Dicas para um iniciante em programação

Olá, tenho 18 anos e resolvi começar a estudar programação. Eu estive pensando seriamente se iria entrar neste negocio por uns 6 meses +/-, achava que estava muito tarde para começar tendo em vista que os programadores mais “fodas” que eu conhecia tinham começado a programar em uma idade muito baixa, e eu não queria ser “apenas mais um”, então decidi começar logo e parar de perder tempo e inventando desculpas para não começar. No entanto não sei por onde exatamente começar, eu já havia pesquisado durante esse tempo um pouco sobre o assunto e decidi que quero começar com Java.

Eu ficaria muito grato se vocês pudessem me enviar dicas de materiais para estudo: livros, canais no youtube, cursos online, etc.

Qualquer tipo de dica será útil, até sobre as coisas mais elementares.
Gostaria de saber também se vale a pena fazer faculdade na área de tecnologia, eu provavelmente conseguirei uma bolsa de 100% na PUCRS com minha nota no enem, mas quero quero fazer engenharia mecânica e não ciência da computação,TI ou algo do tipo.

Obs: os materiais podem ser em inglês.

Muito obrigado pela atenção.

Cara, não viaja, 18 anos é quase um bebê no mundo.

Esquece, comece por lógica de programação. Sem lógica, você sempre encontrará dificuldades em cada coisa nova que for solicitado a fazer.

Udemy tem muita coisa boa. Youtube tem vários cursos, incluindo o de lógica de programação, totalmente grátis. Alura tem uns bacanas. Os livros da casa do código são legais.

Se quer engenharia mecânica, foque 100% nisso.Deixe de lado, também, a programação. Você só terá que ver algumas coisas durante o curso.

1 curtida

A Caelum tem ótimas apostilas para você começar a programar. Sobre a linguagem, a escolha é mais sobre a área que você quer agir, ou do que precisa fazer.

Linguagens como Java (uhhh), Ruby, HTML, Javacript, etc, podem ser boas para começar, mas é melhor focar naquela que você se sente mais confiante.

1 curtida

Programação não é uma habilidade exclusiva de desenvolvedores de software. Qualquer engenheiro ou cientista das “hard sciences” pode se beneficiar, e muito conhecendo programação, seja para realizar simulações, automatizar tarefas, etc.

@vinikkas, para aprender programação você não precisa fazer um curso superior de computação ou sistemas de informação. Você pode sim fazer cursos livres e direcionar o conhecimento para a sua área. Para o seu caso, eu recomendaria procurar cursos de lógica de programação com Python, como este aqui:

Como o seu foco é engenharia, eu diria para você fugir de linguagens como Java, C# e de linguagens específicas para Web como HTML, CSS e Javascript. Linguagens que são mais interessantes para você seriam:

• Python
  • R
  • GNU Octave
  • Matlab
  • SQL e banco de dados
    elas serão muito mais úteis quando você precisar coletar e analisar dados, criar gráficos, realizar simulações, resolver equações diferenciais, entre outras tarefas científicas e de engenharia.
1 curtida

Em nenhum momento afirmei que é exclusividade. Há algum tempo é parte integrante do currículo de muitas cadeiras de exatas (embora não seja tratado com a importância que deveria em muitas delas).
O que eu quis dizer é que ele deve focar em fazer engenharia mecânica, que oferece um leque maior de oportunidades e deixar a programação em segundo plano, até por conta do que ele precisará para se graduar nessa área.

1 curtida

Só se você estiver considerando oficinas mecânicas de bairro nessa conta, só no LinkedIn o número de vagas para programadores é o dobro para engenheiros mecânicos.

Programação, com o foco que eu propus vai ajudar muito mais do que atrapalhar. Seja na hora de elaborar trabalhos ou mesmo para a compreensão das disciplinas.

1 curtida

Considerando a qualidade das vagas, ainda fico com as de engenharia mecânica.

E, sim, lógica é fundamental para o aprendizado em qualquer área, não apenas a de programação.

1 curtida