Fala galera, estou de ferias fora do Brasil e portanto meio desatualizado do que anda rolando, dei uma olhada no site do SindPD de SP e parece que ja foi fechado o acordo coletivo em 7.5% correto? Tomara que sim, ano passado foram pagar em Junho os retroativos por conta daquela novela.
Oi,
Se não estou enganada foi 7.94% e deve ser pago um retroativo a partir do mês de agosto.
Tchauzin!
o que e dissidio?
Pelo menos aqui onde eu trabalho já até veio com o valor a mais, e tivemos 7,5% mesmo
É a correção salarial que os trabalhadores CLT tem direito, para compensar perdas devido à inflação.
É a correção salarial que os trabalhadores CLT tem direito, para compensar perdas devido à inflação.[/quote]
É pra PJ não existe estas regalias não…
Não são regalias, são direitos.
Em PJ, você pode propor modelos de contrato que cubram essas coisas.
Mas é incomum, justamente por isso que o PJ cobra mais caro no valor da hora.
A CLT prevê que os salários de todos os trabalhadores admitidos neste regime sejam reajustados, com base na inflação acumulada do último período de 12 meses, entre o dissídio anterior e o atual.
Detalhe é que, se algum dia ocorrer não uma inflação, mas uma deflação, será possível aos empregadores conceder reajuste para menos (ou seja, se o índice inflacionário for de - 3%, por exemplo, seria legal baixar o salário de todo mundo em 3%).
Como o Brasil acumula índices de inflação, derivados de uma política econômica duvidosa (não vou entrar nestes méritos), é provável que isto nunca aconteça.
PJ pode estipular prazo para contrato e, ao fim deste, quando da renovação, tratar de um reajuste.
A cobrança de valores maiores por hora trabalhada é uma prática que prevê cobrir os benefícios garantidos por direito a todo trabalhador registrado em CTPS (VT, VR, que depende da carga horária) e alguns que não são obrigatórios (plano de saúde, odontológico, etc).
Os cálculos para reajustes em dissídios são baseados em índices inflacionários fornecidos por empresas de renome, como a FGV e o DIEESE (nacionais) e levam em consideração o IPC (índice de preços ao consumidor, amplo ou final), entre outros.
Na teoria, esse aumento visa garantir que o salário recebido por um funcionário o permita adquirir o mesmo que adquiria há um ano atrás. É possível?
Como os índices se baseiam em produtos como a cesta básica, eles geralmente são prejudiciais a classe média e favorecem a classe mais baixa.
E claro, são médias. Então, é pouco provável que todos possam comprar o que poderiam no ano anterior. Isso depende de como você está posicionado em relação a média.
É a correção salarial que os trabalhadores CLT tem direito, para compensar perdas devido à inflação.[/quote]
É pra PJ não existe estas regalias não…[/quote]
cara chamar isso de regalia é um problema, se meu chefe chamasse isso de regalia eu ficaria nervoso… sabe por quê? por que sem isso o meu salário valeria cada vez menos, seria o mesmo que eu tivesse uma redução de salário a cada ano que passa… simples assim (na prática eu ja sofro como o vinigodoy explicou por alto mas sem isso seria absurdamente pior).
mais que um direito, é o mínimo.
Esse ano foi 7,5% retroativo ao mê de janeiro/12
http://www.sindpd.org.br/sindpd/noticia.jsp?id=1327442440656