Dei uma olhada no Laszlo e achei muito interessante pela riqueza da interface, coisa que faltava para ambiente web.
O único porém que vejo é que por gerar flash se torna pesado o que faz com que se for necessário aproveitar máquinas antigas, inviabilize. Mas isso é detalhe.
Muito bom o tópico! Embora essas discussões sejam meio filosóficas e tal
Quanto a Struts Shale e JSF.
JSF está focado principalmente na camada de view do esquema, e parece que está entrando na de controle tbm. O Struts Shale quer englobar o JSF, e fazer a sua parte de controle.
Já o Lazlo (que dei uma olhada só agora), pelo que sei trata somente da parte de view também. Estou certo?!
A integração de uma view rica feita em Flash que sem sombra de dúvidas é a melhor tecnologia para view de Web, e inclusive de Desktop conforme um projeto da Macromedia, de uma forma fácil como o Lazlo faz, traz com certeza uma competitividade muito grande ao padrão do JCP.
Só não conheço o Lazlo para poder dizer se é melhor que JSF e Struts Shale. Ele é só para View mesmo?!
Posso estar enganado pq tb não conheço o Laszlo, mas tenho a impressão q ele não concorre com JSF, pelo contrário, o completa … para um cliente Flash eu formataria minhas páginas com um renderizador Flash no JSF.
sempre foi um problema ter uma interface em flash e por tráz java… pois as tecnologias usadas para a view em java não tem nada a ver com Flash, com certeza o laszlo vem para aumentar ainda mais o leque de possibilidades na view em java.
Bem aplicações java com aplicações flash sempre encontrei dificuldade para fazer integração e de fato é uma defeciência da plataforma como o Matheus disse, mas pessoalmente curto muito JSF devido estrutura e recursos principalmente a possibilidade de gerar saídas diferentes dispositivos e formatos. Como disse o Júlio Faeman no justjava:
“Se empresas de grande porte como a Sun, Borland, Oracle e etc estão investindo milhões em Faces porque eu não invertir também?”
Mas o bom disso tudo é que com esta “concorrência” quem sai ganhando somos nós com os recursos extras diponibilizados por cada framework.
Bem, um maníaco por Flash que é meu amigo já tinha me falado da existência deste componente, ainda não tive oportunidade de testar… com flex será que é possível integrar ActionScript com Java por exemplo?
Doido!!!
O Laszlo veio para subtituir o tiles!!!heheh
Ja era JSP,HTML e o mais doido que vi na palestra do Paulo Alvim, será
os layouts predefinidos para o Laszlo, que traram a mesma produtividade que o tiles deu durante anos para aplicaçãoes J2EE, sem essa de webdesiner!
Acho que o futuro é esse mesmo!
Ja que Struts atende o que as aplicações precisam, é melhor preoculparmos com outras coisas que são mais primarias e mais urgentes!
Estou com o Paulo Alvim nesta!!!
Parece bemmm interessante sim. Instalei aqui e peguei o plugin da IBM indicado no artigo. Já dá pra fazer umas coisas… Agora queria saber como vou integrar o Struts pra tratar do controle… :roll: Alguém aqui chegou a fazer a integração? Valeu!
Parece que teremos de integrar o mecanismo de controle no lado do cliente. Frameworks como Struts foram criados para outros propósitos e arquiteturas… Um deles é facilitar o fluxo de paginação de uma aplicação web. Como no Laszlo não temos aplicações horizontais, compostas de várias páginas e formulários “separados”, esta abordagem acaba mudando um pouco. Segundo discussão mantida em http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=29599#143649 , o trabalho do lado do servidor é altamente reduzido. Teríamos praticamente o trabalho de, através de um Servlet, fazer acesso ao Modelo e gerar arquivos XML que são lidos pela aplicação LZX através de datasets usando XPath, formatando posteriormente as informações para View. Jack Hung postou:
[list]
"Here are the points you should kept in mind:
Data are bound to components via datasets
The UI logic is cut down to a minimum
User interactions are handle by declarative handlers
Your server application handles the business logic"
[/list]
Alguém implementou um exemplo usando Servlets? Valeu!