Devo aceitar o cargo?

Pessoal, essa semana aceitei ficar temporariamente no cargo do cara que saiu, só para ver se vou conseguir me adaptar e tal…

Por enquanto esta tudo bem tranquilo, mas visualizando todo o sistema, esta bem complexo e o código é bem limpo em termo de organização, mas MUITO SUJO em termo de boas práticas de programação, porque no Java todos nós seguimos a risca a orientação a objetos e tentamos deixar o código de modo elegante e pratico com design patterns e etc…
Porém, o código do cara é BEM SUJO, mas BEM SUJO MESMO nesse quesito, ainda mais por ser em c#, tem muita programação estruturada, com classes estaticas com funções pré definidas para serem usadas em várias partes do código…não tem nenhuma estrutura lógica de modelo de dados para conversação com o banco como um DAO…ele simplesmente definiu umas classes com os campos e a própria classe se carrega com listas de dados vindos do banco…muito “esquisito” para mim que estou acostumado com DAO, Beans, Factorys e dviersos outros patterns, que emprego nos sistemas para ficar tudo mais Orientado a Objetos.

Mas vou ver se todas as gambiarras de código não vao me atrapalhar…e dependendo do caso, posso migrar tudo para o Java, mas será um projeto de 2 anos, levando em conta que estarei sozinho na jornada e o sistema é imenso.

[quote=guilherme.dio]Pessoal, essa semana aceitei ficar temporariamente no cargo do cara que saiu, só para ver se vou conseguir me adaptar e tal…

Por enquanto esta tudo bem tranquilo, mas visualizando todo o sistema, esta bem complexo e o código é bem limpo em termo de organização, mas MUITO SUJO em termo de boas práticas de programação, porque no Java todos nós seguimos a risca a orientação a objetos e tentamos deixar o código de modo elegante e pratico com design patterns e etc…
Porém, o código do cara é BEM SUJO, mas BEM SUJO MESMO nesse quesito, ainda mais por ser em c#, tem muita programação estruturada, com classes estaticas com funções pré definidas para serem usadas em várias partes do código…não tem nenhuma estrutura lógica de modelo de dados para conversação com o banco como um DAO…ele simplesmente definiu umas classes com os campos e a própria classe se carrega com listas de dados vindos do banco…muito “esquisito” para mim que estou acostumado com DAO, Beans, Factorys e dviersos outros patterns, que emprego nos sistemas para ficar tudo mais Orientado a Objetos.

Mas vou ver se todas as gambiarras de código não vao me atrapalhar…e dependendo do caso, posso migrar tudo para o Java, mas será um projeto de 2 anos, levando em conta que estarei sozinho na jornada e o sistema é imenso.[/quote]

Ok, soh nao escreve “factorys” no sistema.

//Daniel

Como vc diz que o codigo é bem limpo e fala tudo aquilo depois? O que seria codigo limpo pra vc? rs…

Cara, seguinte: se voce aceitou esse cargo, mete a cara nele agora… nao adianta pegar um negocio e ficar reclamando todo dia, isso vai fazer vc se estressar sem, as vezes, ter necessidade.

Ja teve varias pendencias que eu tive que fazer, que ja fui com um pé atrás, ficava achando q era chato de fazer, dificil… depois quando peguei realmente, de verdade, pra fazer, foi bem mais facil q eu imaginava…
A gente coloca tanta coisa na cabeca, que acaba complicando o que nem era complicado

[quote=guilherme.dio]Pessoal, essa semana aceitei ficar temporariamente no cargo do cara que saiu, só para ver se vou conseguir me adaptar e tal…

Por enquanto esta tudo bem tranquilo, mas visualizando todo o sistema, esta bem complexo e o código é bem limpo em termo de organização, mas MUITO SUJO em termo de boas práticas de programação, porque no Java todos nós seguimos a risca a orientação a objetos e tentamos deixar o código de modo elegante e pratico com design patterns e etc…
Porém, o código do cara é BEM SUJO, mas BEM SUJO MESMO nesse quesito, ainda mais por ser em c#, tem muita programação estruturada, com classes estaticas com funções pré definidas para serem usadas em várias partes do código…não tem nenhuma estrutura lógica de modelo de dados para conversação com o banco como um DAO…ele simplesmente definiu umas classes com os campos e a própria classe se carrega com listas de dados vindos do banco…muito “esquisito” para mim que estou acostumado com DAO, Beans, Factorys e dviersos outros patterns, que emprego nos sistemas para ficar tudo mais Orientado a Objetos.

