Dificuldades e Falta de Motivação

Olá pessoal! Estou abrindo essa discussão em off-topic, mais uma vez para tratar de alguns assuntos mais pessoais, vim buscar a opinião e ajuda de vocês, afinal não conheço quase ninguém que programe de fato (Falta de Networking é tenso kkk).

Bem, eu tenho estado naquele momento de transição do mundo da programação, ao menos para mim está sendo. Onde você deixa de ver o simples, superficial, e passa a entrar em alguns detalhes sobre o que se aprende. No meu caso estou vendo mais afundo HTML&CSS, JS, tentando utilizar o Bootstrap e por ai vai.

Mas tenho sentido dificuldades em prosseguir. Não por causa da programação, eu adoro de fato estudar sobre… A dificuldade está em navegar mais fundo eu diria. Eu sempre tive muitos problemas em realmente ir fundo em algo e isso aplicado a alguns bons anos seguidos me tornou uma pessoa inconsistente eu diria. Eu nunca consigo ir fundo em um assunto, ou mergulhar de cabeça. O básico é como uma injeção de animo, me empolgo e vou com tudo que tenho, até um momento em que paro.

Eu sei que isso é um defeito meu, mas venho me analisando e notando meus comportamentos justamente para mudar isto. E pesquisando um pouco vi que muitas pessoas tem essa dificuldade de seguir me frente. Eu gosto de ver resultados, de entender o que faço e construir algo além, mas geralmente acabo “morrendo na praia”, ainda não entendi o motivo.

Isso é mais um desabafo do que um questionamento na verdade, eu gostaria de saber se alguém já passou por isso, se ainda passa, se sabe como melhorar, como ajudar.

Isso não impacta só nos meus estudos de Programação, mas sim na minha vida inteira. Então se alguém puder me ajudar ou tiver algum material interessante para isto. Ou simplesmente queira me acompanhar nisso! Obrigado a todos que tiveram a paciência de ler!

1 curtida

O que é ir mais a fundo para você? Tem que definir seus próprios pensamentos, para ficar claro e ter lucidez mesmo de si próprio.
A superação que consegui disso após muitos anos, é o constante esclarecimento dos “objetivos internos” do objetivo. Que o individuo deve criar para satisfazer a si próprio e ao mesmo tempo progredir.

O ficar motivado é uma virtude temporal, o ser humano não é um ser que fica 24h motivado, o melhor exemplo a aprender como as crianças brincam conforme a motivação delas. Todos os dias elas brincam, mas o tempo varia de dia para a dia conforme a motivação delas, mas no fim das contas o que importa não é que elas se tornam expert em “brincar”(que de fato são) mas sim que elas estão satisfeitas com isso diariamente. Pois essas expectativas (exemplo: expert em alguma coisa) fazem parte do mundo dos sonhos, mundo dos ideais. Mas no mundo real dos homens o “IDEAL” é apenas uma referencia, uma expectativa, não importa muito. Para a ciência o conceito IDEAL parece que nem mesmo existe

Se você começou a programar, foi por alguma razão, não foi? Tipo: criar um programa que faz X ou criar Y. Então, faz isso naturalmente, isso é lidar com a realdade, os problemas e soluções disso serão os frutos da realidade empírica que é o que dá motivação para os humanos. Mas não quer dizer que seu organismo vai criar motivação 24h por dia, o organismo tem sua maneira de lidar também, se quer ficar 24h por dia em um determinado assunto, tudo bem, mas não conte com a motivação, substitua por alguma outra coisa, exemplo: por um conceito (exemplo: ter determinada habilidade até o fim do mês), mas de novo, a motivação quem dá é o organismo quimico não sua mente racional.

“seguir em frente”? que frente? Quem define é cada pessoa, tem que criar objetivos se autodesafiar mesmo, a diversão vem daí.

Você vai até onde você quis ir, é simples, e o “quis ir” é o que se deu do relacionamento com a realidade e sua mente de fato e não o mundo das suposições (senso comum).

Sua pergunta está abstrata, por isso respondi dessa forma.
De qualquer forma agradeço também por compartilhar seus pensamentos, que todos os humanos já tiveram ou têm.

Não tem essa de todos tem que ir ao fundo X. cada um cria com sua particularidade vai criando resultados diferentes, tipo um compositor de música X que começou com 90 anos de idade e criou uma bela musica R e outro que começou com 4 anos de idade e criou uma musica Z. As duas musicas são diferentes e cada um foi ao “fundo” a sua maneira.

O mundo corporativo tentam vender um mundo ilusório, mundo das ilusões, mundo do Sendo Comum, como se fosse a realidade. A realidade não é um esporte nem muito menos uma competição de quem foi mais a fundo em um conceito. E sim a diferentes formas de utilizar um mesmo conceito, cada variante fica mais valorizada em determinado contexto.

e etc…

1 curtida

Eu acho que isso é absolutamente normal, voce comecar a estudar algo e nao ir mais a fundo. Faco isso direto tb, e nao vejo como problema. Se vc nao tiver nenhuma motivacao, é difícil mesmo vc continuar. Se nao tiver um projeto pra entregar, ou alguma meta pra atingir, de preferencia que pese no bolso caso nao atinja, é difícil mesmo continuar, pois vc nao tem um plano de estudos, ou por simplemente nao ter um foco, um objetivo.

Você está fazendo faculdade?

Tente criar algo, qualquer coisa que você possar colocar em prática o que está estudando. Apenas estudar não vai não vai fazer você avançar. Caso esteja fazendo faculdade procure um estágio na área de desenvolvimento, é um bom caminho pra ter contato diário com programação.

Pode citar outros exemplos?

o ser humano aprende pq gosta ou pq precisa

cabe a vc escolher a perspectiva adequada. eu mesmo travo em coisas e tempos depois consigo transpor.

1. Use essas ferramentas para combater a procrastinaçao:
  • Pomodoro Technique
  • Getting Things Done (GTD)
  • Análise de Pareto (80/20)
  1. Aprenda a se esforçar. Sem esforço, nao há ganhos

2. Pare de procurar o caminho mais facil. Nao existe um caminho mais facil, o unico caminho é se dedicar.

3. Pare de ver TV.

4. Desative sua conta no Facebook.

5. Veja vídeos educativos no Youtube.

6. Use Coursera e Udacity para aprender.

7. Não procure conhecer “mais gente que programa”. Procure conhecer os grandes programadores através do que eles escreveram.

8. Inglês, inglês, inglês…

9. Faça exercício e cuide da sua familia

2 curtidas