Devo fazer faculdade?

olá a todos, estou com uma grande duvida, tenho 26 anos e estou com a oportunidade de cursar uma faculdade, escolhi Ciência da Computação, pois gosto muito de programação e sou péssimo em design rsrsrs.

meu sonho um dia é trabalhar como desenvolvedor, por isso escolhi esse curso, pois pelo que pesquisei, é o que mais entra no campo da programação

o problema é o seguinte, terminei meu segundo grau a bastante tempo em colegio publico e as materias de matematica e fisicas, por mais que eu acha-se legal, eu empurrei com a barriga, achei que a maioria daquilo não ia me servir pra nada(e até hoje nao me serviu), ou seja, só aprendi pra passar, ficou armazenado na memoria ram e ja se foi ^^ acho que a coisa mais avançada que eu ainda lembro em matematica é equação de 2 grau , plano cartesiano e matrizes.

sei que o curso de CC tem muita matematica, começando relativamente do basico como Calculo I, eu tenho chances de ter sucesso fazendo esse curso se eu me dedicar? é possivel eu conseguir aprender a materia de mat no periodo mesmo tendo uma base fraca em matematica?

ja na area de programação tenho até certa facilidade em aprender cada linguagem que eu me interessei

conto com a experiencia e dicas de vcs

forte abraço

Sim. [=

Sempre estudei em escola pública e se você se esforçar você consegue aprender qualquer matemática do mundo. [=

espero que eu consiga aprender dentro do mesmo periodo ^^

[quote=tobiii]espero que eu consiga aprender dentro do mesmo periodo ^^[/quote]Prometo que só depende de você. [=

Depende do que você quer para a sua carreira.

Eu recomendo:
Se for trabalhar em empresas: Recomendo fazer a faculdade, vai incrementar seu currículo e você vai ter mais chances de conseguir mais oportunidades. E não esqueça dos cursos profissionalizantes.
Se ainda não sabe o que vai fazer da vida profissional: Recomendo fazer faculdade. Vai te mostrar para várias áreas e você vai decidir enquanto está fazendo o curso.
Se você pretende criar sistemas e ganhar vendendo ou com anúncios: Não recomendo fazer faculdade você só precisa saber fazer. Não precisa de um diploma para isso. E a faculdade ensina várias coisas que você não vi usar ou as chances são poucas de você usar.

OBS.: Só escolha a terceira opção se você consegue ter um compromisso de estudar e trabalhar em casa.

obrigado pela resposta de vcs, ta tudo encaminhando pro proximo periodo eu entrar…

sobre a resposta do amigo a cima, acho que a faculdade pode se encaixar tb na ultima opção, pois acredito que nada impede de eu ter um projeto proprio mesmo trabalhando em alguma empresa, acho que a faculdade tb ajudaria nisso, pois alem das linguagens ensina outras coisas que tb podem ser uteis como empreendedorismo por exemplo, to errado?

oq acham da grade da faculdade que escolhi, GAMA FILHO RJ

1º PERÍODO
Algoritmos e Programação
Estudo Dirigido em Computação
Introdução à Computação
Introdução aos Estudos Universitários
Lógica Matemática
Matemática Discreta

2º PERÍODO
Arquitetura de Computadores
Cálculo para Computação
Circ. Lógicos e Combinacionais
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Leitura e Produção de Texto
Linguagem de Programação

3º PERÍODO
Banco de Dados I
Empreendedorismo
Estrutura de Dados
Física para Computação
Interação Humano-Computador
Programação Orientada a Objetos

4º PERÍODO
Álgebra Linear
Banco de Dados II
Complexidade de Algoritmos
Design Web
Eng. de Software I
Programação I
Teor. Computação e Ling. Formais

5º PERÍODO
Computação Gráfica I
Eng. de Software II
Probabilidade e Estatística
Programação Linear
Programação Web
Sistemas Operacionais
Teoria dos Grafos e Análise Combinatória

6º PERÍODO
Computação Gráfica II
Eng. de Software III
Fundamentos para o TCC
Inteligência Artificial
Projeto de Integração
Realidade Virtual

7º PERÍODO
Compiladores
Mineração de Dados
Otimização de Sistemas
Programação II
Projeto de Pesquisa em Computação
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos

8º PERÍODO
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Eletiva
Estágio Supervisionado
Propried. Intelectual Direito e Ética
Segurança em Sistemas de Computação
TCC em Ciencia da Computação

Fiz Sistemas de Informação e pelo que vi não tem muita diferença entre as materias de CC.

