Divisão por Zero

Fonte:

http://under-linux.org/6552-sera-o-fim-da-interrupcao-division-by-zero.html

Simples, mas “do mal”.

Eu entendi como ele chegou nessa conclusão, mas no que isso ajudaria diretamente ou indiretamente o processo? Somente que ao invés de lançar “NaN”, usando aritmética de ponto flutuante, vai lançar “nullity”? Esse “nullity” vai ser tratado como o i em raízes de números negativos, ou seja, sem resolução nos reais? Ainda sou um vestibulando curioso por matemática, sem conhecimento além do básico de álgebra aplicada a computação.

Até!

se 1/0 = null

então:

1 + null ?
3 * null ?
null * null ?
null / null ?
1/null ?

De acordo com a Wikipedia sobre o assunto( http://en.wikipedia.org/wiki/Transreal_number ou http://en.wikipedia.org/wiki/Nullity_(transreal)) as respostas seriam o seguinte:

RETIFICADO

Olha o novo Chuck Noris aí!

Hehe…

Imaginem a cara do piloto de um avião que vê em uma tela:

:twisted:

Cara sem noção… Mas acho que o nullity deve ter sua utilidade sim, como os complexos possuem (ok, em situações bem específicas, mas já é alguma coisa). É bom algo que vem para quebrar nossos conceitos.

Longa vida ao nullity :!:

1200 anos sem solução??? pra reinvertar o null ???
ele nunca ouviu falar do NullPointerException? huauhauh :slight_smile:

[quote=dbispo]Hehe…

Imaginem a cara do piloto de um avião que vê em uma tela:

:twisted:

Cara sem noção… Mas acho que o nullity deve ter sua utilidade sim, como os complexos possuem (ok, em situações bem específicas, mas já é alguma coisa). É bom algo que vem para quebrar nossos conceitos.

Longa vida ao nullity :!: [/quote]

Tem uma história parecida mas com um navio na wikipedia. Links:
Divisão por zero:

Barco encalhado:

Até!

[quote=dbispo]como os complexos possuem (ok, em situações bem específicas, mas já é alguma coisa). [/quote]Números complexos são bastante úteis… Boa parte das inovações tecnológicas que vemos ai foram possíveis com a ajuda deles. Quem aqui já ouviu falar das transformadas de Fourrier e Laplace, por exemplo? Se você for estudar alguma engenharia provavelmente vai ver uma disciplina chamada análise de sistemas dinâmicos e vai perceber a importância dos números complexos.

Vamos voltar ao comecinho das aulas de cálculo 1:

Números reais: corpo ordenado completo arquimediano.

Um conjunto com esses números aí não tá parecendo ter essas propriedades pra mim, o que significa que um monte de teorema útil (para matemáticos) não pode ser provado. Só serve pra computação mesmo…

Me diz qual o grande ganho, tratar para que o programa não faça divisão por zero ou tratar pra ver se uma divisão não retornou o tal nullity ??

Não vejo muita diferença.

[quote=sapulha]Me diz qual o grande ganho, tratar para que o programa não faça divisão por zero ou tratar pra ver se uma divisão não retornou o tal nullity ??

Não vejo muita diferença.[/quote]

Alguem conhece alguma coisa q use raio laser?

Bem, foi um negocio que inventaram e levaram anos pra desconbrir pra que servia.
Todo (ou quase todo) calculo em circuitos ultilizam raiz negativa… números complexos no caso.

Se isso ainda não tem utilidade, vai ter, heheheheh

VELO

Eu gostei desta resposta. Resumindo, ele diz que qualquer um é livre para brincar com os sistemas axiomáticos que quiser, mas o sistema do cara perde um monte de propriedades desejáveis (como a Bani sugeriu) e, por isso, é irresponsável ensiná-lo para os estudantes ao invés do corpo R normal. Além disso, parece que a idéia não é tão nova assim.

