Devo fazer faculdade?

Vamos lá.
Quando eu comecei, em 2006, minha graduação em sistemas de informação, estava afastado de estudos havia 5 anos. Concluí, com muito esforço, o segundo grau (agora ensino médio) em 2001.
Ao ingressar no ensino superior, tive contato com pessoas que haviam concluído o ensino médio há cerca de 4 meses. Quer saber? Mesmo tendo estudado mais etilismo e enologia no segundo grau, ainda assim, eu ficava no mesmo patamer ou até melhor que muitos que acabaram de sair do ensino médio/terceirão.
Claro que as coisas que eu nunca vi, como álgebra linear ficaram pesadas, mas nada que um pouco mais de empenho não resolvesse.

Ou seja, vá em frente, faça o curso.
Vai perceber que isso abre muitas portas. Sem falar que é uma das épocas mais interessantes da vida.

Desistir antes de tentar?
Don’t do that!

Isso é uma coisa que só vc pode fazer, como disseram por ai, depende do seu empenho. A vantagem de ser mais maduro, como vc disse, 26 anos, é que vc dá mais valor a faculdade e aos estudos, do que a mulecada que entra por entrar e fica matando aula no bar, ou só avacalhando a aula.

[quote=igor_ks]Desistir antes de tentar?
Don’t do that!

Isso é uma coisa que só vc pode fazer, como disseram por ai, depende do seu empenho. A vantagem de ser mais maduro, como vc disse, 26 anos, é que vc dá mais valor a faculdade e aos estudos, do que a mulecada que entra por entrar e fica matando aula no bar, ou só avacalhando a aula.[/quote]
Essa maturidade é relativa, camarada.
Assim como tem aqueles de 30 que matam aula, tem os de 18 que assistem todas.
Vai mais da consciência de cada um.

Uma coisa que foi dita pelo autor e me chama a atenção é o medo de decepcionar as pessoas. Camarada, sinceramente, tenha medo de decepcionar a si mesmo. De ser frustrado.
Você tem uma chance incrível nas mãos. não meça a tua capacidade por baixo, não pense no que já tem, mas no que pode vir a desenvolver. As expectativas dos outros são normais, vão acontecer sempre. Mas é a tua que deve ser atendida primeiro, sempre.

Oi, bom dia!

Faça faculdade!

Como os colegas já disseram, vai te fazer falta no futuro… tanto para uma pós, um mestrado, um concurso público, uma concorrência etc.

Abraço,

Dependendo da sua idade e do seu empenho em entrar no serviço público (por exemplo, para algum concurso como aqueles de auditor fiscal etc.) você pode, em vez de fazer faculdade de Ciências da Computação, estudar Contabilidade, Direito, Economia ou alguma das coisas que são mais adequadas para esses tipos de concursos. (Você já passou da idade de entrar na carreira militar, que é algo muito comum no Rio

Já que o dinheiro para pagar a faculdade vai sair do seu bolso (ou do Pro-Uni, não sei como você vai pagar a faculdade), é bom escolher bem.

Veja que tipo de coisa mais se enquadra no tipo de coisa que você quer fazer na vida.

Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.[/quote]

explica melhor pq nessa parte de relatorios eu manjo bastante…mas eu não sei aonde eu uso estatística… :?[/quote]

Se você só está fazendo “listagens” aí a estatística tem pouco uso mesmo. Entretanto, relatórios mais gerenciais pretendem estimar dados futuros com base nos dados presentes, ou analisar tendências dentro de um histórico.
Você vai precisar de estatística para:

• Gerar um relatório que compare o desempenho de um grupo de produtos entre um ano e outro;
  • Gerar um relatório que dê a estimativa de um produto vender num determinado mês com base em seu histórico no ano anterior;
  • Gerar uma análise com base nas respostas de um grupo de consumidores a um questionário;
  • Comprovar que seu algorítmo atual é realmente mais eficiente que o seu algorítmo anterior.
  • Saber qual o percentual de chance de um aluno responder a letra B, conhecendo as respostas de todos os alunos de sua região.

