Bom, sou iniciante java e estou fazendo faculdade de sistemas. Gostei muito do forum por ter respostas rapidas :lol:, e vim aqui pedir para tirar mais uma duvida minha…
Eu estava querendo saber qual o banco de dados mais facil de usar so pra dar uma treinada… fazer ums programa meio esquisito pra distribuir pros amigos… Qual o mais facil pra comecar a aprender?
Antes quando eu usava o Visual Basic eu tinha ums programas com banco de dados usando o Access da microsoft, o netbeans 6.9 tambem consegue usalo?
olha o primeiro banco q tive contato na faculdade foi o FIREBIRD, mas hj como estou desenvolvendo para 2 clientes(estagio) e voltado pra WEB naum troco o MySQL por nada…fica as dicas!!
UMC
minha opinião para aprender é o MySQL
mais eu prefiro o PostgreSQL.
A
ADEMILTON
HSQLDB por estes motivos:
muito fácil de instalar e usar. Um único arquivo .jar é tudo o que ele é (driver, gerenciador de banco, interface gui)
perfeito para embutir em seus programas e distribuir. O usuário final não tem nenhum trabalho extra
tem tudo o que um banco padrão SQL de maior porte tem.
Elizeu_Santos
HSQLDB Rules!
wbdsjunior
kelvinoenning:
Bom, sou iniciante java e estou fazendo faculdade de sistemas. Gostei muito do forum por ter respostas rapidas :lol:, e vim aqui pedir para tirar mais uma duvida minha…
Eu estava querendo saber qual o banco de dados mais facil de usar so pra dar uma treinada… fazer ums programa meio esquisito pra distribuir pros amigos… Qual o mais facil pra comecar a aprender?
Antes quando eu usava o Visual Basic eu tinha ums programas com banco de dados usando o Access da microsoft, o netbeans 6.9 tambem consegue usalo?
Obrigado…
sim, você pode utilizar o Access. pesquise “como” no fórum.
mas como voce quer distribuir para seus amigos prefira o HSQLDB (portátil)
Victor_Neves
mesmo que voce use o HSQLDB por ser portátil, pense se seus amigos vão mesmo usar o programa, se será útil para eles, se as funcionalidades do seu programa fazem falta para eles,
pense se seu programa realmente será usado por outras pessoas. se for realmente usado, dai prefira a portabilidade.
caso contrário, use o MySQL, é um banco bem simples para testar.
ultimamente eu venho estudando mais em cima de postgreSQL, MySQL (pelo menos o free) nao oferece várias funcionalidades que outros bancos oferecem, queria um banco mais completo , free, e preferencialmente opensource, dai escolhi o pg rsrs
K
kelvinoenning
Bom, falei com alguns da minha faculdade e eles acham melhor eu aprender logo mysql…
Mais gostei da dica desse portatil vlw!
Gostaria de saber, se eu criar um programa com BD mysql, o usuario teria que instalar oque na maquina para rodar o programa?
Vlw ae as dicas
Victor_Neves
ele teria que instalar tudo o que o sistema usa… a versao do java (ou superior) em que o sistema foi desenvolvido, a versao do banco de dados…
se seu sistema usa java EE 5 e mysql 5.5.1 (versao ubuntu, nao sei como é o versionamento pra windows–nao deve ser diferente) entao o ambiente do cliente terá de ter java EE 5 (ou 6) e mysql 5.5.1
K
kelvinoenning
os programas q eu fiz rodaram certo la, intaum o java dele ta normal com o meu… mais se eu criar mysql aqui ele teria que instala todo o mysql la tmb neh?
vo testar esse portatil pra ver como e… qualquer coisa o geito e fazer em mysql mesmo.
Vlw
Victor_Neves
sim, ele teria que tambem instalar o mysql, criar as mesmas tabelas, mesmo catalogo e etc…
é preferivel ter a mesma versao rodando tanto na sua maquina quanto na do cliente… se na sua maquina voce fez o programa em mysql versao x.y.z , instale no cliente o mysql versao x.y.z
é preferivel tambem nao ficar fazendo muitas atualizaçoes, uma hora uma atualizaçao pode bagunçar alguma coisa e ferrar tudo…
K
kelvinoenning
:DSe eu fizer nesse portatil… os usuarios teram que instalar algo?
Tipo nao querendo ser tosco, mais alguem tem um tutorial bacana desse portatil? tipu se eu pesquisar no google devo achar varios, mais talveis alguem deve ter um bom… Sera que nao daria pra dividir comigo?
Victor_Neves
colega, dai já nao posso mais ajudar, nunca trabalhei com HSQLDB… nao sei como seria montar uma aplicaçao usando ele, mas o google com certeza sabe como! xD
K
kelvinoenning
Complicado eu usar mysql pq em cada pc eu vo ter q configura ele todo =/… pra aplicacao grande q nao vai involve muita gente acho ate interessante.
Vou esperar pra ver se alguem do forum tem algo sobre esse portatil…
rmendes08
Na prática, você não precisa distribuir o SGBD junto com a sua aplicação. Geralmente, o banco de dados fica em um servidor centralizado e as aplicações o acessam através da rede. Porém, se não há a possibilidade de acessar um banco de dados remoto, então os SGBD embarcados são a melhor opção. Eu conheço 3 ótimos: