Devo aceitar o cargo?

Bom dia pessoal,

Aqui na empresa onde trabalho, um dos programadores de cargo acima se desligou da empresa pois conseguiu uma oportunidade melhor.
A partir disso, a empresa gostaria que eu entrasse no cargo dele, porém suas funções eram muito pesadas, bastante coisa para cuidar, o sistema é gigante com muito código e para variar, todo o sistema que ele cuida foi feito em C#(eu tenho conhecimentos, mas prefiro muito mais o java).

Eu venho aqui e peço a opinião de vocês, devo aceitar o cargo sendo que vao me pagar algo em torno de R$3.000,00 + Benefícios ?
Se me oferecerem menos eu não vou aceitar, se me oferecerem o valor que mencionei acima é viavel ?

OBS: Terei que cuiidar de todo o sistema, atualizar diversas bases, adaptar codigos, importar dados diariamente para as bases, administrar versões e varias outras coisas…Inclusive terei que desenvolver algumas melhorias que não foram implantadas, assim como finalizar codigos incabados pelo antigo desenvolvedor.

Cargo acima = ?
Pela região e pelo valor, me parece pouco.
Ainda mais pelas atribuições que estão sendo descritas e pelo fato de ser C#, eu pediria mais.

[quote=drsmachado]Cargo acima = ?
Pela região e pelo valor, me parece pouco.
Ainda mais pelas atribuições que estão sendo descritas e pelo fato de ser C#, eu pediria mais.[/quote]

Então, pra eles encontrarem outra pessoa que já esta acostumada com a área assim como eu, vai ser bem dificil pra eles, entao com isso eu tenho vantagem sobre eles.

Mas tem um problema, e eles vão vir a velha conversa de “Você não tem experiência ainda para receber este salário”…

Porque eu trabalho há somente 1 ano como programador junior, e antigamente 8 mêses como estagiario de programação…agora independente do tempo eu sei que tenho muito conhecimento, aidna mais por participar de varios projetos pessoais e ajudar algumas pessoas no github com seus projetos. Que eu tenho conhecimento até a cima do nivel que eles precisam eu sei que tenho.

Nesse caso que eu descrevi, acha que posso pedir mais ?
Porque eu também tenho a escolha de me manter no meu cargo atual, ganhando menos porem fazendo menos tambem, sem dor de cabeça.

Quer realmente saber minha opnião? Não, se você aceitar esse cargo você estará exercendo funções de diversos cargos existentes hoje no mercado, ai posso listar o que você precisaria ser - Analista de Sistemas, DBA, Desenvolvedor, Arquiteto de Sofwtare, Projetista etc. Na boa se você sabe que tem conhecimento suficiente pra cuidar de tudo isso, provavelmente você é expert no assunto ou o sistema é muito pequeno, mas com todas essas atribuições cara, 3000 reais é muito pouco. Só os analistas que são responsáveis pelo parte do sistema referente a especificações etc ganham mais que isso. Essa é minha OPNIÃO , mas cabe a você decidir.

[quote=drsmachado]Cargo acima = ?
Pela região e pelo valor, me parece pouco.
[/quote]

Pra mim não parece pouco, parece MUITO POUCO =)

Bom… em minha opinião “seca” você deveria recusar… R$ 3.000,00 para o que estão pedindo é um valor baixo.

Mas vamos aos fatos:

  • Qual o tamanho da empresa e dos clientes da mesma ??

Pergunto isso pois, se a empresa é uma empresa pequena onde “tudo o que descreveste na vaga” não for nada de outro mundo ou de enlouquecer e que o outro cara fazia muito bem, não tem porque esfolar o empregador também. Leve em consideração que seu empregador pagava 3000 para o outro cara fazer isso e ele fazia, porque agora vai ter que pagar 5000 (que eu ainda acho pouco, rsrsrs :D) para você ?

Outro ponto importante nessa discussão é justamente a sua chance de ganhar uma oportunidade melhor e mostrar serviço. Temos que parar de pensar que todos os empresários do mundo são sangue-suga e que todos os funcionários são coitadinhos e super profissionais. De repente o cara está esperando pra ver como você se sai e aí sim, com serviço mostrado e dando conta do recado, você pede um aumento.

  • Qual o valor padrão da região ???