Dá uma olhada nas materias desse curso tambem.

Tem poucas materias de calculo.

Bem vamos lá,

Toda vez que eu conto minha experiencia com a faculdade vem um monte de gente e diz que meu ponto de vista é errado,

Se vc deseja ser desenvolvedor não será na faculdade que irá aprender (ainda mais Ciências da Computação) , como eu queria alguém que me falasse isso, é totalmente possível estudar em casa desde de que tenha vontade, ou faça cursos na caelum que ta ok…

Porém a faculadade irá te obrigar a entregar um trabalho (software com montanhas de dodumentos) todo ano ou no mínimo no final que é o TCC, no meu caso eu tenho um tcc todo semestre…

Porém, lá na frente vc será um cientista da computação, ou no caso de engenharia um engenheiro…

Cuidado com o marketing das faculdades eu cai numa delas, saia de casa todos os dias as 14:00 e chegava na facul as 18:00 de busao para que o professor me contasse a história de como foi feito o computador, isso que eu fiquei louco…

Mas efim, tem que ter faculdade naum tem jeito, conselho FIAP…

E se quizer ser desenvolvedor mesmo comece ja na Caelum ou Globalcode, etc…

Abrcs

[quote=tobiii]obrigado pela resposta de vcs, ta tudo encaminhando pro proximo periodo eu entrar…

sobre a resposta do amigo a cima, acho que a faculdade pode se encaixar tb na ultima opção, pois acredito que nada impede de eu ter um projeto proprio mesmo trabalhando em alguma empresa, acho que a faculdade tb ajudaria nisso, pois alem das linguagens ensina outras coisas que tb podem ser uteis como empreendedorismo por exemplo, to errado?

[/quote]

Por isso eu especifiquei alguns casos. Se você vai trabalhar e desenvolver projetos em casa então está tudo bem.
Mas se você for só trabalhar de casa já sabendo a área que você vai seguir, então eu acho que não precisa de faculdade. Acho que vale mais pagar um curso sobre algo da área que você já escolheu.

Por exemplo:
Faculdade, 4 anos, vai aprender diferentes coisas, e dependendo da faculdade não vai se aprofundar nessas coisas, vai ensinar o básico para você começar. (O caso da minha faculdade, achei que ensinou muitas coisas mas não se aprofundaram tanto)
Curso ou estudo em casa: Você vai aprender alguma coisa específica (também vai depender da instituição, pois existem a que só ensinam o básico).

No final, você que vai ter que analisar o que é melhor para você.

Complementando… Ainda assim, provavelmente será bom você fazer faculdade. Até para depois, poder ter acesso a especializações, que são cursos bastante rápidos e geralmente de boa qualidade para se aprender novas tecnologias e aperfeiçoar o trabalho de casa.

Também faltou:
Se você pretende uma vaga no funcionalismo público como programador, faça faculdade.

Se você pretende uma vaga como professor universitário, faça faculdade. Pois só com ela você conseguirá um mestrado.

No final, são tantas as opções onde é vantajoso fazer uma faculdade, que não vale a pena descarta-la, não é?

Até porque, é uma decisão que afeta não só o que você faz hoje, mas o que você pode vir querer a fazer no futuro também. Será que daqui a 10 ou 15 anos vc não vai querer mudar para uma área que exige um diploma? Conheço muita gente que se cansa e procura a docência ou o funcionalismo público para ter mais estabilidade ou menos estresse.

