[quote=nbluis][quote=Zakim]ola pessoal!
durantes minhas leituras, percebi que existe uma diferença notavel entre aplicação web e aplicação corporativa. Percebi tbm que o EJB é usado como um padrão especifico e por conta disso abafa as demais tecnologias que poderiam ser apresentadas no mesmo contexto.
mas i agora…
uma aplicação corporativa precisa ter mesmo EJB?
gostaria que vcs deixasem as alternativas e esclarecimentos sobre está minha dúvida.
[/quote]
Bom, calma ai.
Primeiro, quando você diz “aplicação corporativa” o que significa especificamente?
Segundo, nenhum aplicação seja ela “corporativa”(que não sei qual sua definição disso) ou não, precisa de EJB’s.
EJB’s são uma solução específica(muito boa por sinal) para incorporarmos componentes distribuídos a nossa aplicação.(Componentes Distribuidos = objeto que rode em sistemas Heterogêneos)
O ponto forte dela é que ao utilizarmos, teremos em mãos também um facilidade de adicionar-mos ao nosso ambiente conceitos como Load Balance, Threading, Transações, Fail-over, Clustering, e etc e tal.
Muitas pessoas utilizam tecnologias assim para colocar apenas mais peso na aplicação e incorporar mais algumas siglas no produto. Porém temos que entender EJB’s como uma alternativa para a resolução de certos problemas.
Como dizem
por aí, estaremos matando passarinhos com um canhão.
[/quote]
Boa, realmente vale à pena conhecer profundamente a infra-estrutura desse framework, saber o que ele te provê , até mesmo para aplicar parte dele em algumas situações.
Luca, no meu ponto de vista, soluções como Grails, que ainda estão em fase lab, pode te tirar o convívio social e trazer até mesmo dano ao seu cliente.
Imagina a quantidade de bugs que uma aplicação iniciante dessas pode ter.
Eu não poria num cliente Enterprise, como Banco por exemplo, ainda mais se eu não fizer parte da equipe , for um consultor pontual.
Prefiro pecar pelo conservadorismo, mas garantir meus finais de semana curtindo som eletrônico de boa com os amigos