Sempre que você fala em decidir coisas entre grupos, você está falando de um espaço amostral (o grupo) e algum tipo de distribuição. Se o relatório gerar percentuais, ou tentar projetar o futuro, nem sempre o cálculo mais adequado é feito através de um percentual simples.[/quote]

hum otima explicação…então é por isso que não uso ela tanto…mas deu uma base por entender esse aspecto.

valeu Cara!

Se você tem certa facilidade na área de programação, deve ter um raciocínio lógico bom.
Isso vai te ajudar na matemática e física.
E lembre-se que na área de programação você vai se deparar com problemas que exigem conhecimentos de matemática e física. Imagine o desenvolvimento de jogos. O processamento de imagens. Tudo isso envolve bastante física e matemática. Se você se interessa pela programação, acho que vai se interessar também pela matemática e física associada.
Acho que uma coisa é aprender matemática no segundo grau sem entender muito para que ou se vai usar um dia.
Outra coisa é aprender matemática numa faculdade com perspectiva de aplicar aquele conhecimento em uma área específica.
No segundo caso será mais interessante e acho que o estudante irá render mais.
Acho que você vai precisar se dedicar bastante, mas acho que compensa o esforço.

[quote=ViniGodoy]Há alguém na sua família que possa te ajudar nos estudos?

Muitas faculdades também oferem disciplinas de reforço.
Em todas as turmas que já dei aula, a maioria dos alunos vieram com uma matemática deficitária no segundo grau.
[/quote]

infelizmente pensando rapido nao me vem ninguem a mente na minha familia :cry:

[quote=cfred]Tobii,

Se quiser fazer faculdade para realmente estudar e aprender então faça. Agora se for fazer faculdade para ficar igual um monte de gente que eu vejo por aí, matando aula em boteco porque a aula de cálculo ta chata, ou porque alguém falou que quando você estiver no mercado de trabalho não vai usar a matéria x, então não faça. Não tem porque ter medo das matérias de matemática, até porque essa grade que você mostrou aí tem pouca matemática. [/quote]

claro q eu quero fazer faculdade pra aprender e levar a serio, não vou matar aula pra ir pra barzinho ou festinhas e nem por outras coisas, cara to ficando velho e preciso dar um rumo de vez na vida e estou tendo a oportunidade, não irei jogar fora por conta de diversão, sem falar que hj em dia sou muito anti-social, logo fica dificil arrumar muitos amigos para sair matando aula e nem quero, prefiro lugares sossegados e gosto de ficar sozinho, mt melhor do que bares com gente bebendo, fazendo barulho e ouvindo pagode, funk e axé

a maior utilidade de uma faculdade vai ser te abrir portas… não vai te dar tantos conhecimentos que você vai usar “na prática”, mas ela vai impedir que certas portas se fechem… então é indicado que você faça sim… por pior que ela seja… mas algumas portas só se abrem se sua faculdade seja boa… a minoria claro, as melhores…rs

[quote=al.barbosa]Se você tem certa facilidade na área de programação, deve ter um raciocínio lógico bom.
Isso vai te ajudar na matemática e física.
E lembre-se que na área de programação você vai se deparar com problemas que exigem conhecimentos de matemática e física. Imagine o desenvolvimento de jogos. O processamento de imagens. Tudo isso envolve bastante física e matemática. Se você se interessa pela programação, acho que vai se interessar também pela matemática e física associada.
Acho que uma coisa é aprender matemática no segundo grau sem entender muito para que ou se vai usar um dia.
Outra coisa é aprender matemática numa faculdade com perspectiva de aplicar aquele conhecimento em uma área específica.
No segundo caso será mais interessante e acho que o estudante irá render mais.
Acho que você vai precisar se dedicar bastante, mas acho que compensa o esforço.
[/quote]

acho que tenho sim um bom raciocício lógico, pelo menos muitas pessoas ja me disseram isso assim do nada, isso acho até que me atrapalha as vezes em alguns momentos da vida, inclusive meu padrinho que vai me ajudar a pagar o curso, ficou empolgado em pagar pq segundo ele, tem convicção que é a área certa pra mim, por me achar bom de lógica e gostar de programação.