Realmente sou leigo neste assunto, mas por experiência própria, antes usar Java, precisei em um pequeno projeto, do resultado da divisão de um número real por zero e então a expectativa era de um número enorme, o maior possível o que me fez crer que qualquer número real dividido por zero dê como resultado Infinito e fui feliz, ao me antecipar e considerar como resultado da divisão de um número real por zero algo como 999999999999999, pois tinha necessidade de precisão de 3 dígitos decimais o que pra mim foi perfeito. Até que estes tempos, dando uma olhada sobre a biblioteca matemática do Java e pra minha surpresa, também pra Java, o resultado de um número dividido por zero é Infinito.

[]'s

Só pra complementar onde li isto, e no caso, para número de pontos flutuantes é que o resultado é infinito.

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=6951

O problema desse cara é que ele define um conjunto que não forma um anel, isso faz com que seja basicamente inutil, pois quase tudo que temos de álgebra e topologia depende dessa propriedade.

Acho mais facil acreditar que seja uma piada que o cara esteja realmente levando a sério isso. Ele simplesmente definiu um conjunto de brinquedo que tem uma propriedade curiosa e zero utilidade para todo o resto da matemática.

[quote=velo]
Alguem conhece alguma coisa q use raio laser?

VELO[/quote]

Tomografia computadorizada (simplificando) é baseada em auto-valores de matrizes. Lembram de algebra linear? Pois entao, a raiz do seu polinomio caracteristico pode ser complexo… e ai os complexos ajudam…

Como ja foi comentado tambem, o mais basico de equacoes diferenciais ordinarias é o estudo das esquacoes lineares, que envolvem polinomios com raizes complexas. Ai voce fala, mas e dai? E dai que sem elas a petrobras nao saberia como o fluxo do petroleo funciona em relacao aos gases dentro de uma bolsa (edps), ou nao exisitiria matematica financeira (edps), ou ainda um satelite nao conseguiria mexer direito no espaco (teoria do controle).

Abraço

Guilherme

Nem os médicos teriam os novos analizadores de capilaridade dos vasos sanguíneos,prevenção de erupçoes por análise de fluxos piroclásticos, os atuais estudos de Proteômica…

Concordo com o Louds, cara mais parece “estar brincando” de teorizar…
Uma hora dessas eu vou brincar também… :twisted:

Bom… na minha opinião…

O cara que inventou isso, não deve ser casado… ou não deve gostar de mulher… deve ser um nerd (pensando que é um deus), que provavelmente não tem video-game (tmb) e fica o dia inteiro no computador tomando coca-cola (light).

Se o cara tivesse inventando algo interessante ou pelo menos tivesse descoberto algo (como aquele cara que conseguiu burlar a segurança de sistemas Java estourando buffers através do calor dos processadores)…

heheeheh

Um cordial abraço a todos,
Daniel Vieira Costa

Toda mudança de paradigma recebe resistencia do status-quo vigente.

Uma coisa q devemos nos acautelar é com relaçao a pecinha atrás do teclado chamado ‘jornalista’. Cansei de ver esses caras fazendo entrevista com cientistas e depois escrever um monte de bobagem, nao entenderam nada, fazem um puta sensacionalismo em cima sem se preocupar ou respeitar os conceitos e as condiçoes nais quais estes se aplicam, …e ainda ficam se achando os caras ‘cabeça’; vai encontra-los às tropas em revista superinteressante, terra e essas do genero.

Em junho desse ano estive numa conferencia em sj dos campos em que um americano muito sorridente ($$$) apresentou, no inpe, um projeto - em vias de conclusão - de transistores com base na teoria do caos. Promete revolucionar os chips, aumentando muito a perfomance. Fiquei maravilhado na hora, mas depois confesso reticente, eh uma promessa muito grande.
Mudar conceitos tão enraizados como div zero não eh facil mesmo pra quem está acostumados a mudanças como os computeiros, só que essa não seria + um update de versao e sim quebra de algo q temos por verdade absoluta.

Toda novidade deve ser avaliada (tentar) sem preconceitos. Se o nulity terá aplicação em computação acho convém esperar; não li o artigo, mas pode ser + uma ‘forte emoção’ de jornalista ‘alegre’ entusiasmado com a novidade.

Não sejam inquisidores, questionar, criticar, avaliar, discutir tudo devemos, condenar ainda eh muito cedo. Vou aguardar de :shock: .