Dica de livro para aprender c++

Queria saber se vale apena compra esse livro para aprender c++.

http://www.amazon.com/Programmers-Edition-Deitel-Developer-Series/dp/0133439852/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1366391458&sr=8-1&keywords=c%2B%2B11+deitel

minha base em programação e em java*

Veja só;
http://www.pontov.com.br/site/cpp/46-conceitos-basicos/88-roadmap-c

Eu recomendo o Accelerated C++.

Pq tu qé aprende C++ ?

Diego, por que tu não quer aprender C++?

C++ é muito legal em muitos aspectos.
Tiver que abusar do hardware;
Tiver restrições pesadas de hardware;
Precisar se integrar com o SO;
Precisar fazer aplicativos de baixo nível.

Uma das premissas do C++ é a do poder “O programador deve ser livre para fazer escolhas, mesmo que essas escolhas as levem pelo caminho errado”.
Essa premissa acaba sendo custoso por que o programador tem que fazer o trabalho.

Mas não estou aqui para abrir mais um topico de discusão sobre C++.

No meu caso, as razões de eu não querer aprender no momento:

1. Não tem finalidade pra mim.
  2. O futuro é web.
  3. A gente aprende C++ na faculdade por que é o “inicio” de tudo, outras linguagens derivaram dela, como Java por exemplo.
  4. O mercado de trabalho pra desenvolver C++ no Brasil tá cada vez menor, por que as empresas preferem desenvolver em outras linguagens.

Não tenho nada contra se quiser aprender, pelo contrario esse aprendizado ti trara mais conhecimento, ficara mais fácil aprender outras linguagens no futuro.
Mas existem tantas outras coisas que tu pode apreender…

Ruby, Java, Android, Groovy, Banco de dados, Grafos, SOA são só alguns exemplos…
Tem tanta coisa legal aparecendo por ai…

Isso depende muito do que tu gosta/precisa e principalmente pro teu futuro na carreira de desenvolvedor ou o que vc quiser ser.

Como disse no inicio, no momento não preciso e não gastaria meu tempo estudando isso, mas vai que no futuro eu queira fazer alguma coisa com C++?

É questão de foco!
Se tu já parou pra refletir em todos as possibilidades e mesmo assim quer estudar C++?
Então toca ficha. :slight_smile:

Abraço

Engraçado, o C++ é a linguagem presente em praticamente todas as aplicações de desktop. Está por trás de games, sistemas operacionais, aplicativos de escritório. É a linguagem em que os navegadores são escritos. Também é a linguagem por trás da implementação de vários servidores web, não é à toa que existem APIs como a POCO. Está também presente em boa parte dos hardwares, como centrais telefônicas, robôs e praticamente quase toda a indústria.

Dizer que é uma linguagem em demanda decrescente é uma falácia. Gostaria de ver dados comprovando isso, pois a demanda permanece estável há anos. É uma das poucas linguagens que mantém uma posição sólida em diversos indexadores, inclusive o mal falado TIOBE.

Aquilo que você viu na faculdade dificilmente pode ser chamado de C++ hoje em dia. Dizer que o programador faz tudo na mão, é um total desconhecimento. A própria API padrão já inclui classes para gerencia automática de recursos, inclusive memória. Na faculdade, você vê só a sintaxe básica, e não entra em absolutamente nenhuma API, seja oficial (STL ou Boost) ou não (POCO, QT, etc.). Não explora recursos mais modernos, como smart pointers, lambdas ou templates (em templates, o máximo que se vê é o que os generics fazem, longe de ser a sua real utilidade).

Se você conhecesse só o pacote java.lang, também acharia a linguagem java trabalhosa.

Se o mercado “está cada vez menor”, em compensação aqueles que sabem C++ estão em falta e ganham bem :slight_smile: - pergunte a qualquer consultoria se eles são capazes de achar programadores C++ bons dando sopa por aí.

[quote=ViniGodoy]Veja só;
http://www.pontov.com.br/site/cpp/46-conceitos-basicos/88-roadmap-c

Eu recomendo o Accelerated C++.[/quote]

vlw a dica

• queria saber se nesses 13 anos do lançamento desse livro (Accelerated c++) não ocorreu alguma mudança significativa em relação a linguagem.

Sim, em 2011 foi lançado o C++11.

Se quer um livro que já cubra isso, veja o C++ Primer:

Embora o livro do Deitel seja realmente bom também. É um dos que indico no roadmap, especialmente se você começou a programar agora.

Acho q o pessoal deram uma resposta mais elaborada que a minha, mas como vc disse questão de foco se não faz parte do seu, não tem por que vc estudar isso.

mas vlw pelo comentário.

TOCANDO A FICHA 8)

Interessante. Nessa edição eles tiraram fora um monte de conteúdo sobre UML de baixa qualidade que havia no livro, e voltaram a cobrar um preço justo só pela parte que eles entendem, o C++.

Vou procurar olhar essa edição do Deitel com mais carinho. Havia parado de recomendá-lo justamente porque pagava-se caro.
Valia mais a pena comprar um bom livro de C++, e um bom livro de UML.

Mas, se agora voltaram a fazer o livro como antigamente, recomendo em dobro.

[quote=ViniGodoy]Interessante. Nessa edição eles tiraram fora um monte de conteúdo sobre UML de baixa qualidade que havia no livro, e voltaram a cobrar um preço justo só pela parte que eles entendem, o C++.

Vou procurar olhar essa edição do Deitel com mais carinho. Havia parado de recomendá-lo justamente porque pagava-se caro.
Valia mais a pena comprar um bom livro de C++, e um bom livro de UML.

Mas, se agora voltaram a fazer o livro como antigamente, recomendo em dobro.[/quote]

E ela na versão kindle sai por $26.39 dolares mais não sei se os exemplos ficam perfeito como no papel

Obs: no meu kindle nunca usei livros que tenham codigos

A formatação da versões em kindle dos livros de programação são fieis aos que trazem nos livros?

[quote=weslly99]E ela na versão kindle sai por $26.39 dolares mais não sei se os exemplos ficam perfeito como no papel

A formatação da versões em kindle dos livros de programação são fieis aos que trazem nos livros?[/quote]

Não sei, não possuo kindle. Se resolver arriscar, não deixe de voltar aqui e dizer se fica bom ou não. :slight_smile:

[quote=ViniGodoy][quote=weslly99]E ela na versão kindle sai por $26.39 dolares mais não sei se os exemplos ficam perfeito como no papel

A formatação da versões em kindle dos livros de programação são fieis aos que trazem nos livros?[/quote]

Não sei, não possuo kindle. Se resolver arriscar, não deixe de voltar aqui e dizer se fica bom ou não. :)[/quote]

ok entao voltarei :smiley:

[quote=weslly99][quote=ViniGodoy][quote=weslly99]E ela na versão kindle sai por $26.39 dolares mais não sei se os exemplos ficam perfeito como no papel

Não sei, não possuo kindle. Se resolver arriscar, não deixe de voltar aqui e dizer se fica bom ou não. :)[/quote]

ok entao voltarei :smiley: [/quote]

A propria Amazon mostra o formato kindle. Não sabia dessa funcionalidade mais fica boa