ele é engenheiro da Oracle, tomara q eu um dia eu consiga trabalhar com ele :smiley: :smiley:

[code]acho que tenho sim um bom raciocício lógico, pelo menos muitas pessoas ja me disseram isso assim do nada, isso acho até que me atrapalha as vezes em alguns momentos da vida, inclusive meu padrinho que vai me ajudar a pagar o curso, ficou empolgado em pagar pq segundo ele, tem convicção que é a área certa pra mim, por me achar bom de lógica e gostar de programação.

ele é engenheiro da Oracle, tomara q eu um dia eu consiga trabalhar com ele :smiley: :smiley: [/code]

Você deve fazer faculdade, você deve se descobrir primeiro

[quote=tobiii]oq acham da grade da faculdade que escolhi, GAMA FILHO RJ

1º PERÍODO
Algoritmos e Programação
Estudo Dirigido em Computação
Introdução à Computação
Introdução aos Estudos Universitários
Lógica Matemática
Matemática Discreta

2º PERÍODO
Arquitetura de Computadores
Cálculo para Computação
Circ. Lógicos e Combinacionais
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Leitura e Produção de Texto
Linguagem de Programação

3º PERÍODO
Banco de Dados I
Empreendedorismo
Estrutura de Dados
Física para Computação
Interação Humano-Computador
Programação Orientada a Objetos

4º PERÍODO
Álgebra Linear
Banco de Dados II
Complexidade de Algoritmos
Design Web
Eng. de Software I
Programação I
Teor. Computação e Ling. Formais

5º PERÍODO
Computação Gráfica I
Eng. de Software II
Probabilidade e Estatística
Programação Linear
Programação Web
Sistemas Operacionais
Teoria dos Grafos e Análise Combinatória

6º PERÍODO
Computação Gráfica II
Eng. de Software III
Fundamentos para o TCC
Inteligência Artificial
Projeto de Integração
Realidade Virtual

7º PERÍODO
Compiladores
Mineração de Dados
Otimização de Sistemas
Programação II
Projeto de Pesquisa em Computação
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos

8º PERÍODO
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Eletiva
Estágio Supervisionado
Propried. Intelectual Direito e Ética
Segurança em Sistemas de Computação
TCC em Ciencia da Computação
[/quote]

Olá tobiii. Não sei o quanto está disposto a investir numa faculdade, um amigo meu estuda na Infnet e elogia bastante a metodologia deles, já que ainda está no período de qual escolher dou essa dica, espero que seja válida.

Fala Tobili , somos dois no mesmo barco então =D … Sempre gostei muito de Informática e biologia. Entrei em Ciência da Computação com 17 anos, fiz 1 semestre, não aguentei levar o curso por conta da matemática… Acabei passando em uma federal pra biomedicina, me formei tendo um currículo muito bom, sendo pesquisador da CNPQ e simplesmente não se tem emprego nem com mestrado e etc, quando arranja é uma miséria se matando de trabalhar,(moro no ceará e acabei indo pro Pará pra ganhar R$ 700 por mês de segunda a sábado/8h por dia) ou seja quem fez o curso só trabalha passando em concurso público que possuem geralmente 1 vaga (R$ 1300 a 1800) pra essa área… Resultado - Hoje com 25 anos, desisti da biomedicina e estou voltando pra Ciência da Computação, agora com um gás maior e disposto a enfrentar as dificuldades, pois não sou tão bom em matemática, mas sei que posso superar… Comecei meus estudos em Java tem 2 dias, pra facilitar um pouco no campo da lógica usando as apostilas da Caelum. Meu medo é de estar muito velho pra cursar e no final não conseguir um emprego em que ganhe de modo satisfatório. O que a galera do fórum acha sobre isso ?

Valeu gente meu 1º post =)