Dicas de como começar

Olá de novo
eu estou fazendo um programinha simples(para programadores) que é estilo um jogo de rpg so que eu nao sei muito bem qual o melhor geito de se fazer isso
é tipo assim vc vai ter seu personagem e a classe status, monstros,
eu começei fazendo esse programa apenas com (JOptionPane) showmessage, showinput e muitos for’s e while’s so pra treinar
e você entra com a ação do personagem,
por exemplo
comando batalha entra em uma batalha que primeiro o player ataca depois o monstro calculando (nao importa oq calcula (critico e dano maximo e minimo))
ele tem exp e level
ta bem simples mais eu acho que seria melhor fazer em forms.
Instalei o plugin WindowBuilder (acho q é esse) pra fazer as janelas,
ai a duvida é melhor fazer por esse plugin o manual, criando botao por botao?

pra esse post já ta bom!!

Eu sou meio contra fazer na mão, todavia, acredito que como vc quer aprender é interessante o WindowBuilder, e se atente da forma que ele cria os comandos, pra aprender como funciona um evento de botão, adicionar um objeto jTextField por exemplo num JFrame, além de eu criar de outra forma, mas acho interessante sempre se atentar ao comando que está sendo gerado.

Abraço. (resposta pessoal)

Cara, isso vai pela questão da sua comodidade…

O Window Builder é bom, criar código limpo e dificilmente você precisa ficar consertando o código que ele gera…

Já que você está se baseando só em GUI praticamente, acho que seria uma boa você ele, afinal torna o desenvolvimento muito mais rápido…

obrigado pela resposta tao rapida

tenho outra duvida ouvi falar muito do
Jframe , Awt parece e acho q tinha mais um
qual é melhor de se usar?
porque?

opcional kkk
e pra criar jogos em 3d por exemplo (tem um componente como o jframe que eh mais rapido e talz (foi o que eu ouvi))
como eu começaria com jogos 3d?

[quote=ownims]obrigado pela resposta tao rapida

tenho outra duvida ouvi falar muito do
Jframe , Awt parece e acho q tinha mais um
qual é melhor de se usar?
porque?

opcional kkk
e pra criar jogos em 3d por exemplo (tem um componente como o jframe que eh mais rapido e talz (foi o que eu ouvi))
como eu começaria com jogos 3d?
[/quote]

JFrame é melhor, mais atual. AWT é uma tecnologia antiga e que já está saindo de cena.

Procure material de estudo sobre Swing, essa API tem tudo o que você precisa pra fazer interface gráficas, desde TextFields até barras de progresso…

Pra criar jogos 3D tem algumas bibliotecas externas ao Java(a linguagem definitivamente não serve pra jogos), mas já te adianto que é uma tarefa difícil desenvolver jogos 3D com Java…

É eu ja esperava ouvir isso

mais no caso o jogo minecraft,
eu ja peguei ele open source abri com o eclipse e os codigos eram todos em java
como isso??

É eu ja esperava ouvir isso

mais no caso o jogo minecraft,
como isso??[/quote]

Eu não te disse que é impossível fazer em Java… :lol:

Mas e a qualidade do 3D do Minecraft, boa pra caramba né?

E a performance, da pra rodar tranquilo em um Pentium 3 né? :roll:

Dá pra fazer, mas é muito custoso e perde muito em performance se comparado com jogos produzidos em C# e XNA por exemplo…

E na real o Minecraft foi concebido como um projeto experimental, o criador nem esperava que fosse fazer tanto sucesso…

:wink:

Ahh mais no caso se eu utilizar o direct x ele nao iria rodar em algum sistema operacional?
ou o open gl,
pois o minecraft roda em todos com aquele 3dzim ruim,

o Java FX (nao sei se é esse o nome certo) é uma biblioteca (ou algo do tipo) de criar jogos tbm né?

Por favor, não use marcações para o óbvio, como pedir [Ajuda], dizer que tem [Dúvida] ou solicitar [Urgência].

Deixe para informar coisas úteis, como o fato do seu tópico ser [Resolvido] ou então, alguma tecnologia específica (informar que é [Android] e não JME no fórum de mobile, por exemplo).

[quote=ownims]mais no caso o jogo minecraft,
como isso??[/quote]

O Minecraft não é todo em Java. No meio dos .jars do projeto, havia um link para a LWJGL.
Essa é uma biblioteca onde parte dela é escrita em C++. Ela desempenha 3 papeís:

• Fazer o java comunicar-se com a OpenGL;
  • Fazer o java utilizar os sons na OpenAL;
  • Controlar a entrada de dados através da DirectInput (ou equivalente em outros SOs).

Essa biblioteca roda fora do Java. Por isso, dizemos que a plataforma Java, pura e simples, não é boa para jogos.
Há outros problemas também, como os glitches gerados pelo garbage collector.

Uma biblioteca para jogos 3D, também baseada em LWJGL, e muito poderosa é a JMonkeyEngine.

Enfim, se seu game for 2D, sugiro que use a Slick2D para desenvolvê-lo:
http://slick.cokeandcode.com/

Um dos usuários aqui do fórum fez uma biblioteca específica para jogos estilo “zeldinha”, chamada Parallax. Era o primeiro projeto dele, então a biblioteca ainda usa um paradigma mais próximo de software do que das arquiteturas usadas em games mesmo, em todo caso, vale a pena conferir. A biblioteca dele (chamada Parallax) roda sobre a Slick2D: http://www.einformacao.com.br/parallax/

Se quiser fazer em Java puro, sugiro que use o Java2D. Há tutoriais sobre o assunto no Ponto V: http://pontov.com.br/site/java/48-java2d

Outra alternativa é partir direto para dispositivos móveis e usar o Android.

Agora, há alternativas muito melhores fora do Java, tanto para 2D (XNA, Cocos-X, Ethanon) quanto para 3D (Unity, UDK, Panda3D, Iirlicht).