Dificuldade com programação Java, mais especificamente em OO

Aos programadores experientes, ou, que ja conseguiram se desenvolver peço a compreensão e paciencia sobre minhas frustações.
Estou tendo muita difiiculdade com orientada objeto em java, tenho persistido mas sempre a teoria é mais simples, porem chego na hora da pratica eu travo por completo e acabo não me achandoo capaz de conseguir. Sei que é um mindset ruim, sei tambem que hoje temos a internet para tirar nossa duvidas, mas gostaria de algumas dicas e testemunhos do começo de voce, meu sonho é se tornar programador back-end!

Cara a melhor coisa é, mesmo não sabendo como fazer, idealizar um projeto e tenta-lo executa-lo. Esse processo de pesquisar, aprender, errar é que forma sua mentalidade de programador.

1 curtida

Tens que tentar pensar em como são as coisas no mundo real para então modelar suas classes com as responsabilidades adequadas.

2 curtidas

Insista, insista, insista, insista, insista, insista… Faça de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, até entender. Rascunhe em papel se precisar… Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

3 curtidas

Foca mais em lógica de programacao, estrutura de dados, modelagem processos e modelagem de banco de dados relacional (o mais usado). OOP é uma complicação muitas vezes desnecessária pra requisitos funcionais. Geralmente precisamos só usar recursos nao funcionais utilizando OO, já prontos em frameworks e libs. Entao evite tutoriais que abusem ou forcem do uso de OOP sem necessidade. Foque em resultados, que é o mais importante pro negócio das empresas.

Na hora da prática, pratique bastante CRUDs completos. Isso é suficiente pra entrar no mercado, lá que vai ganhar experiência real.

1 curtida

Todos colegas já deram dicas interessantíssimas. Se me permite um adendo, eu diria que “na prática, a teoria é diferente”.

Pratique! Depois de algum tempo que você começa a executar, os conceitos entram no sangue e você passa a fazer as coisas instintivamente.

Neste processo, evite buscar duas ou mais linguagens simultaneamente, para não misturar os conceitos.

No mais, o que os colegas falaram é suficiente.

Que dúvidas você ainda tem? Posta aí, o debate é importante e todas as contribuições são muito proveitosas.

1 curtida