Diferença entre Hibernate puro ou Hibernate JPA

Bom dia, gostaria de saber qual é a diferença entre implementar Hibernate puro ou Hibernate baseado em JPA, sei que o JPA permite uma troca de implementação como eclipselink ou outros, mas acho muito dificil uma troca de implementação destas.

Então quais são as vantagens de usar hibernate sem as limitações do JPA? Quais recursos são exclusivos desse?

Hibernate JPA => Você está seguindo o padrão Oracle, todas as implementações da especificação JPA como a citada por você “EclipseLink” são compatíveis, isto é, você migraria facilmente de uma implementação para outra como de Hibernate para EclipseLink.

Hibernate puro => Há muitos adptos ao Hibernate puro dizendo ser mais performático; ter criterias robustas etc etc e etc…

Sim, mas minha dúvida é referente a pontos mais específicos, como por exemplo recursos extras.
Sei que o JPA atual foi baseado no Hibernate em sua grande maioria, mas des de que a especificação foi lançada o hibernate deve ter evoluido e ganhado recursos que não estão presentes no JPA, quais recursos seriam estes?

A própria Criteria do Hibernate eu ja acho um grande avanço, se for ver como é a do JPA.

Mais alguma vantagem? Sobre a API de criteria eu concordo, mas existe alguam outra grande vantagem? Também conheço o suporte a multitenancy do hibernate 4 que ainda não existe no JPA, provavelmente virá com o foco na nuvem do JEE7

[quote=andredecotia]Hibernate JPA => Você está seguindo o padrão Oracle, todas as implementações da especificação JPA como a citada por você “EclipseLink” são compatíveis, isto é, você migraria facilmente de uma implementação para outra como de Hibernate para EclipseLink.
[/quote]

A velha falácia…