Mas vou ver se todas as gambiarras de código não vao me atrapalhar…e dependendo do caso, posso migrar tudo para o Java, mas será um projeto de 2 anos, levando em conta que estarei sozinho na jornada e o sistema é imenso.[/quote]

Cuidado cara. Só pq as coisas estão feitas de uma forma diferente do que vc conhece não significa que está errada ou que é pior.
Lembre-se que c# não é java e que diferentes linguagens permitem diferentes formas de expressão.
Sem falar que nem sempre a OO é necessariamente a melhor alternativa. Eu não conheço muito de C#, então não posso falar muita coisa…
mas vejo muita gente do java falando besteira de outras linguagens por causa de puro desconhecimento.

Lembrando também que fazer um projeto de migração de um sistema de 2 anos sem que exista uma real necessidade para isso é uma loucura completa. E a real necessidade que me refiro é em termos financeiros. Mesmo que o sistema fosse realmente um lixo internamente, ainda assim seria preciso colocar na balança os custos e beneficios para saber se realmente compensaria.

[quote=immortalSoul][quote=guilherme.dio]Pessoal, essa semana aceitei ficar temporariamente no cargo do cara que saiu, só para ver se vou conseguir me adaptar e tal…

Por enquanto esta tudo bem tranquilo, mas visualizando todo o sistema, esta bem complexo e o código é bem limpo em termo de organização, mas MUITO SUJO em termo de boas práticas de programação, porque no Java todos nós seguimos a risca a orientação a objetos e tentamos deixar o código de modo elegante e pratico com design patterns e etc…
Porém, o código do cara é BEM SUJO, mas BEM SUJO MESMO nesse quesito, ainda mais por ser em c#, tem muita programação estruturada, com classes estaticas com funções pré definidas para serem usadas em várias partes do código…não tem nenhuma estrutura lógica de modelo de dados para conversação com o banco como um DAO…ele simplesmente definiu umas classes com os campos e a própria classe se carrega com listas de dados vindos do banco…muito “esquisito” para mim que estou acostumado com DAO, Beans, Factorys e dviersos outros patterns, que emprego nos sistemas para ficar tudo mais Orientado a Objetos.

Mas vou ver se todas as gambiarras de código não vao me atrapalhar…e dependendo do caso, posso migrar tudo para o Java, mas será um projeto de 2 anos, levando em conta que estarei sozinho na jornada e o sistema é imenso.[/quote]

Cuidado cara. Só pq as coisas estão feitas de uma forma diferente do que vc conhece não significa que está errada ou que é pior.
Lembre-se que c# não é java e que diferentes linguagens permitem diferentes formas de expressão.
Sem falar que nem sempre a OO é necessariamente a melhor alternativa. Eu não conheço muito de C#, então não posso falar muita coisa…
mas vejo muita gente do java falando besteira de outras linguagens por causa de puro desconhecimento.

Lembrando também que fazer um projeto de migração de um sistema de 2 anos sem que exista uma real necessidade para isso é uma loucura completa. E a real necessidade que me refiro é em termos financeiros. Mesmo que o sistema fosse realmente um lixo internamente, ainda assim seria preciso colocar na balança os custos e beneficios para saber se realmente compensaria.

[/quote]

OO não precisa ser necessariamente a melhor alternativa, mas então pra que usar C#, uma linguagem tipicamente OO pra fazer programa estruturado?(Não, não vou fazer analogias exageradas como de costume nesse fórum)… :lol:

E a questão da “sujeira limpa” do código que ele citou, acredito que seja isso. De acabar jogando acesso a DB em classes com lógicas de negócio, sujando o código.

Deve estar bem organizado com comentários os códigos, explicando o que cada método faz, mas deve estar usando más práticas, 300 atribuições pra um método só, esse tipo de coisa…

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley:

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley: [/quote]

esse DeadLock eu conheço faz tempo:

Pra ter experiência eu preciso de um emprego, mas pra ter um emprego eu preciso de experiência.

acho que precisamos mudar essa mentalidade.

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley: [/quote]

esse DeadLock eu conheço faz tempo:

Pra ter experiência eu preciso de um emprego, mas pra ter um emprego eu preciso de experiência.

acho que precisamos mudar essa mentalidade.[/quote]

Quem não tem experiência entra como estagiário.

O caso aqui é diferente,o colega JÁ ESTÁ no mercado,mas ainda não possui o preparo para ocupar um outro cargo.

Fugindo um pouco do assunto, mas já que foi falado sobre estágio…

o que mais vejo é oferta de estágio com exigência de experiência prévia.