Se isso ocorrer, vai ser bom tê-lo quando chegar lá.

pessoal acho q vcs desviaram um pouco do meu pensamento, eu tenho certeza que ter faculdade é a melhor opção por N motivos, alguns ja citados aqui.
porem eu tenho esse problema de um fraco ensino medio, onde me deixa na duvida se eu vou conseguir acompanhar (me dedicando) as materias de matematica, ou se ja era pra mim.

estou tendo uma otima oportunidade, meu pai e meu padrinho irão me ajudar a pagar, facilitara muito pra mim, mas tenho medo de decepciona-los não conseguindo progredir nas materias de calculos, como eu disse, faz tempo q nao estudo equacoes matematicas, tenho medo de nao conseguir acompanhar e ficar repetindo varias vezes as mesmas materias fazendo eles pagarem por mais tempo ainda do que já eh.

essa era minha duvida, se devo ou nao, será que é possivel? alguem que nao era bom em matematica conseguiu se sair bem em algum curso de exatas como CC posteriormente?

mesmo assim, claro, agradeço a todos por ter usado o tempo de vcs pra tentar me ajudar e comentarios construtivos como o de vcs são sempre bem vindos

Há alguém na sua família que possa te ajudar nos estudos?

Muitas faculdades também oferem disciplinas de reforço.
Em todas as turmas que já dei aula, a maioria dos alunos vieram com uma matemática deficitária no segundo grau.

Você sabe inglês? Se souber:

[quote=tobiii]obrigado pela resposta de vcs, ta tudo encaminhando pro proximo periodo eu entrar…

[/quote]

Eu diria que 98% do que vc vai aprender no curso de CC é inútil para empreender seu próprio negócio na internet.

Os outros 2% não vai fazer diferença nenhuma se foi feito por alguém com diploma ou um adolescente que mora com a mãe.

Dito isso, concordo com o Maicon, se o objetivo for negócio próprio não faça CC.

Tobii,

Se quiser fazer faculdade para realmente estudar e aprender então faça. Agora se for fazer faculdade para ficar igual um monte de gente que eu vejo por aí, matando aula em boteco porque a aula de cálculo ta chata, ou porque alguém falou que quando você estiver no mercado de trabalho não vai usar a matéria x, então não faça. Não tem porque ter medo das matérias de matemática, até porque essa grade que você mostrou aí tem pouca matemática.

só tenho uma coisa à dizer estatistica é uma bosta, e ate hj não me serve para merda nenhuma…só me ferrei nessa materia de bosta…

Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.

Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.[/quote]

explica melhor pq nessa parte de relatorios eu manjo bastante…mas eu não sei aonde eu uso estatística… :?

Acho que o exemplo mais comum seria quando você precisa da média de alguma coisa no relatório.

Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.[/quote]

explica melhor pq nessa parte de relatorios eu manjo bastante…mas eu não sei aonde eu uso estatística… :?[/quote]

Se você só está fazendo “listagens” aí a estatística tem pouco uso mesmo. Entretanto, relatórios mais gerenciais pretendem estimar dados futuros com base nos dados presentes, ou analisar tendências dentro de um histórico.
Você vai precisar de estatística para:

• Gerar um relatório que compare o desempenho de um grupo de produtos entre um ano e outro;
  • Gerar um relatório que dê a estimativa de um produto vender num determinado mês com base em seu histórico no ano anterior;
  • Gerar uma análise com base nas respostas de um grupo de consumidores a um questionário;
  • Comprovar que seu algorítmo atual é realmente mais eficiente que o seu algorítmo anterior.
  • Saber qual o percentual de chance de um aluno responder a letra B, conhecendo as respostas de todos os alunos de sua região.

Sempre que você fala em decidir coisas entre grupos, você está falando de um espaço amostral (o grupo) e algum tipo de distribuição. Se o relatório gerar percentuais, ou tentar projetar o futuro, nem sempre o cálculo mais adequado é feito através de um percentual simples.