Bom, sou iniciante java e estou fazendo faculdade de sistemas. Gostei muito do forum por ter respostas rapidas :lol:, e vim aqui pedir para tirar mais uma duvida minha…
Eu estava querendo saber qual o banco de dados mais facil de usar so pra dar uma treinada… fazer ums programa meio esquisito pra distribuir pros amigos… Qual o mais facil pra comecar a aprender?
Antes quando eu usava o Visual Basic eu tinha ums programas com banco de dados usando o Access da microsoft, o netbeans 6.9 tambem consegue usalo?
olha o primeiro banco q tive contato na faculdade foi o FIREBIRD, mas hj como estou desenvolvendo para 2 clientes(estagio) e voltado pra WEB naum troco o MySQL por nada…fica as dicas!!
[quote=kelvinoenning]Bom, sou iniciante java e estou fazendo faculdade de sistemas. Gostei muito do forum por ter respostas rapidas :lol:, e vim aqui pedir para tirar mais uma duvida minha…
Eu estava querendo saber qual o banco de dados mais facil de usar so pra dar uma treinada… fazer ums programa meio esquisito pra distribuir pros amigos… Qual o mais facil pra comecar a aprender?
Antes quando eu usava o Visual Basic eu tinha ums programas com banco de dados usando o Access da microsoft, o netbeans 6.9 tambem consegue usalo?
Obrigado…[/quote]
sim, você pode utilizar o Access. pesquise “como” no fórum.
mesmo que voce use o HSQLDB por ser portátil, pense se seus amigos vão mesmo usar o programa, se será útil para eles, se as funcionalidades do seu programa fazem falta para eles,
pense se seu programa realmente será usado por outras pessoas. se for realmente usado, dai prefira a portabilidade.
caso contrário, use o MySQL, é um banco bem simples para testar.
ultimamente eu venho estudando mais em cima de postgreSQL, MySQL (pelo menos o free) nao oferece várias funcionalidades que outros bancos oferecem, queria um banco mais completo , free, e preferencialmente opensource, dai escolhi o pg rsrs
ele teria que instalar tudo o que o sistema usa… a versao do java (ou superior) em que o sistema foi desenvolvido, a versao do banco de dados…
se seu sistema usa java EE 5 e mysql 5.5.1 (versao ubuntu, nao sei como é o versionamento pra windows–nao deve ser diferente) entao o ambiente do cliente terá de ter java EE 5 (ou 6) e mysql 5.5.1
os programas q eu fiz rodaram certo la, intaum o java dele ta normal com o meu… mais se eu criar mysql aqui ele teria que instala todo o mysql la tmb neh?
vo testar esse portatil pra ver como e… qualquer coisa o geito e fazer em mysql mesmo.
sim, ele teria que tambem instalar o mysql, criar as mesmas tabelas, mesmo catalogo e etc…
é preferivel ter a mesma versao rodando tanto na sua maquina quanto na do cliente… se na sua maquina voce fez o programa em mysql versao x.y.z , instale no cliente o mysql versao x.y.z
é preferivel tambem nao ficar fazendo muitas atualizaçoes, uma hora uma atualizaçao pode bagunçar alguma coisa e ferrar tudo…
:DSe eu fizer nesse portatil… os usuarios teram que instalar algo?
Tipo nao querendo ser tosco, mais alguem tem um tutorial bacana desse portatil? tipu se eu pesquisar no google devo achar varios, mais talveis alguem deve ter um bom… Sera que nao daria pra dividir comigo?
colega, dai já nao posso mais ajudar, nunca trabalhei com HSQLDB… nao sei como seria montar uma aplicaçao usando ele, mas o google com certeza sabe como! xD
Na prática, você não precisa distribuir o SGBD junto com a sua aplicação. Geralmente, o banco de dados fica em um servidor centralizado e as aplicações o acessam através da rede. Porém, se não há a possibilidade de acessar um banco de dados remoto, então os SGBD embarcados são a melhor opção. Eu conheço 3 ótimos: