Utilizo final quando não quero que minha variável sofra alterações, tornando ela uma constante…
Porém o modificador final pode ser utilizado em classes, variáveis e métodos. Claro que para cada utilização existe um significado.
Bom, resumindo: “variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos.”
Existe rumores que a compilação ficará mais rápida, porém isso não sei dizer!
Sim, usar final pode render ganhos de desempenho. Para o caso de constantes literais, o compilador tem liberdade para gerar um valor “chumbado” no bytecode. E, quando o valor da variável declarada como final vier de outra variável, a máquina virtual tem liberdade para fazer cache daquela variável (já que o valor que ela contém não vai mudar).
Jamais, nunca, never, use a palavra final para “otimizar” código. Embora efetivamente possa haver algum ganho de desempenho, ele é mínimo. Use-o para declarar constantes.
Jamais, nunca, never, use a palavra final para “otimizar” código. Embora efetivamente possa haver algum ganho de desempenho, ele é mínimo. Use-o para declarar constantes.