Pessoa boa tarde!
Gostaria que vcs opinassem sobre meu caso de uso! é um projeto de monografia e to botando em prática a entrevista que tive com meu cliente!!
O sistema que irei implementar é para uma academia e na montagem do caso de uso surgiu uma dúvida:
Ator é aquele que interage diretamente com o sistema.
sendo assim, fiz meu diagrama e mostrei pra analista da empresa em que trabalho só para tirar as duvidas e possiveis criticas.
Eu tinha colocado aluno como ator, por que ele sede informações para o sistema no momento do seu cadastro, mas como a analista me disse,
ele não interage diretamente com o sistema! intão ele não é ator!!! bom fiz assim pq ela me convenseu e parece ser o correto.
MAS quando mostrei para minha professora na faculdade ela me disse que o aluno é um ator pelo fato de informar dados para o sistema…
pessoal na opnião de vocês
de acordo com os fatos relatado acima, o aluno neste caso é ator?
Na minha opnião se o aluno interage com sistema, mas só informa os dados e algum funcionario preenche como foi o caso da academia que eu frequentava, então ele não é um ator.
Se existe um terminal onde ele é orientado a inserir seus dados, ai sim ele é um ator.
Tem sistemas que permite a interação com o aluno, exemplo:
a) Consultar as médias do semestre.
b) Verificação de eventos programados na universidade.
c) Download de apostilas fornecidas pelos professores.
d) Talvez até upload de trabalhos (esse ainda não vi, mas acho que seria uma boa idéia).
…
Tem sistemas que não permite acesso nenhum pelo aluno; ou seja, se ele quiser alguma informação, tem que ir até a secretaria e solicitar, então um usuário faz o acesso e imprime o resultado da consulta e entrega para o aluno solicitante.
Quem diz se o aluno será ator ou não é a resultante de sua analise associada com as alterações para a versão eletrônica do sistema de fato.
Eu acho que a confusão está no fato de que um aluno pode ser um ator de caso de uso em um momento, e em outro momento é uma entidade do sistema. Como o sistema deve manter dados sobre o aluno, então Aluno é uma entidade do sistema. Porém, esse mesmo aluno também interage com o sistema, no papel de Usuário, caracterizando um ator.
Pessoal é isso mesmo!! tipo quem vai fazer o cadastro do aluno no sistema vai ser a recepcionista da academia
o aluno só vai informar os dados.
Pelo o que vcs me passaram eu entendo que no meu caso intão o aluno não será ator, por que ele só irá participar
do cadastro somente informando os dados para que a recepcionista faça seu cadastro, ele não irá ter acesso em nunhum
momento ao sistema.
se eu estiver errado me corrijam por favor!!! agradeço a todos…
Mas, ator é aquele que interfaceia diretamente com o sistema. Se o Aluno só está conversando com a Recepcionista, e esta usando o sistema DIRETAMENTE, então, só ela é Ator. Se alguém não concordar com isso, escreva a narrativa desse caso de uso com o Ator Aluno por favor…
O Craig Larman escreveu uma VIAGEM sobre algo chamado “Ator Coadjuvante” no livro dele, mas nenhuma outra obra concorda com esse ponto de vista. Nem mesmo o Jacobson que foi o criador dos casos de uso.