para a chave! exemplo: se o contador valer 1, temos que apontar pro vetor chave na posição 1!
e nisso o valor da chave 1 é a letra O, entao temos que deslocar a letra o 8 vezes de acordo com a chave!
consigo percorrer o vetor da palavar normalmento
eu só não estou conseguindo apontar o contador para o vetor chave pra poder fazer o deslocamento!
olhem o código abaixo
String frase = JOptionPane.showInputDialog("entre com o nome");
String chave = JOptionPane.showInputDialog("entre com a chave");
char [] prepchave = new char [chave.length()];
char [] prepfrase = new char [frase.length()];
int valor = chave.charAt(0);
int i;
//jogando a frase no vetor
for ( i=0; i< frase.length(); i++ ){
prepfrase[i] = frase.charAt(i);
}
//jogando a chave no vetor
for ( i =0; i< chave.length();i++){
prepchave[i] = chave.charAt(i);
}
// contador para apontar para a posição da chave
int x =0;
//percorrendo a frese para deslocar as letras
for ( i=0; i< frase.lenght(); i++ ){
aki é que nao consigo apontar a posição do contador pra posição chave e deslocar as letras
}