Dificuldade na definição de Classes

Caros amigos estou com dificuldade mas não tecnicas, acho que seria mais na abstração da orientação a objetos. Digo isso pois fico indeciso quando devo colocar um metodo em uma classe ou quando devo criar um outro metodo e tal. A linguagem eu já compreendi, só que as vezes acho minhas classes muito grandes(gordas) existe algum livro que seja bom explicando sobre a orientação a objeto, de preferencia voltado para algum projeto para que possa ter como exemplo ? Pois minha duvida não é na linguagem em si mas na Orientação a Obejto utilizando a mesmo, e creio que esse seja o porto forte do Java. Alguem teria alguma dica ? Sou programador mas venho de linguagens procedurais e acho que isso está sendo a maior dificuldade.

Este é bem legal, e trata bem deste assunto que você procura:
http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=161013

Ps: Há a versão em português também, chama-se ‘Utilizando UML e Padrões’

icefox,

Também venho de linguagens procedurais e tive muita dificuldade em passar a pensar orientado a objeto.

Você já leu os tutoriais da sun ( www.java.sun.com/tutorial ) . Tem conceitos de orientação a objeto por lá.

Se seu inglês dá pra quebrar o galho, visite www.martinfowler.com . É um ótimo autor de artigos e livros. Há dois deles em portugues. UML essencial e Refatoração. Ambos valem muito a pena.

Mas o melhor conselho é : ESCREVA SUAS CLASSES. Se forem gordas , depois você vai arrumando.

Abraços,

Márcio

Por isso … aprenda UML. (Deixando as convençoes e teorias de lado)Para min UML é um passo muito interressante onde você “desenha” sua situação problema, aplica um modo de pensar que de certa forma proporciona uma melhoria significativa através da qual te da a oportunidade de planejar, visualizar situações, propor soluções, ou seja, pensar … pensar… Motivo pelo qual o ser humano evolui …

Aprender UML sem aprender teorias?