Dicas sobre organização

Olá pessoal, estou começando agora em java e gostaria de algumas dicas de organização na hora de programar.
Por exemplo em um programinha para cadastro de clientes usando array, eu crio a “janela” na classe Main? ou meu Main ja deverá ser direto a janela inicial?
O arrayList é criado dentro da classe cliente?

Desculpa se errei a área de postagem.
Espero que tenham entendido e possam me ajudar.

Obrigado e abraços!!!

Cara, procure deixar suas classes mais coesas possíveis, ou seja cada classe não deve ser responsável por fazer vários tipos de tarefas diferentes.
Crie uma classe pra “janela”, outra para clientes, outra para as operações referentes ao cadastro de clientes(CRUDCliente), outra com seu método main que fará a chamada a “janela”.
Quanto ao seu ArrayList<Cliente>, você coloca na classe das operações do cadastro, já que é ela que vai ser responsável por manipular o seu arraylist.

É assim que eu faria.

Abs,

Olá Garauth,

Existe algo chamado Model-view-controller (MVC) que é um padrão de arquitetura de software.

Você está começando, mas usar um padrão, é uma boa prática e é melhor começar certo até para
facilitar tua visão das coisas.

Então em resumo (embora você possa encontrar muito material sobre isso na net), nesse
processo a gente procura separar tudo em muitas classes cada uma tratando de uma parte
e dentro de um pacote proprio.

Então vc cria 3 pacotes (Modelagem, Visao e Controle).

No pacote Controle você pode colocar a tua classe Main, ou qualquer classe principal que
organize as coisas. Inclusive uma classe, por exemplo, de Deposito ou Banco onde você
vai colecionar aquilo que precisa guardar. Nela iria, por exemplo a Lista de Clientes.

No pacote visao vao as classes de tela. O Frame de cadastro do cliente vai nele. E todas
as outrs telas que serão vistas pelo usuario.

E na modelagem vai as classes de base, como a classe cliente. Então o usuario entra na