Disponível SDK 6 (beta) da IBM

A IBM liberou sua versão beta do Java 6.

Quem quiser testa-la para se cadastrar no developerWorks e fazer o
download dos binários e da documentação no link abaixo.
https://www14.software.ibm.com/iwm/web/cc/earlyprograms/ibm/java6/

Entre as features estão:
-Data sharing between Java Virtual Machines (JVMs)
-Enhanced diagnostics information
-Operating system stack backtraces
-Updated jdmpview tool

Notícia completa:
http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=43924

Alguem sabe dizer porque a IBM demorou uns 2 a 3 anos apra lancar a versao do JDK 5 e agora em 1 mes lanca o beta do 6 ?

a) Porque ela não teve de implementar quase nada novo, exceto sua nova tecnologia de “data sharing” (as outras coisas que a Sun implementou, já existiam no JDK da IBM, mas de forma um pouco diferente, ou então são para outras plataformas - por exemplo: suporte a dtrace no Solaris. A IBM não tem uma versão do JDK para Solaris Sparc, por exemplo, tanto é que o WebSphere rodando em Solaris Sparc usa o JDK da Sun mesmo.)

b) Porque ela teve muito tempo para poder checar as bibliotecas novas do JDK junto com a Sun - o JDK 6.0 estava disponível para TODO MUNDO, inclusive a IBM, desde builds mais antigos. Como ela é licenciada da Sun, não precisa sequer reimplementar as rotinas do JDK (rt.jar no JDK da Sun, core.jar no JDK da IBM). Ela pode usar o código sem tirar nem pôr.

De qualquer maneira, você tem de solciitar uma “access key” - argh. Não sei se isso leva muito tempo; fiquei com preguiça (ainda mais que o JDK só está disponível para Linux e AIX):

https://www14.software.ibm.com/webapp/iwm/web/reg/signup.do?source=swerpsw&S_TACT=swerpws&lang=en_US

Não sei se é impressão minha mas estou rodando o Eclipse na JDK da IBM é me parece estar mais rápido!
Não fiz nenhum teste com base em numeros mas estou gostando! Já tinha utilizado a JDK 5 da IBM e tb estava muito bom!

[quote=giu]Não sei se é impressão minha mas estou rodando o Eclipse na JDK da IBM é me parece estar mais rápido!
Não fiz nenhum teste com base em numeros mas estou gostando! Já tinha utilizado a JDK 5 da IBM e tb estava muito bom![/quote]

será que não é “impressao” ?

[quote=chun][quote=giu]Não sei se é impressão minha mas estou rodando o Eclipse na JDK da IBM é me parece estar mais rápido!
Não fiz nenhum teste com base em numeros mas estou gostando! Já tinha utilizado a JDK 5 da IBM e tb estava muito bom![/quote]

será que não é “impressao” ?[/quote]

pode ser …
mas eu ‘achei’ que poderia ser por Eclipse == IBM, todos sabem da história pai/filho dos dois!

O JDK da IBM tem algumas otimizações mesmo.
Mas é para alguns casos / S.O’s

Gostei disso

Por que a VM da SUN não tem essa feature?
Tem como fazer isso de alguma outra forma com a VM da SUN?

[quote=furutani]Gostei disso

Tem como fazer isso de alguma outra forma com a VM da SUN?[/quote]

A VM da Sun tem isso desde a versao 5

[quote=chun][quote=furutani]Gostei disso

[/quote]

A VM da Sun tem o recurso de “code sharing” (que foi adaptado da JVM da Apple, se não me engano), não de “data sharing”.

Não sei quando é que a Sun vai conseguir fazer funcionar a “MVM” (que permitiria rodar várias aplicações Java em uma mesma JVM, mas como se estivessem rodando em JVMs separadas.)

[quote=thingol][quote=chun][quote=furutani]Gostei disso

[/quote]

A VM da Sun tem o recurso de “code sharing” (que foi adaptado da JVM da Apple, se não me engano), não de “data sharing”.

Não sei quando é que a Sun vai conseguir fazer funcionar a “MVM” (que permitiria rodar várias aplicações Java em uma mesma JVM, mas como se estivessem rodando em JVMs separadas.)
[/quote]

Data Sharing == MVM ?

A MVM é uma outra coisa, na verdade. No caso da JVM da IBM, cada JVM roda em seu processo, mas compartilham (via “shared memory” e/ou “memory-mapped files”) código e dados. No caso da MVM, há apenas um processo para todas as JVMs.

[quote=thingol]A MVM é uma outra coisa, na verdade. No caso da JVM da IBM, cada JVM roda em seu processo, mas compartilham (via “shared memory” e/ou “memory-mapped files”) código e dados. No caso da MVM, há apenas um processo para todas as JVMs.
[/quote]

No final… qual é melhor ?