Dicas com banco de dados

16 respostas
K

Bom, sou iniciante java e estou fazendo faculdade de sistemas. Gostei muito do forum por ter respostas rapidas :lol:, e vim aqui pedir para tirar mais uma duvida minha…

Eu estava querendo saber qual o banco de dados mais facil de usar so pra dar uma treinada… fazer ums programa meio esquisito pra distribuir pros amigos… Qual o mais facil pra comecar a aprender?

Antes quando eu usava o Visual Basic eu tinha ums programas com banco de dados usando o Access da microsoft, o netbeans 6.9 tambem consegue usalo?

Obrigado…

16 Respostas

luxu

olha o primeiro banco q tive contato na faculdade foi o FIREBIRD, mas hj como estou desenvolvendo para 2 clientes(estagio) e voltado pra WEB naum troco o MySQL por nada…fica as dicas!!

UMC

minha opinião para aprender é o MySQL
mais eu prefiro o PostgreSQL.

A

HSQLDB por estes motivos:

  • muito fácil de instalar e usar. Um único arquivo .jar é tudo o que ele é (driver, gerenciador de banco, interface gui)
  • perfeito para embutir em seus programas e distribuir. O usuário final não tem nenhum trabalho extra
  • tem tudo o que um banco padrão SQL de maior porte tem.
Elizeu_Santos

HSQLDB Rules!

wbdsjunior

kelvinoenning:
Bom, sou iniciante java e estou fazendo faculdade de sistemas. Gostei muito do forum por ter respostas rapidas :lol:, e vim aqui pedir para tirar mais uma duvida minha…

Eu estava querendo saber qual o banco de dados mais facil de usar so pra dar uma treinada… fazer ums programa meio esquisito pra distribuir pros amigos… Qual o mais facil pra comecar a aprender?

Antes quando eu usava o Visual Basic eu tinha ums programas com banco de dados usando o Access da microsoft, o netbeans 6.9 tambem consegue usalo?

Obrigado…


sim, você pode utilizar o Access. pesquise “como” no fórum.

recomendo utilizar o Java DB.

E

O MySql é bem simples

manolimars

MySql é super fácil,

mas como voce quer distribuir para seus amigos prefira o HSQLDB (portátil)

Victor_Neves

mesmo que voce use o HSQLDB por ser portátil, pense se seus amigos vão mesmo usar o programa, se será útil para eles, se as funcionalidades do seu programa fazem falta para eles,
pense se seu programa realmente será usado por outras pessoas. se for realmente usado, dai prefira a portabilidade.

caso contrário, use o MySQL, é um banco bem simples para testar.
ultimamente eu venho estudando mais em cima de postgreSQL, MySQL (pelo menos o free) nao oferece várias funcionalidades que outros bancos oferecem, queria um banco mais completo , free, e preferencialmente opensource, dai escolhi o pg rsrs

K

Bom, falei com alguns da minha faculdade e eles acham melhor eu aprender logo mysql…
Mais gostei da dica desse portatil vlw!

Gostaria de saber, se eu criar um programa com BD mysql, o usuario teria que instalar oque na maquina para rodar o programa?

Vlw ae as dicas :wink:

Victor_Neves

ele teria que instalar tudo o que o sistema usa… a versao do java (ou superior) em que o sistema foi desenvolvido, a versao do banco de dados…

se seu sistema usa java EE 5 e mysql 5.5.1 (versao ubuntu, nao sei como é o versionamento pra windows–nao deve ser diferente) entao o ambiente do cliente terá de ter java EE 5 (ou 6) e mysql 5.5.1

K

os programas q eu fiz rodaram certo la, intaum o java dele ta normal com o meu… mais se eu criar mysql aqui ele teria que instala todo o mysql la tmb neh?

vo testar esse portatil pra ver como e… qualquer coisa o geito e fazer em mysql mesmo.

Vlw

Victor_Neves

sim, ele teria que tambem instalar o mysql, criar as mesmas tabelas, mesmo catalogo e etc…

é preferivel ter a mesma versao rodando tanto na sua maquina quanto na do cliente… se na sua maquina voce fez o programa em mysql versao x.y.z , instale no cliente o mysql versao x.y.z

é preferivel tambem nao ficar fazendo muitas atualizaçoes, uma hora uma atualizaçao pode bagunçar alguma coisa e ferrar tudo…

K

:DSe eu fizer nesse portatil… os usuarios teram que instalar algo?

Tipo nao querendo ser tosco, mais alguem tem um tutorial bacana desse portatil? tipu se eu pesquisar no google devo achar varios, mais talveis alguem deve ter um bom… Sera que nao daria pra dividir comigo? :smiley:

Victor_Neves

colega, dai já nao posso mais ajudar, nunca trabalhei com HSQLDB… nao sei como seria montar uma aplicaçao usando ele, mas o google com certeza sabe como! xD

K

Complicado eu usar mysql pq em cada pc eu vo ter q configura ele todo =/… pra aplicacao grande q nao vai involve muita gente acho ate interessante.

Vou esperar pra ver se alguem do forum tem algo sobre esse portatil…

rmendes08

Na prática, você não precisa distribuir o SGBD junto com a sua aplicação. Geralmente, o banco de dados fica em um servidor centralizado e as aplicações o acessam através da rede. Porém, se não há a possibilidade de acessar um banco de dados remoto, então os SGBD embarcados são a melhor opção. Eu conheço 3 ótimos:

http://hsqldb.org/

http://db.apache.org/derby/

http://www.sqlite.org/

Eu gosto muito do Apache Derby. O site tem 1 tonelada de documentação, inclusive em português. É só enfiar a cara.

Criado 24 de abril de 2011
Ultima resposta 25 de abr. de 2011
Respostas 16
Participantes 10