Olá amigos javanenses.
gostaria de saber se é comum dificuldades de adaptação à linguagem java. ja programo em outras linguagens delphi, vb, c, c++…
mais no java sempre me enrolo e desisto. geralmente lendo apostilas da caelum paro na fj21.
começam as “fabricas” e coisas embaraçosas que talvez fossem mais simples com uma UML completa do java nas mãos (impossivel?).
pq declaramos as vezes um objeto diretamente de uma interface e não de uma classe “filha” ??
coisas do tipo tiram meu sono… se alguem puder falar sobre isso…
grato.
[quote=Elizeu_Santos]Olá amigos javanenses.
gostaria de saber se é comum dificuldades de adaptação à linguagem java. ja programo em outras linguagens delphi, vb, c, c++…
mais no java sempre me enrolo e desisto. geralmente lendo apostilas da caelum paro na fj21.
começam as “fabricas” e coisas embaraçosas que talvez fossem mais simples com uma UML completa do java nas mãos (impossivel?).
pq declaramos as vezes um objeto diretamente de uma interface e não de uma classe “filha” ??
coisas do tipo tiram meu sono… se alguem puder falar sobre isso…
grato.[/quote]
tive a mesma dificuldade que você.
estudar mais sobre orientação a objetos (além das apostilas e livros de java) me ajudou.
http://guj.com.br/java/23944-ent-vocgostaria-de-discutir-oop
este tópico, em especial os dois últimos links, pode ser um ponto de partida.
Topico bem abstrato esse 
Acredito que você esteja se referindo a classes anônimas (quando acionamos o New diretamente em cima da Interface), caso seja, esta pratica é bastante utilizada para evitar a criação de uma subclasse pequena.
No mais, adptar-se sempre é difícil, se foi facil é porque não era necessário muita “adaptação” .
Att.
Eu também tive bastante dificuldade em aprender java por conta própria, fiz os cursos da caelum e eles me ajudaram muito, não sei se vc tem condição de fazer, nem que seja só o fj-11 pra vc pegar a base do java.
Cara da uma liga legal na apostila da caelum FJ-11, e conforme for surgindo duvidas vai postando aqui no forum.
abraço 
Depois da leitura que a galera sugeriu, sugiro que tente implementar algo em Java. Comece criando um sisteminha que voce faria em delphi, por exemplo, e vá codificando em Java.
Conforme vão surgindo duvidas vá buscando na web possiveis soluções e tal.
Acredito que quando vc colocar a mão na massa em um problema real você terá um amplo entendimento e suas dúvidas básicas do paradigma desaparecerão.
eu ja pensei em projetar algo. porém sem interface grafica fica meio chato…
vou desenvolver algo em modo texto depois. algo que faça eu usar as bibliotecas pra melhorar inclusive o meu conhecimento sobre as mesmas.
desde ja agradeço pelo auxilio que me deram ao responder e aos que me incentivaram a tirar duvidas aqui no GUJ. como podem ver, estou aqui a muito tempo mais nunca fui presente, e sempre usei C++ rsrs, então explicando… assim que eu entrei no GUJ parei o java para aprender C++.
até +
abraços
Experimente trocar de livro para ver se muda o resultado, talvez a didática do qual você esteja lendo não seja a melhor para você. Vou citar algumas
outras excelentes referências:
- Deitel
- HeadFirst - Java
- Effective Java
[quote=Elizeu_Santos]eu ja pensei em projetar algo. porém sem interface grafica fica meio chato…
vou desenvolver algo em modo texto depois. algo que faça eu usar as bibliotecas pra melhorar inclusive o meu conhecimento sobre as mesmas.
desde ja agradeço pelo auxilio que me deram ao responder e aos que me incentivaram a tirar duvidas aqui no GUJ. como podem ver, estou aqui a muito tempo mais nunca fui presente, e sempre usei C++ rsrs, então explicando… assim que eu entrei no GUJ parei o java para aprender C++.
até +
abraços[/quote]
não entendi o lance de “sem interface gráfica”, as interfaces java disponibilizam tantos recursos como qq outra linguagem…
é que eu não pretendo focar em Desktop. então aprender um framework complicado como o swing pode ser perda de tempo.
achei swing mais complicado que a QT ou GTK até mesmo que WXSmith. a unica coisa mais complicada que o Swing é a w32 rsrs.
abraços
É normal não entender vários pontos ao se iniciar em java.
Mas não se desespere ainda, pois a coisa só piora com o tempo. :lol:
O tempo de aprendizado da linguagem java é rápido, mas a curva
de aprendizado do framework Java, principalmente JEE com seus N frameworks, design patterns,
etc… é elevada
[quote]pq declaramos as vezes um objeto diretamente de uma interface e não de uma classe “filha” ??
coisas do tipo tiram meu sono… se alguem puder falar sobre isso… [/quote]
Em java se usa muito IoC(Inversion of Control), por isso se usa muito interfaces, em vez de criar superclasses
amarradas com subclasses. Isso é um principio de padrão de projetos.
Dê uma olhada no site
http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br/
Ele é voltado exclusivamente para Java. Pode ser de ajuda pra você em alguma coisa.