Pergunto isso, pois aqui em minha região esse salário está baixo hoje em dia pra quem faz tudo isso, mas o valor padrão não é também tão mais alto assim, logo, de repente podes perder uma oportunidade boa por achar que merece ganhar mais.

  • Qual sua experiência em Projetos Open-source ???

Pergunto isso, pois em alguns projetos Open, normalmente cada um gerencia isso tudo que você descreveu no anúncio da vaga, logo não seria nada anormal fazer essas “coisas pesadas”, que pra mim são mais do que normais que um pleno deveria saber se virar muito bem.

Enfim cara, meu intuito não é lhe dizer o que fazer, até porque é você quem sabe da sua necessidade. Hoje, na minha situação atual, eu não aceitaria, pois não valeria nem um pouco a pena.

Mas a 4 anos atrás, agarraria com unhas e dentes por 2 motivos:
1 - ganhar experiência com tarefas mais pesadas;
2 - mostrar serviço para o cara que está pagando meu salário e mostrar que sou mais do que ele pensava;

Pesa isso aí com calma. Claro que vc vai ter que pedir algum aumento pra fazer mais do que faz atualmente, acho que é o mínimo… Se o aumento vier, mesmo que não seja exatamente o que você está esperando, vai fundo, mostre quem você é… Na pior das hipóteses você está com uma puta bagagem e experiência nas costas, que o mercado vai lhe absorver naturalmente.

Abs´[]

Primeiramente pergunte ao antigo funcionario pq ele saiu, como que era as tarefas dele, se era mto estressante, se tem mto bug no sistema, se tem mta cobranca, se o codigo ta um lixo que ate desanima…

Pense na seguinte situacao, hoje vc é Junior, e seu chefe pede para vc ocupar o cargo de Gerente de Projetos por um salario abaixo do normal, voce aceitaria? Eu sim, sabe pq? Mesmo que o salario nao me pague todas as resposabilidades que eu tiver… essa é uma grande chance pra dar um up na carreira, ficaria 6 meses com o novo cargo, se eu ver que dei conta eu peço aumento justo, se aumentou blz, se nao aumentou procuro enqto isso um outro emprego com o cargo de gerencia de projetos que pague mais

Voce pelo jeito está acomodado, uma dica, vc nao vai receber bem mais pra fazer a mesma coisa, inevitavelmente a cobranca vai ser maior, e ira aparecer mais atividades também pois seu chefe vai querer que vc trabalhe mais, e ele tem todo direito, pois ele aumentou teu salario para isso.

Aumento de cargo é consequencia aumento de trabalho e responsabilidade

[quote=igor_ks]Primeiramente pergunte ao antigo funcionario pq ele saiu, como que era as tarefas dele, se era mto estressante, se tem mto bug no sistema, se tem mta cobranca, se o codigo ta um lixo que ate desanima…

Pense na seguinte situacao, hoje vc é Junior, e seu chefe pede para vc ocupar o cargo de Gerente de Projetos por um salario abaixo do normal, voce aceitaria? Eu sim, sabe pq? Mesmo que o salario nao me pague todas as resposabilidades que eu tiver… essa é uma grande chance pra dar um up na carreira, ficaria 6 meses com o novo cargo, se eu ver que dei conta eu peço aumento justo, se aumentou blz, se nao aumentou procuro enqto isso um outro emprego com o cargo de gerencia de projetos que pague mais

Voce pelo jeito está acomodado, uma dica, vc nao vai receber bem mais pra fazer a mesma coisa, inevitavelmente a cobranca vai ser maior, e ira aparecer mais atividades também pois seu chefe vai querer que vc trabalhe mais, e ele tem todo direito, pois ele aumentou teu salario para isso.

Aumento de cargo é consequencia aumento de trabalho e responsabilidade[/quote]

Assino embaixo…

Você não vai conseguir muito mais do que já tem se continuar na zona de conforto…

Converse com o antigo dono do cargo, e veja como era. Não esquece que isso com certeza vai dar um UP e tanto na sua carreira, sem contar que experiência nunca é demais!

:smiley:

Eu aceitaria o desafio. Ousaria arcar com as novas responsabilidades e provaria ser capaz. E, então, negociaria um valor maior.
Sem aumento de atribuição você não terá aumento salarial.
É a minha opinião.