[quote=caiodorn]
o que mais vejo é oferta de estágio com exigência de experiência prévia.[/quote]

Então está errado,pois a essência de um estágio deve ser o aprendizado.

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley: [/quote]

esse DeadLock eu conheço faz tempo:

Pra ter experiência eu preciso de um emprego, mas pra ter um emprego eu preciso de experiência.

acho que precisamos mudar essa mentalidade.[/quote]

Quem não tem experiência entra como estagiário.

O caso aqui é diferente,o colega JÁ ESTÁ no mercado,mas ainda não possui o preparo para ocupar um outro cargo.[/quote]

Não vou tomar as dores do cara, mas pense comigo…

Se a chefia dele chamou-o para o cargo, deve ser porque confiam no trabalho dele, e mesmo que ele ainda não tenha todo o preparo necessário para o cargo, acredito que os patrões também saibam e correm o risco de colocá-lo no posto e aguardar o tempo necessário pra que ele fique estável na posição…

Não tem nada de de errado nisso. Muitas empresas preferem levar um tempo a mais pra treinar um colaborador, do que sair no mercado a procura de alguém que vai ter que ser treinado pelo menos pra pegar o ritmo da empresa…

Sem falar que os patrões dele são bem espertos. Com certeza sabem que pra pegar alguém que faça tudo isso, teriam que pagar bem mais do que estão oferecendo pra ele…

E ainda apoio a idéia que um user deu, de fazer uma contraproposta de aumenta gradual de salário. Seria justo!

:wink:

[quote=caiodorn]Fugindo um pouco do assunto, mas já que foi falado sobre estágio…

o que mais vejo é oferta de estágio com exigência de experiência prévia.[/quote]

aushdaiushdasiuh

Me identifiquei com a situação.

Estou estagiando, mas pra aprender mesmo, a empresa dá muita abertura ao aprendizado para os estagiários.

Mas acabei de receber um email de um dos gestores da área perguntando se eu tinha experiência em metodologia SCRUM e outras ferramentas. E eu nunca trabalhei na área!

:lol:

Mas to lendo sobre isso agora, melhor não saber e correr atrás, do que ficar esperando levar uns pitoco por não estar estudando…

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley: [/quote]

esse DeadLock eu conheço faz tempo:

Pra ter experiência eu preciso de um emprego, mas pra ter um emprego eu preciso de experiência.

acho que precisamos mudar essa mentalidade.[/quote]

Quem não tem experiência entra como estagiário.

O caso aqui é diferente,o colega JÁ ESTÁ no mercado,mas ainda não possui o preparo para ocupar um outro cargo.[/quote]

conhecimento ok ele ter.

mas a pergunta é de que forma ele conseguiria o “preparo(experiência)” necessário para atuar como gerente de projetos.

Certificação PMI, MBA, experiência como lider de equipe, coordenação de projetos. mas como ele conseguiria essa “Experiência como Gerente de Projetos” sem ter um ponto de partida?

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley: [/quote]

esse DeadLock eu conheço faz tempo:

Pra ter experiência eu preciso de um emprego, mas pra ter um emprego eu preciso de experiência.

acho que precisamos mudar essa mentalidade.[/quote]

Quem não tem experiência entra como estagiário.

O caso aqui é diferente,o colega JÁ ESTÁ no mercado,mas ainda não possui o preparo para ocupar um outro cargo.[/quote]

conhecimento ok ele ter.

mas a pergunta é de que forma ele conseguiria o “preparo(experiência)” necessário para atuar como gerente de projetos.

Certificação PMI, MBA, experiência como lider de equipe, coordenação de projetos. mas como ele conseguiria essa “Experiência como Gerente de Projetos” sem ter um ponto de partida?[/quote]

O meu ponto é que o cara vai cair de para-quedar;sair de uma trilha essencialmente técnica e entrar em outra pela qual possivelmente não possui aptidão.

Quem não conhece a história do excelente técnico que vira um mau gerente?

Você não vai fazer isso. Vai por mim…

Mesmo vc sabendo que não possui experiência e conhecimento pra ocupar o cargo? :smiley: [/quote]

esse DeadLock eu conheço faz tempo:

Pra ter experiência eu preciso de um emprego, mas pra ter um emprego eu preciso de experiência.

acho que precisamos mudar essa mentalidade.[/quote]

Quem não tem experiência entra como estagiário.

