Distribuição linux para programador

Sou programador java e estou querendo mudar de windows para linux e queria saber a opnião de vocês sobre distribuições linux.

Na sua opnião qual é a melhor? e porque?

Vantagens e desvantagens.

O Fedora porque é muito estável e já possui muitas ferramentas instaladas por padrão.

Eu uso o ubuntu e to gostando MUITO. So que o linux ainda (na minha opiniao) precisa das ferramentas da adobe pra se transformar.
Num local legal pra programar. (O Gimp é HORRIVEL e o Inkscape quebra um galho.)

Bem, eu uso o Ubuntu e está excelente pra mim. Para mim, a distro deve ser enxuta e vir apenas com as ferramentas que eu sei que vou precisar. Quando instalei o Ubuntu, fui atrás dos pacotes que eu queria ter. Atualmente tenho as seguintes ferramentas:

IDEs: Eclipse
Compiladores/Interpretadores: jdk, gcc, python, clisp, R
Editores de texto: Sublime Text, Emacs
WebServers: Glassfish, Apache
Bancos de dados: MongoDB, Neo4J, PostgreSQL

Assim, tenho no meu pc apenas aquilo que eu preciso, e evito todo o bloatware que distros mais clássicas trazem.

eu recomendo Ubuntu

ótima distribuição, comunidade ativa para ajudá-lo
performance então nem comento…

fácil instalação e atualização, os comandos básicos
você vai aprender numa boa o resto é com o tempo msm

*Agora distribuição vai de gosto.

sobre linux e ubuntu http://detudo.xn.blog.br/por-que-usar-ubuntu.dt

Eu uso o Ubuntu, já usei o Fedora só que tinha alguns bugs e a comunidade não era tão grande quanto a do Ubuntu,

Na minha opinião o Ubuntu da uma surra no Windows,

O problema é a falta das ferramentas da Adobe que é osso,

Por isso eu vou tentar comprar um Mac,

Abrcs,

Desculpe a intromissão, mas de quais ferramentas vocês se referem?!
Photoshop?!

Usava Ubuntu e cansei dos bugs que dava.
Mudei pra Debian e sou mais feliz agora.

Pra min a interface grafica não é muito importate. O que vale mais é o desempenho, performase e a facilidade de suporte.

Apesar de eu estar usando o Ubuntu 13 agora, recomendo muito o Linux Mint.

Nunca me deu problema, e a performance dele é boa.

Linux Mint.

Não conhecia esta distro. É boa mesmo?

Dá uma olhada nesse site.

http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br

Ele te ajuda a escolher a melhor distribuição de acordo com o seu perfil.
É só responder umas perguntinhas. No final ele mostra as distros mais indicadas pra você.

Gentoo. Simples, eficiente e limpo.

Eu gosto muito do Mint.

Ele é baseado no Ubuntu/Debian, então tem todos os pacotes que as referidas distros tem.

Eu comecei a usar na época que o Unity tava muito bugado (no meu notebook). Não tive que fazer uma modificação sequer, pra começar a usar.

Uso Ubuntu há uns cinco anos, nunca tive problemas.

Comecei a pouco tempo a mexer com o Linux. Comecei com o Opensuse e estou gostando bastante :smiley:

Eu acho muito pessoal a escolha da distro na hora de utilizá-la para qualquer ambiente. Tirando as distribuições voltadas para servidores, isso levando em consideração que você utilizará a distro para programar e não para rodar o sistema, as que possuem ambiente desktop já irão satisfazer suas necessidades na hora de programar. Eu acho o Debian uma ótima distribuição Linux.

Escolha uma distro que tenha uma comunidade grande e ativa.

A interface gráfica não deve ter grande impacto sobre a produtividade. Gnome, KDE, Cinnamon e tantas outras … aproveite os livecd’s ou “liveusb’s” e experimente as distros e sua variedades.

No desktop em casa uso o Ubuntu, no note uso Kubuntu, já usei Mint, debian, fedora e diversas outras … a produtividade não varia muito.

Outra coisa que pode impactar é o tipo de hardware que usa, por exemplo notebooks com placa hibridas(offboard+onboard) é mais aconselhável usar distros se atualizem rápido para comportar novos recursos/hardware , ubuntu e mint são boas nisso.

[quote=asousaj]Escolha uma distro que tenha uma comunidade grande e ativa.

A interface gráfica não deve ter grande impacto sobre a produtividade. Gnome, KDE, Cinnamon e tantas outras … aproveite os livecd’s ou “liveusb’s” e experimente as distros e sua variedades.

No desktop em casa uso o Ubuntu, no note uso Kubuntu, já usei Mint, debian, fedora e diversas outras … a produtividade não varia muito.

Outra coisa que pode impactar é o tipo de hardware que usa, por exemplo notebooks com placa hibridas(offboard+onboard) é mais aconselhável usar distros se atualizem rápido para comportar novos recursos/hardware , ubuntu e mint são boas nisso. [/quote]

No caso das aceleradoras os drivers vão funcionar para qualquer distro. A canonical possui suporte da valve, e isso quer dizer que a nvidia e a amd precisam seguir a valve de alguma forma. Isso melhorou a qualidade dos drivers para o kernel linux, sendo assim para as demais distros. Na minha opinião o melhor suporte é o da intel, até porque os drivers são open source.

Usa UBUNTU :

1 - Suas duvidas vai estar em qualquer lugar !
2 - Tem muitos blogger de soluções para ubuntu !
3 - Tem mais pacotes de instalação que qlqr outro , o ideal para um programador …
4 - Tem uma central de programas bacana, tem um Ubuntu Uno que faz backup pra vc.

Eu uso Windows, pq é comodo !
Tudo que eu quero installar é so clickar no .exe e ser feliz .
Cancei de ficar copiando arquivos para um lado e pra outro e dando permissões !..

Se pegar virus, ou dar “merda” … $~: format c:/ e abraços õ/