/**Editado*/jRadioButton.setHorizontalTextPosition(SwingConstants.LEFT);// O correto é colocar o texto na esquerda, passando a "bolinha" para a direita
gilberto_mogi
Meu pequeno e modesto código esta dando erro!!!
E ainda, como exibo aqui no fórum a numeração das linhas para visualização do pessoal ?
//* esta dando erro aki !!!!!JRadioButton.setComponentOrientation(ComponentOrientation.RIGHT_TO_LEFT);JRadioButton.setHorizontalTextPosition(SwingConstants.RIGHT);JRadioButtonWRd01,WRd02,WRd03;//**** publicradio(){//*** Exibe Tela Principal(dialog) super("MARPRESS INFORMATICA");Containertela=getContentPane();setLayout(null);//*** Rotina do JRadioButtonButtonGroupWGrupo=newButtonGroup();WRd01=newJRadioButton("01-JRadioButton");WRd01.setBounds(050,650,150,50);WRd01.setForeground(Color.blue);WRd01.setFont(newFont("Arial",Font.BOLD,15));WGrupo.add(WRd01);tela.add(WRd01);WRd02=newJRadioButton("02-JRadioButton");WRd02.setBounds(050,685,150,50);WRd02.setForeground(Color.red);WRd02.setFont(newFont("Arial",Font.BOLD,15));WGrupo.add(WRd02);tela.add(WRd02);WRd03=newJRadioButton("03-JRadioButton");WRd03.setBounds(050,720,150,50);WRd03.setForeground(Color.green);WRd03.setFont(newFont("Arial",Font.BOLD,15));WGrupo.add(WRd03);tela.add(WRd03);//*** sempre no final!! setSize(1200,900);setVisible(true);setLocationRelativeTo(null);}
Acho que foi porque você chamou os métodos “setComponentOrientation” e “setHorizontalTextPosition” ali no começo sem utilizar um objeto. Esses métodos não são estáticos, portanto você primeiro deve declarar um ou mais objetos e usá-los para chamar os métodos.
Obs: Coloque o código nas tags de código para facilitar a visualização, ok??
Abraços!
Ayanami
Acho que foi essa a pergunta dele com “como exibo aqui no fórum a numeração das linhas para visualização do pessoal”…
só coloca o código entre as tags , sai certinho
gilberto_mogi
ERRO!!! RSRSRSRSRSR
importjava.util.logging.Level;importjava.util.logging.Logger;importjavax.swing.*;importjavax.swing.text.*;importjava.awt.*;importjava.awt.event.*;importjava.text.*;importjava.io.File;importjava.io.*;importjava.io.FileReader;importjava.io.IOException;importjava.io.FileNotFoundException;publicclassradioextendsJFrame{JRadioButtonWRd01,WRd02,WRd03;//**** publicradio(){//*** Exibe Tela Principal(dialog) super("MARPRESS INFORMATICA");Containertela=getContentPane();setLayout(null);//*** Rotina do JRadioButtonButtonGroupWGrupo=newButtonGroup();WRd01=newJRadioButton("01-JRadioButton");WRd01.setBounds(050,650,150,50);WRd01.setForeground(Color.blue);WRd01.setFont(newFont("Arial",Font.BOLD,15));WGrupo.add(WRd01);WRd02=newJRadioButton("02-JRadioButton");WRd02.setBounds(050,685,150,50);WRd02.setForeground(Color.red);WRd02.setFont(newFont("Arial",Font.BOLD,15));WGrupo.add(WRd02);WRd03=newJRadioButton("03-JRadioButton");WRd03.setBounds(050,720,150,50);WRd03.setForeground(Color.green);WRd03.setFont(newFont("Arial",Font.BOLD,15));WGrupo.add(WRd03);JRadioButton.setComponentOrientation(ComponentOrientation.RIGHT_TO_LEFT);JRadioButton.setHorizontalTextPosition(SwingConstants.RIGHT);tela.add(WRd01);tela.add(WRd02);tela.add(WRd03);//*** sempre no final!! setSize(1200,900);setVisible(true);setLocationRelativeTo(null);}}
Por que você está chamando métodos de “JRadioButton”? Como o Douglas falou, você deve “declarar um ou mais objetos e usá-los para chamar os métodos”…
Portanto, em vez de JRadioButton.set(…), use os nomes dos objetos JRadioButton que você declarou…
e, se você quer deslocar a bolinha do radio para a direita acho que não é sua idéia setar HorizontalTextPosition para SwingConstants.RIGHT, já que isso vai deixar o texto na direita e consequentemente a bolinha na esquerda, deixando tudo como já estava…
Agora eu vi, você pegou esse setHorizontalTextPosition(SwingConstants.RIGHT) do exemplo do carinha ali…
ele deve ter se distraído só, SwingConstants.LEFT funciona certinho
Quanto a redimensionar a bolinha, não sei nem se é possível, não posso te ajudar… heh
M
marcobiscaro2112
Ayanami:
Agora eu vi, você pegou esse setHorizontalTextPosition(SwingConstants.RIGHT) do exemplo do carinha ali…
ele deve ter se distraído só, SwingConstants.LEFT funciona certinho
Quanto a redimensionar a bolinha, não sei nem se é possível, não posso te ajudar… heh
Valeu Ayanami. É verdade, eu troquei a posição: o correto é SwingConstants.LEFT (vou alterar lá em cima).
Obrigado pela correção!
E quanto ao tamanho da bolinha: acho que não é possível (pelo menos com métodos do próprio JRadioButton, talvez tenha outra maneira).