Devo utlizar Jee ou partir para um conjunto alternativo

Dizem que jee nao oferece produtividade e que o ideal é utilizar os meios alternativos da comunidade tais como spring, hibernate, etc.
EJB 3.0 e JPA não são suficientes?

----[Quanto aos requisitos: Trata-se de um projeto para construção de um ERP (produto de prateleira). Tem que ser produtivo, ter flexibilidade na hora de customizar e tem que ser robusto, pois tenho cliente que farão mais de dois mil acessos simultaneos (Call Center). Equipe pra mim não é problema, mas quero uma equipe enxuta e o maximo de automatização.
Importante notar: O sistema deverá rodar em um DataCenter sendo acessado no Brasil inteiro, tenho clientes em Belem do Para e em Porto Alegre.

Eu uso o Spring + Hibernate que é bem integrado, já tem uns templates pra DAO’s, suporte pra IoC, testes, e a parte de AOP é show… dá pra usar a parte de web MVC, parece ser mais evoluida que Struts, mas to pesquisando ainda…

Tenho percebido que o Spring tá crescendo e sendo cada vez mais usado, então eu recomendaria sim, pela facilidade e recursos que ele oferece.

Isso é muito relativo e depende dos requisitos do sistema a ser construído.

[quote=Forum]Dizem que jee nao oferece produtividade e que o ideal é utilizar os meios alternativos da comunidade tais como spring, hibernate, etc.
EJB 3.0 e JPA não são suficientes?[/quote]

Amigo não existe ideal pra todos os casos.

É pensar como o framework vai ajudar no processo de implementação do seu sistema. De que adianta adotar o Hibernate se no final voce vai fazer só 2 queries totalmente baseadas no SGBD da sua empresa?? Melhor ficar no JDBC puro mesmo…

[quote=Forum]Dizem que jee nao oferece produtividade e que o ideal é utilizar os meios alternativos da comunidade tais como spring, hibernate, etc.
EJB 3.0 e JPA não são suficientes?

----[Quanto aos requisitos: Trata-se de um projeto para construção de um ERP (produto de prateleira). Tem que ser produtivo, ter flexibilidade na hora de customizar e tem que ser robusto, pois tenho cliente que farão mais de dois mil acessos simultaneos (Call Center). Equipe pra mim não é problema, mas quero uma equipe enxuta e o maximo de automatização.

Importante notar: O sistema deverá rodar em um DataCenter sendo acessado no Brasil inteiro, tenho clientes em Belem do Para e em Porto Alegre.[/quote]

Pessoas, adicionei os requisitos.

[quote=Forum]
----[Quanto aos requisitos: Trata-se de um projeto para construção de um ERP (produto de prateleira). Tem que ser produtivo, ter flexibilidade na hora de customizar e tem que ser robusto, pois tenho cliente que farão mais de dois mil acessos simultaneos (Call Center). Equipe pra mim não é problema, mas quero uma equipe enxuta e o maximo de automatização…[/quote]

Se equipe não é problema eu sugiro que comece por ela.

Phillip Calcado, aqui do foruum mesmo recentemente escreveu sobre o assunto.