Cara, do ponto de vista de mercado, esse salário é um pouco baixo para tanta atribuição do cargo. Analisando esse ponto, seria inviável você aceitar.

Mas por outro lado, analise o ponto que você está na empresa e que se não aceitar, ficará um clima chato entre você e seus superiores. Então eu faria o seguinte, aceitaria essa oferta (mesmo porque é até mais do que o que você ganha), deixe a empresa ficar dependente de você, e mais para frente peça aumento salário, ou se for o caso, saia fora da empresa igual o seu colega de trabalho fez.

Infelizmente as empresas pensam que nós programadores não comparamos cargo x salário, oferecem pouco para ter um cargo de muita confiança.
Podem pensar assim num primeiro momento, mas quando você dominar esse sistema, a empresa não irá querer te perder, e é nesse momento que você deve pedir um aumento salário significativo, digo um aumento de no mínimo R$ 1.000,00.

A empresa também não irá pagar mais que R$ 3.000,00 para uma pessoa que não provou ser bom programador e não domina ainda o sistema.

Pense no futuro e seu aumento salário. Quem faz o aumento do seu salário é você e não a empresa. Tudo depende se você fizer a empresa depender de você.

Abs
Rodrigo

[quote=Ruttmann][quote=igor_ks]Primeiramente pergunte ao antigo funcionario pq ele saiu, como que era as tarefas dele, se era mto estressante, se tem mto bug no sistema, se tem mta cobranca, se o codigo ta um lixo que ate desanima…

Pense na seguinte situacao, hoje vc é Junior, e seu chefe pede para vc ocupar o cargo de Gerente de Projetos por um salario abaixo do normal, voce aceitaria? Eu sim, sabe pq? Mesmo que o salario nao me pague todas as resposabilidades que eu tiver… essa é uma grande chance pra dar um up na carreira, ficaria 6 meses com o novo cargo, se eu ver que dei conta eu peço aumento justo, se aumentou blz, se nao aumentou procuro enqto isso um outro emprego com o cargo de gerencia de projetos que pague mais

Voce pelo jeito está acomodado, uma dica, vc nao vai receber bem mais pra fazer a mesma coisa, inevitavelmente a cobranca vai ser maior, e ira aparecer mais atividades também pois seu chefe vai querer que vc trabalhe mais, e ele tem todo direito, pois ele aumentou teu salario para isso.

Aumento de cargo é consequencia aumento de trabalho e responsabilidade[/quote]

Assino embaixo…

Você não vai conseguir muito mais do que já tem se continuar na zona de conforto…

Converse com o antigo dono do cargo, e veja como era. Não esquece que isso com certeza vai dar um UP e tanto na sua carreira, sem contar que experiência nunca é demais!

:D[/quote]

Concordo , porém acrescentaria um detalhe da mesma forma que a empresa quer te pagar 3 mil, você pode acrescentar uma contra-proposta , por exemplo dizer o seguinte ao seu chefe :

  • Posso aceitar por 3 mil, porém gostaria que a cada 3 meses, gostaria de ter um aumento de x porcento sobre o meu salário, até chegar a tal valor de mercado… porém para você fazer isto , você deve ter o valor do salário da região que você mora, se tiver contato com antigo programador , melhor ainda , pois você pergunta qto você recebia ? é claro que também deve-se considerar o tempo que ele tinha de emprego … e claro você deve considerar o desafio da oportunidade , talvez você esteja achando que a empresa tenha dificuldade de encontrar alguém para a vaga , mas o seu chefe esta acreditando em você , então tem muitas variáveis que devem ser consideradas …

ja passei por situação semelhante por 2 x na carreira.
eu aceitei o cargo nas duas, consegui vencer os desafios e depois de um tempo, pedi aumento , não me deram e fui pra outra empresa ganhando muito mais.
o que aprendi com isso:
1- não existe desafio que voce não possa vencer se realmente se esforçar
2- na maioria das empresas voce é um número, então trace sua carreira independente de empresa A ou B
3- cada vez que mudava de empresa, saia sempre deixando portas abertas, e além de um melhor salário, aumentei muito meu network

[quote=kdoigor]ja passei por situação semelhante por 2 x na carreira.
eu aceitei o cargo nas duas, consegui vencer os desafios e depois de um tempo, pedi aumento , não me deram e fui pra outra empresa ganhando muito mais.
o que aprendi com isso:
1- não existe desafio que voce não possa vencer se realmente se esforçar
2- na maioria das empresas voce é um número, então trace sua carreira independente de empresa A ou B
3- cada vez que mudava de empresa, saia sempre deixando portas abertas, e além de um melhor salário, aumentei muito meu network
[/quote]

Nada melhor que o exemplo prático!