O caso aqui é diferente,o colega JÁ ESTÁ no mercado,mas ainda não possui o preparo para ocupar um outro cargo.[/quote]

conhecimento ok ele ter.

mas a pergunta é de que forma ele conseguiria o “preparo(experiência)” necessário para atuar como gerente de projetos.

Certificação PMI, MBA, experiência como lider de equipe, coordenação de projetos. mas como ele conseguiria essa “Experiência como Gerente de Projetos” sem ter um ponto de partida?[/quote]

O meu ponto é que o cara vai cair de para-quedar;sair de uma trilha essencialmente técnica e entrar em outra pela qual possivelmente não possui aptidão.

Quem não conhece a história do excelente técnico que vira um mau gerente?[/quote]

neste ponto eu concordo.

ja ouvi essa história, mas onde quero chegar é que tem que haver aquela “Chance” da pessoa mostrar o que sabe, sem precisar de Documentos pra provar que ja trabalhou com aquilo(claro se o cara ja trabalha a algum tempo na empresa).

ex: como um desenvolvedor ganha experiência e se torna Arquiteto, chega uma hora na carreira dele que alguem tem que dar um voto de confiança.

vou citar outra área mais comum: Vendas, como um vendedor se torna Gerente de Vendas, alguem deu um voto de confiança…

[quote=windsofhell][quote=guilherme.dio]Pessoal, essa semana aceitei ficar temporariamente no cargo do cara que saiu, só para ver se vou conseguir me adaptar e tal…

Por enquanto esta tudo bem tranquilo, mas visualizando todo o sistema, esta bem complexo e o código é bem limpo em termo de organização, mas MUITO SUJO em termo de boas práticas de programação, porque no Java todos nós seguimos a risca a orientação a objetos e tentamos deixar o código de modo elegante e pratico com design patterns e etc…
Porém, o código do cara é BEM SUJO, mas BEM SUJO MESMO nesse quesito, ainda mais por ser em c#, tem muita programação estruturada, com classes estaticas com funções pré definidas para serem usadas em várias partes do código…não tem nenhuma estrutura lógica de modelo de dados para conversação com o banco como um DAO…ele simplesmente definiu umas classes com os campos e a própria classe se carrega com listas de dados vindos do banco…muito “esquisito” para mim que estou acostumado com DAO, Beans, Factorys e dviersos outros patterns, que emprego nos sistemas para ficar tudo mais Orientado a Objetos.

Mas vou ver se todas as gambiarras de código não vao me atrapalhar…e dependendo do caso, posso migrar tudo para o Java, mas será um projeto de 2 anos, levando em conta que estarei sozinho na jornada e o sistema é imenso.[/quote]

Ok, soh nao escreve “factorys” no sistema.

//Daniel[/quote]

Opa, eu estava escrevendo numa velocidade absurda e errei muito o vocabulário…

O correto é “Factories” com IES no final.

Obrigado pela dica, me ajudou muito, agora vou aceitar o cargo de vez !

KKKKK, é cada um.

Então pessoal, o que eu quis dizer do código do cara é que esta limpo em termos de organização de métodos e classes, mas esta sujo nas boas práticas, entendem ?

Por exemplo, ele nomeou as classes com préfixo “cls”, os forms com “frm”, as interfaces com “i”…

Ex: clsControle
frmMenu
iRemovivel

Na especificação do java, não se usa em caso algum esses prefixos ridiculos…

Quanto ao que o pessoal anda discutindo sobre meus cohecimentos, eu sei até a mais do que deveria para entrar no cargo, o unico problema que me atinge é justamente a linguagem, o código que o cara fez e o tempo que me deram para me adaptar(1 semana)…

cara… você está em Santo André certo…do lado de SP.

Em SP você consegue mais do que isso com o que você conhece se conhece tudo isso… numa boa…

não que você não deva aceitar,isso é pessoal, mas caso voc~e aceitar, a unica razão que vejo para tal é usar isso de trampolim mesmo, para mais do que dizer que sabe, já ter feito mesmo…

[quote=maior_abandonado]cara… você está em Santo André certo…do lado de SP.

Em SP você consegue mais do que isso com o que você conhece se conhece tudo isso… numa boa…

não que você não deva aceitar,isso é pessoal, mas caso voc~e aceitar, a unica razão que vejo para tal é usar isso de trampolim mesmo, para mais do que dizer que sabe, já ter feito mesmo…[/quote]

E caso não queira sair, a única opção é aceitar, ou vai desagradar os superiores.

Não se esqueça, em TI, é tudo sobre lustrar as bolas certas, e não seu conhecimento de tecnologia.