Dicas de JAVA

Fala galera, Tudo bem? Alguém pode me dar dicas de Java, estou começando minha jornada agora.
estou Bem feliz com alguns avanços básicos, estou estudando por meio de cursos online no Youtube

1. Entenda a Sintaxe Básica:

  • Estrutura de um programa Java: Cada aplicação Java começa com uma classe pública com o mesmo nome do arquivo. Dentro dessa classe, o método main é o ponto de entrada do programa.
public class HelloWorld {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello, World!");
    }
}

2. Familiarize-se com os Tipos de Dados e Variáveis:

  • Java possui tipos primitivos como int, float, double, char, boolean, e tipos de referência como String.
int number = 10;
double price = 19.99;
char letter = 'A';
boolean isTrue = true;
String greeting = "Hello";

3. Aprenda os Conceitos de Orientação a Objetos (OO):

  • Classes e Objetos: Crie classes e instancie objetos.
  • Herança: Permite criar novas classes baseadas em classes existentes.
  • Polimorfismo: Habilidade de usar uma classe de várias maneiras.
  • Encapsulamento: Mantenha os detalhes internos de uma classe escondidos e exponha apenas o necessário.

4. Pratique Estruturas de Controle:

  • Estruturas condicionais como if, else if, else e switch.
  • Estruturas de loop como for, while, e do-while.

5. Trabalhe com Arrays e Coleções:

  • Arrays são estruturas de dados fixas que podem armazenar múltiplos valores do mesmo tipo.
  • As coleções em Java (List, Set, Map) fazem parte do framework de coleções e oferecem mais flexibilidade.

6. Entenda Exceções e Tratamento de Erros:

  • Use try, catch, finally, e throw para tratar exceções.
try {
    int result = 10 / 0;
} catch (ArithmeticException e) {
    System.out.println("Cannot divide by zero!");
} finally {
    System.out.println("This will always execute.");
}

7. Use Bibliotecas Padrão e Frameworks: