Estou fazendo um projeto e tenho algumas dúvidas em relação a divisão e validação.
Costumo usar [color=“orange”]3 pacotes[/color] para montar o sistema:
[color=“red”]> entidade:[/color] Classe que possui os métodos get’s e set’s de cada atributo. Nas classes de entidade, não uso nada de Swing ou AWT, não uso nda gráfico, por exemplo JOptionPane.
[color=“red”]> persistencia:[/color] Classe que possui os métodos de interação com o banco de dados. Método para gravar, excluir, alterar e consultar um tipo de objeto. Para cada classe de entidade, faço uma classe de persistência. Nas classes de persistência sigo as mesmas regras das de entidade, não uso nda gráfico.
[color=“red”]> fronteira:[/color] Telas do sistema. Instancia uma classe de entidade e uma de persistência para interagir com o banco de dados.
[color=“blue”]Minha dúvida é saber aonde coloco as validações dos campos.[/color]
Por exemplo, uma tela de cadastro de funcionários, aonde o usuário do sistema tenha que preencher o nome do funcionário, data de nascimento e cpf. Antes de cadastrar os dados, eu tenho que validar (saber se o campo está preenchido, se tem caracteres estranhos, se a data está correta, se o cpf tem os números certo), mas aonde posso colocar esses métodos de validação?
Me disseram para criar um pacote “controle” e para cada classe de entidade uma classe de controle da mesma, com os respectivos métodos de validação.
Nessa classe de controle, eu teria que seguir o mesmo esquema das entidades e persistências, tirando qualquer coisa que seja gráfico?
Alguém tem alguma idéia??
Vlw!