Diagrama de Classe e DER

Boa Tarde,

Gostaria de saber se numa Diagrama de Classe, por exemplo, Classe Cliente, precisa ter como atributo todos os campos projetados na Entidade Cliente da DER.

E depois preciso projetar as operações Set/Get desses atributos?

Obrigado

[quote=Lucas Emanuel]Boa Tarde,

Gostaria de saber se numa Diagrama de Classe, por exemplo, Classe Cliente, precisa ter como atributo todos os campos projetados na Entidade Cliente da DER.

E depois preciso projetar as operações Set/Get desses atributos?

Obrigado[/quote]

Teoricamente sim, mas se você não utilizar ferramentas que fazem essa sincronização pra você, o trabalho fica impraticável e perde o propósito dos diagramas, que são ajudar o desenvolvedor. E acaba que seu projeto além de ganhar tempo vai é perder. Vai ter muita gente no fórum contando casos de gente que perdeu um projeto porque ‘se perderam’ nos diagramas.

Acaba que o pessoal vai pelo lado prático: quando não tem uma ferramenta que ajuda, trabalha só em cima do que precisa.

[quote=marcosalex][quote=Lucas Emanuel]Boa Tarde,

Gostaria de saber se numa Diagrama de Classe, por exemplo, Classe Cliente, precisa ter como atributo todos os campos projetados na Entidade Cliente da DER.

E depois preciso projetar as operações Set/Get desses atributos?

Obrigado[/quote]

Teoricamente sim, mas se você não utilizar ferramentas que fazem essa sincronização pra você, o trabalho fica impraticável e perde o propósito dos diagramas, que são ajudar o desenvolvedor. E acaba que seu projeto além de ganhar tempo vai é perder. Vai ter muita gente no fórum contando casos de gente que perdeu um projeto porque ‘se perderam’ nos diagramas.

Acaba que o pessoal vai pelo lado prático: quando não tem uma ferramenta que ajuda, trabalha só em cima do que precisa.[/quote]

Você se refere à Ferramenta que gera o Código com a Diagrama?

Minha técnica para trabalhar com diagramas é:
faça um diagrama somente para a necessidade

Caso vc esteja desenvolvendo a parte de algum calculo com medidas, não tem pq vc diagramar a integração entre as peças da sua máquina com a bancada.
Não sei se consegui expressar a minha idéia, mas eu sigo a regra do KISS: Keep It Simple Stupid

[quote=clone_zealot]Minha técnica para trabalhar com diagramas é:
faça um diagrama somente para a necessidade

Caso vc esteja desenvolvendo a parte de algum calculo com medidas, não tem pq vc diagramar a integração entre as peças da sua máquina com a bancada.
Não sei se consegui expressar a minha idéia, mas eu sigo a regra do KISS: Keep It Simple Stupid[/quote]

Se for seguir o caso da simplicidade, essa Classe Clientes, por exemplo, dentro da Diagrama nao coloco todos os atributos, msa somente os essenciais para entender o funcionamento das classes no sistema?

[quote=Lucas Emanuel]
Você se refere à Ferramenta que gera o Código com a Diagrama?[/quote]
E que faça a sincronia do código. Daí você não vai ter retrabalho.

[quote=Lucas Emanuel]
Se for seguir o caso da simplicidade, essa Classe Clientes, por exemplo, dentro da Diagrama nao coloco todos os atributos, msa somente os essenciais para entender o funcionamento das classes no sistema?[/quote]

Mas, antes de tudo: vc quer esse diagrama para oq?
É para ser a ‘documentação’ do sistema? Ou é para auxiliar um programador na implementação?

Se for para ajudar um desenvolvedor, sou totalmente a favor de colocar somente os atributos necessários àquela funcionalidade.
Agora se for para usar como documento referência para toda e qualquer funcionalidade, dai vc não vai escapar de colocar todas as features.

Eu sou totalmente favorável a se criar diagramas enxutos e concisos a um determinado problema.

Obrigado a todos.

Usarei para Documentar

Classes e objetos são diferentes de Tuplas e Tabelas…

Modele classes se seu sistema é orientado a objetos. Faça suas tabelas como simples repositórios de dados, consequencia do seu modelo de objetos, e não o contrário.

(BTW, com tecnologias como o Hibernate no Java e no .NET e Migrations no Rails, faz uns bons 5 anos que não modelo tabelas no green field)