Distribuição linux para programador

Sou programador java e estou querendo mudar de windows para linux e queria saber a opnião de vocês sobre distribuições linux.

Na sua opnião qual é a melhor? e porque?

Vantagens e desvantagens.

O Fedora porque é muito estável e já possui muitas ferramentas instaladas por padrão.

Eu uso o ubuntu e to gostando MUITO. So que o linux ainda (na minha opiniao) precisa das ferramentas da adobe pra se transformar.
Num local legal pra programar. (O Gimp é HORRIVEL e o Inkscape quebra um galho.)

Bem, eu uso o Ubuntu e está excelente pra mim. Para mim, a distro deve ser enxuta e vir apenas com as ferramentas que eu sei que vou precisar. Quando instalei o Ubuntu, fui atrás dos pacotes que eu queria ter. Atualmente tenho as seguintes ferramentas:

IDEs: Eclipse
Compiladores/Interpretadores: jdk, gcc, python, clisp, R
Editores de texto: Sublime Text, Emacs
WebServers: Glassfish, Apache
Bancos de dados: MongoDB, Neo4J, PostgreSQL

Assim, tenho no meu pc apenas aquilo que eu preciso, e evito todo o bloatware que distros mais clássicas trazem.

eu recomendo Ubuntu

ótima distribuição, comunidade ativa para ajudá-lo
performance então nem comento…

fácil instalação e atualização, os comandos básicos
você vai aprender numa boa o resto é com o tempo msm

*Agora distribuição vai de gosto.

sobre linux e ubuntu http://detudo.xn.blog.br/por-que-usar-ubuntu.dt

Eu uso o Ubuntu, já usei o Fedora só que tinha alguns bugs e a comunidade não era tão grande quanto a do Ubuntu,

Na minha opinião o Ubuntu da uma surra no Windows,

O problema é a falta das ferramentas da Adobe que é osso,

Por isso eu vou tentar comprar um Mac,

Abrcs,

Desculpe a intromissão, mas de quais ferramentas vocês se referem?!
Photoshop?!

Usava Ubuntu e cansei dos bugs que dava.
Mudei pra Debian e sou mais feliz agora.

Pra min a interface grafica não é muito importate. O que vale mais é o desempenho, performase e a facilidade de suporte.