Dicas para um iniciante em Informática

Olá:

Se vocês tivessem um(a) amigo(a) que não soubesse nada de programação mas que quer se iniciar nesta área o que vocês sugeririam ele aprender primeiro:

• Programação: Java logo de cara? .Net talvez? Ou algo mais “simples” como VB (mais mainstream) ou Delphi ou Python?
  • Web: HTML? PHP? Javascript? Web Design? A primeira vista Web pode parecer mais interessante pois alguém poderia conseguir um emprego mais rápido.
  • Banco de Dados: Aprender SQL e depois algo de DBA (Oracle, SQLServer, DB2)?

Grato,

Olá Rafael Afonso,

Acho que é meio clichê e acho que não vou ser o único que vou dizer isso, mas acho que seu amigo deve começar aprendendo Lógica de Programação e Estrutura de Dados. É chato, mas necessário.

Bem, quando eu comecei, no colégio técnico, parti do Cobol, passei por VB, Delphi, C, C++ e Java.

IMHO, depois que ele aprender Lógica de Programação e Estrutura de Dados, não vejo mal em ele aprender Java logo de cara.

Abraços…

Olá Rafael Alonso…

É muito necessário começar com Lógica de Programação e Estrutura de Dados (como o esb disse).

“O bom é velho Algoritmo”. Aprende a desenvolver o raciocinio lógico com pseudo-código (linha de comandos em português)…

Comecei assim também… tanto no curso técnico como na faculdade. Depois qualquer linguagem escolhida fica bem mais fácil…

VALEU :idea:

Se o cara tentar aprender lógica de programação com alguma linguagem corre o risco de ficar dependende da linguagem, por isso o mais sensato é aprender lógica isolada de qualquer linguagem de programação, pois o cara aprende primeiro a pensar.

Realmente a logica de programação é fundamental. Mas nada o impede de estudar algumas coisas em paralelo que não tenham dependencias com a programação, como HTML, SQL ANSI, UML, P.O.O etc.

Ao amigo…
Sugiro um Curso Superior, voltado à Programação de Computadores, como Tecnologia da Informação, por exemplo.

Como todos os amigos sugeriram, novamente repito:
Inicie por Lógica de Programação (Algoritimo) e Estrutura de Dados

Não se preocupe com Linguagem de programação agora, fuja de cursos particulares que dizem Lógica de Programação e já de cara, oferecem uma linguagem para aprender.

Depois desses chatos, porém importantíssimos passos, claro, estude JAVA :wink:

Ao amigo…
Sugiro um Curso Superior, voltado à Programação de Computadores, como Tecnologia da Informação, por exemplo.

Como todos os amigos sugeriram, novamente repito:
Inicie por Lógica de Programação (Algoritimo) e Estrutura de Dados

Não se preocupe com Linguagem de programação agora, fuja de cursos particulares que dizem Lógica de Programação e já de cara, oferecem uma linguagem para aprender.

Depois desses chatos, porém importantíssimos passos, claro, estude JAVA :wink:

Além de toda essa parte técnica, muito necessária a quem está iniciando, algo que eu acho muito importante é a postura da pessoa, profissionalmente. Depois de aprender bastante, não seja aquele tipo de pessoa que não divide seus conhecimentos, do tipo “Eu sei tudo mas não vou te ensinar”. Digo isso pois eu vejo um monte de gente, mesmo no meu trabalho, que se acham os donos da cocada preta só porque conhecem um pouco mais do que outras pessoas.

Pascal lol