Dá uma olhada nesse site.
http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br
Ele te ajuda a escolher a melhor distribuição de acordo com o seu perfil.
É só responder umas perguntinhas. No final ele mostra as distros mais indicadas pra você.
Dá uma olhada nesse site.
http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br
Ele te ajuda a escolher a melhor distribuição de acordo com o seu perfil.
É só responder umas perguntinhas. No final ele mostra as distros mais indicadas pra você.
Gentoo. Simples, eficiente e limpo.
Eu gosto muito do Mint.
Ele é baseado no Ubuntu/Debian, então tem todos os pacotes que as referidas distros tem.
Eu comecei a usar na época que o Unity tava muito bugado (no meu notebook). Não tive que fazer uma modificação sequer, pra começar a usar.
Uso Ubuntu há uns cinco anos, nunca tive problemas.
Comecei a pouco tempo a mexer com o Linux. Comecei com o Opensuse e estou gostando bastante
Eu acho muito pessoal a escolha da distro na hora de utilizá-la para qualquer ambiente. Tirando as distribuições voltadas para servidores, isso levando em consideração que você utilizará a distro para programar e não para rodar o sistema, as que possuem ambiente desktop já irão satisfazer suas necessidades na hora de programar. Eu acho o Debian uma ótima distribuição Linux.
Escolha uma distro que tenha uma comunidade grande e ativa.
A interface gráfica não deve ter grande impacto sobre a produtividade. Gnome, KDE, Cinnamon e tantas outras … aproveite os livecd’s ou “liveusb’s” e experimente as distros e sua variedades.
No desktop em casa uso o Ubuntu, no note uso Kubuntu, já usei Mint, debian, fedora e diversas outras … a produtividade não varia muito.
Outra coisa que pode impactar é o tipo de hardware que usa, por exemplo notebooks com placa hibridas(offboard+onboard) é mais aconselhável usar distros se atualizem rápido para comportar novos recursos/hardware , ubuntu e mint são boas nisso.
[quote=asousaj]Escolha uma distro que tenha uma comunidade grande e ativa.
A interface gráfica não deve ter grande impacto sobre a produtividade. Gnome, KDE, Cinnamon e tantas outras … aproveite os livecd’s ou “liveusb’s” e experimente as distros e sua variedades.
No desktop em casa uso o Ubuntu, no note uso Kubuntu, já usei Mint, debian, fedora e diversas outras … a produtividade não varia muito.
Outra coisa que pode impactar é o tipo de hardware que usa, por exemplo notebooks com placa hibridas(offboard+onboard) é mais aconselhável usar distros se atualizem rápido para comportar novos recursos/hardware , ubuntu e mint são boas nisso. [/quote]
No caso das aceleradoras os drivers vão funcionar para qualquer distro. A canonical possui suporte da valve, e isso quer dizer que a nvidia e a amd precisam seguir a valve de alguma forma. Isso melhorou a qualidade dos drivers para o kernel linux, sendo assim para as demais distros. Na minha opinião o melhor suporte é o da intel, até porque os drivers são open source.
Usa UBUNTU :
1 - Suas duvidas vai estar em qualquer lugar !
2 - Tem muitos blogger de soluções para ubuntu !
3 - Tem mais pacotes de instalação que qlqr outro , o ideal para um programador …
4 - Tem uma central de programas bacana, tem um Ubuntu Uno que faz backup pra vc.
Eu uso Windows, pq é comodo !
Tudo que eu quero installar é so clickar no .exe e ser feliz .
Cancei de ficar copiando arquivos para um lado e pra outro e dando permissões !..
Se pegar virus, ou dar “merda” … $~: format c:/ e abraços õ/
Quando se sabe configurar Usuários/Grupos/Pastas não tem sofrimento algum
[OFF]
Uso diariamente 60% Win7 e 40% Ubuntu … aqui rola de boa os 2.
asousaj
Obrigado pela correção
rsrs"
Quando se sabe configurar Usuários/Grupos/Pastas não tem sofrimento algum <<< Isso não é ficar dando permissão ???
Um usuário pode pertencer a um ou mais grupos.
Basta adicionar permissões do grupo na pasta mãe.
Também tem de ter organização, eu coloco na pasta /opt minhas IDE’s, servidores de aplicação, containers … Demais coisas organizo em subpastas na minha home.
Um ou outro arquivo de configuração do sistema é protegido nada que um simples “sudo nano” não resolva.
Mas respeito sua opinião, cada um deve usar o que gosta, afinal pra Java tanto faz Linux/Win/Mac. Claro quem aplicações especificas faz diferença, .net em linux/mac não rola.
[quote=faeldix]Eu uso o ubuntu e to gostando MUITO. So que o linux ainda (na minha opiniao) precisa das ferramentas da adobe pra se transformar.
Num local legal pra programar. (O Gimp é HORRIVEL e o Inkscape quebra um galho.)[/quote]
Mas ein? O que as ferramentas da adobe tem a ver com programação? A única que sei que dá pra programar é o Dreamweaver mas que é horrível, então vi muito pouca gente usando…
Ferramentas da adobe são ferramentas para designers e não programadores…
Respondendo ao tópico. Gosto muito do fedora, o Ubuntu pra mim tem deixado a desejar em algumas coisas. Estou testando o opensuse por indicação de um amigo, também estou gostando bastante.
Eu estou usando o elementaryOS só pra fingir que eu tenho um macbook
[quote=Kazdum]Eu estou usando o elementaryOS só pra fingir que eu tenho um macbook
[/quote]
Linux tem umas interfaces graficas tão incriveis e você usa copia de uma interface de outro sistema?
Então, esse lance de qual é a melhor distribuição e muito contraditório, pois você pode “customizar” a distro a sua vontade. Eu uso o openSuse e não tenho o que reclamar dele. Para que você possa escolher uma distro, olhe este artigo com varios pontos fortes e fracos das mais conhecidas… http://vivaolinux.com.br/download-linux/
[quote=Slow17][quote=Kazdum]Eu estou usando o elementaryOS só pra fingir que eu tenho um macbook
[/quote]
Linux tem umas interfaces graficas tão incriveis e você usa copia de uma interface de outro sistema? :D[/quote]
dexa eu brinca de ser hipster descolado
[quote=Kazdum][quote=Slow17][quote=Kazdum]Eu estou usando o elementaryOS só pra fingir que eu tenho um macbook
[/quote]
Linux tem umas interfaces graficas tão incriveis e você usa copia de uma interface de outro sistema? :D[/quote]
dexa eu brinca de ser hipster descolado [/quote]