Existe alguma diferença relevante entre JBoss e Tomcat? Quais são as vantagens de cada um? Trabalhando com o eclipse, existe alguma diferença entre eles?
Obrigado.
Existe alguma diferença relevante entre JBoss e Tomcat? Quais são as vantagens de cada um? Trabalhando com o eclipse, existe alguma diferença entre eles?
Obrigado.
Esta pergunta é depende: antes de fazer esta pergunta você deve se perguntar quais as tecnologias você vai utilizar em seus projetos?
A grosso modo o tomcat é um contêiner de aplicação, já o jboss é um servidor de aplicação , assim como glassfish (Oracle) , websphere (IBM) , entre outras … quando dizemos servidor de aplicação estes já oferecem uma série de serviços como segurança, escalabilidade, transação , e por ai vai …já o tomcat em sua versão 7 melhorou bastante e atualmente você pode usar o tomcat que suporta: suporte ao Servlet 3.0 , suporte ao JSP 2.2, suporte ao EL 2.2 …
Pelo que eu pesquisei, o tomcat é mais para aplicações do tipo, jfs,jsp, servlets,…
Eu aprendi(estou aprendendo_ a programar em java usando o tomcat, mas estou migrando para outra distribuição linux(debian para o fedora), pelo que eu li no site do fedora já vem com o JBoss instalado.
Na real, a minha preocupação maior é quanto a estrutura de uma aplicação web.
O tomcat obedece esse esquema:
pagina
—RESOURCES
—WEB-INF
------LIB
------PACOTES
O JBoss obedece a mesma coisa? Ou terei que implementar uma outra estrutura no eclipse para o mesmo?
Esta estrutura é padronizada … por convenção … no seu caso o fedora vem com o jboss por este ter participação da red hat … nada impede você dentro do eclipse ter os 02 servers e apontar suas aplicações para cada um deles , mas se sua aplicação estiver bem estruturada e não precisar de projetos que utilizem EJB por exemplo , o tomcat te ajuda e para aprendizado é o ideal … ao longo de seus aprendizados se você for aprender EJB por exemplo naturalmente você deverá aprender a mexer em um servidor de aplicação … mas neste momento entenda a estrutura do tomcat e depois mais maduro parta para um outro como o jboss, glassfish …
O Jboss não possui um tomcat interno? Até onde eu sei o JBoss é como se fosse um wrapper adicionando funcionalidades, tipo EJB container
O JBoss tem sim o tomcat contido dentro dele… porém para ser homologado um servidor de aplicação precisa suportar a tecnologia JEE e atender a todas especificações contidas em suas (JSRs) … nestas especificações o Java EE tem algumas específicas para lidar com o desenvolvimento de uma aplicação Web tais como: (JSP,Servlets,JSTL e JSF) , e neste contexto que o TOMCAT se encaixa , porque ele é um Servlet Container que nada mais é que um servidor que suporta (JSP,Servlets,JSTL e JSF) e não o Java EE completo. É indicado para quem não precisa de tudo do Java EE e está interessado apenas na parte web (boa parte das aplicações de médio porte se encaixa nessa categoria);
No link abaixo você encontra o servidores de aplicação que suportam a tecnologia JEE que nada mais é que uma especificação …
http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/overview/compatibility-jsp-136984.html
documentação
JBoss é um servidor de aplicação. Tomcat é um servlet container (o servlet container do JBoss).
Bom, o JBoss tem um projeto que é meio que um fork do Tomcat (o JBossWeb), ele nada mais é do que um módulo em cima do core do JBoss.
Se você quer apenas disponibilizar uma aplicação web, sem se preocupar com clusterização, cache e outras questões de infraestrutura pode ir de Tomcat. Porque você pode ter um app web que usa somente servlet e jsp e utilizar os recursos de infraestrutura do JBoss (usar o Infinispan como cache de segundo nível do hibernate, clusterizar a aplicação e colocar em um load balancer com o mod_cluster e por aí vai…).