:smiley:

[quote=Ruttmann][quote=kdoigor]ja passei por situação semelhante por 2 x na carreira.
eu aceitei o cargo nas duas, consegui vencer os desafios e depois de um tempo, pedi aumento , não me deram e fui pra outra empresa ganhando muito mais.
o que aprendi com isso:
1- não existe desafio que voce não possa vencer se realmente se esforçar
2- na maioria das empresas voce é um número, então trace sua carreira independente de empresa A ou B
3- cada vez que mudava de empresa, saia sempre deixando portas abertas, e além de um melhor salário, aumentei muito meu network
[/quote]

Nada melhor que o exemplo prático!

:D[/quote]

Falou tudo!!

Agarre a oportunidade, se mate de estudar pois vc sabe que tem muito aprender, peça aumento se não pagarem vá pra otra já com o conhecimento adiquirido,

Agarre a oportunidade acima de qq coisa, o conhecimento ninguém tira de vc, vc sempre sairá ganhando de início…

Abrcs!

eu aceitaria.

se você negar, você vai ficar na empresa trabalhando pelo salário até ficar desmotivado.

creio que é uma oportunidade bacana.

gostei da opinião do Aleksandro, aumento gradual de salário…

Para a sua carreira será um crescimento interessante.

  • Se acredita que conseguirá resolver os desafios do novo cargo acho que pode pensar na possibilidade de aceitar a proposta, e posteriormente solicitar um aumento ou procurar outro lugar que te pague melhor.
  • Se acredita que os desafios serão muuuuuitooo grandes para o conhecimento que tem no momento e que não conseguiria resolvê-los, a empresa entenderia se explicasse seu ponto de vista e não aceitasse a proposta.

Gostei muito das sugestões do pessoal ai, e acho que realmente por eu ter somente 1 ano de experiencia como Programador Junior, se eu pedir para mudarem para Pleno ou melhor ainda: Analista Pleno… e aceitar o salário, terei um crescimento bom e ficaria mais fácil para encontrar novas oportunidades futuramente.

Lembrando que eu ainda não fiz faculdade, vou começar ano que vem na FIAP aqui de São Paulo.

Quanto ao cargo, é um sistema grande sim, já que foi sempre aumentando de tamanho durante 4 anos seguidos…então imaginem quantas funções ele ja tem nele hoje…bastante coisa.

[quote=elio.cruz]Para a sua carreira será um crescimento interessante.

  • Se acredita que conseguirá resolver os desafios do novo cargo acho que pode pensar na possibilidade de aceitar a proposta, e posteriormente solicitar um aumento ou procurar outro lugar que te pague melhor.
  • Se acredita que os desafios serão muuuuuitooo grandes para o conhecimento que tem no momento e que não conseguiria resolvê-los, a empresa entenderia se explicasse seu ponto de vista e não aceitasse a proposta.

[/quote]

A segunda opção não é uma alternativa, já que eu tenho sim os conhecimentos necessários, o unico problema que eu vejo é a “Dor de Cabeça” que vou passar a ter a partir do momento que assumir o cargo e no fim do mês receber o holerite com números baixos para grandes jornadas de trabalho.

Cara, passei por uma situação parecida com a sua. Hoje eu trabalho com .Net e Java.

Mas vou te falar, se você já é acostumado com Java, você tira de “letra” o C#.

:-o

Cuidado para não criar uma expectativa muito grande na facul pq não verá nada que seja próximo do q um programador faz no dia a dia,

Mas na FIAP é show de bola se eu pudesse eu faria ai se morasse em SP, mas faça.

Digo isso pq faço no lixo da Veris IBTA (acabou de ser vendida para a ETEP) e o que vi lá foram aberraçôes do tipo, professor de Engenharia de Software que não sabia o que era Scrum,

Sim isso aconteceu…

Boa sorte man e vai fundo…