Dicas para um iniciante em programação

6 respostas
programaçãohtmlphythonjavaphp
V

Olá, tenho 18 anos e resolvi começar a estudar programação. Eu estive pensando seriamente se iria entrar neste negocio por uns 6 meses +/-, achava que estava muito tarde para começar tendo em vista que os programadores mais “fodas” que eu conhecia tinham começado a programar em uma idade muito baixa, e eu não queria ser “apenas mais um”, então decidi começar logo e parar de perder tempo e inventando desculpas para não começar. No entanto não sei por onde exatamente começar, eu já havia pesquisado durante esse tempo um pouco sobre o assunto e decidi que quero começar com Java.

Eu ficaria muito grato se vocês pudessem me enviar dicas de materiais para estudo: livros, canais no youtube, cursos online, etc.

Qualquer tipo de dica será útil, até sobre as coisas mais elementares.
Gostaria de saber também se vale a pena fazer faculdade na área de tecnologia, eu provavelmente conseguirei uma bolsa de 100% na PUCRS com minha nota no enem, mas quero quero fazer engenharia mecânica e não ciência da computação,TI ou algo do tipo.

Obs: os materiais podem ser em inglês.

Muito obrigado pela atenção.

6 Respostas

darlan_machado

Cara, não viaja, 18 anos é quase um bebê no mundo.

Esquece, comece por lógica de programação. Sem lógica, você sempre encontrará dificuldades em cada coisa nova que for solicitado a fazer.

Udemy tem muita coisa boa. Youtube tem vários cursos, incluindo o de lógica de programação, totalmente grátis. Alura tem uns bacanas. Os livros da casa do código são legais.

Se quer engenharia mecânica, foque 100% nisso.Deixe de lado, também, a programação. Você só terá que ver algumas coisas durante o curso.

S

A Caelum tem ótimas apostilas para você começar a programar. Sobre a linguagem, a escolha é mais sobre a área que você quer agir, ou do que precisa fazer.

Linguagens como Java (uhhh), Ruby, HTML, Javacript, etc, podem ser boas para começar, mas é melhor focar naquela que você se sente mais confiante.

rmendes08

Programação não é uma habilidade exclusiva de desenvolvedores de software. Qualquer engenheiro ou cientista das “hard sciences” pode se beneficiar, e muito conhecendo programação, seja para realizar simulações, automatizar tarefas, etc.

@vinikkas, para aprender programação você não precisa fazer um curso superior de computação ou sistemas de informação. Você pode sim fazer cursos livres e direcionar o conhecimento para a sua área. Para o seu caso, eu recomendaria procurar cursos de lógica de programação com Python, como este aqui:

Como o seu foco é engenharia, eu diria para você fugir de linguagens como Java, C# e de linguagens específicas para Web como HTML, CSS e Javascript. Linguagens que são mais interessantes para você seriam:

• Python
  • R
  • GNU Octave
  • Matlab
  • SQL e banco de dados
    elas serão muito mais úteis quando você precisar coletar e analisar dados, criar gráficos, realizar simulações, resolver equações diferenciais, entre outras tarefas científicas e de engenharia.
darlan_machado

Em nenhum momento afirmei que é exclusividade. Há algum tempo é parte integrante do currículo de muitas cadeiras de exatas (embora não seja tratado com a importância que deveria em muitas delas).
O que eu quis dizer é que ele deve focar em fazer engenharia mecânica, que oferece um leque maior de oportunidades e deixar a programação em segundo plano, até por conta do que ele precisará para se graduar nessa área.

rmendes08

Só se você estiver considerando oficinas mecânicas de bairro nessa conta, só no LinkedIn o número de vagas para programadores é o dobro para engenheiros mecânicos.

Programação, com o foco que eu propus vai ajudar muito mais do que atrapalhar. Seja na hora de elaborar trabalhos ou mesmo para a compreensão das disciplinas.

darlan_machado

Considerando a qualidade das vagas, ainda fico com as de engenharia mecânica.

E, sim, lógica é fundamental para o aprendizado em qualquer área, não apenas a de programação.

Criado 1 de fevereiro de 2018
Ultima resposta 2 de fev. de 2018
Respostas 6
Participantes 4