Divulgação de Trabalho

Galera, sou analista de Sistemas, e programo em algumas linguagens como Java, JS, C, PHP, e por ai vai.

  1. duvida é o seguinte, se voces tivessem que fazer um software que a unica duvida seria não a respeito de performance, nem nada desses detalhes, mas sim em questão de compatibilidade com browsers. Voces fariam desktop ou enfrentariam as incompatibilidades na web? Só quero fazer um levantamento de preferencia. Por favor digam porque hehe ajuda muito na escolha.

  2. Para divulgar o serviço, oque voces utilizam? esses sites como comunica Geral ou jobrapido e afins tem resultado? alguem tem uma conta la?
    oque da mais resultado, criação, manutenção ou suporte ao sistema?

estou meio perdido nesses assuntos, se alguem puder me dar um “norte” de onde começar eu agradeço desde já. Obrigado

A questão desktop x web, acho que vai mais do foco do sistema, acho que alguns ainda funcionam melhor no desktop. Entao acho que a escolha deveria ser nesta linha, e não somente pelos problemas de compatibilidade dos browsers.

Sobre os browser acho que jQuery, Twitter Bootstrap, e afins1 ja resolvem estas questões para o desenvolvedor!

certo. e a questao de divulgação?
no caso estou pensando em criar um sistema para uma pizzaria. Acho que desktop seria o ideal. Porque online é sem chance… nao acho que um sistema pode sobreviver sendo online sendo que a internet pode cair. E 5 min sem internet é 5 min sem sistema, acho que ele pode ter até mesmo dois bancos. Um para backup lá no servidor web, e outro local. Oque acha?

[quote=denisspitfire]certo. e a questao de divulgação?
no caso estou pensando em criar um sistema para uma pizzaria. Acho que desktop seria o ideal. Porque online é sem chance… nao acho que um sistema pode sobreviver sendo online sendo que a internet pode cair. E 5 min sem internet é 5 min sem sistema, acho que ele pode ter até mesmo dois bancos. Um para backup lá no servidor web, e outro local. Oque acha?[/quote]

Denis,

não faça em desktop. Já existem ferramentas para vc resolver qq tipo de problema em desenvolvimento web.

ok, mas e a questão da internet? Não posso garantir 100% de funcionamento com quedas de internet.

Se for desktop, ele pode “atualizar” o banco ao inves de sempre usar um banco de dados.

Sua aplicação é para uma pizzaria… Certamente você precisará utilizar impressoras fiscais. Aí, mesmo fazendo uma aplicação Web, em algum momento você teria que lidar com a impressora fiscal, o que implicaria na criação, no mínimo, de uma applet… Outro ponto: é uma pizzaria, certo? Coisa pequena? Software para pizzaria delivery? Provavelmente o cara vai querer comprar um computador só.

Quanto a ser ou não Web, lembre-se que a aplicação pode ser “estruturalmente” web, mas na verdade ser uma aplicação de intranet: só funciona na rede de computadores da empresa. Esta é uma solução típica em várias empresas…

Uma grande vantagem do desenvolvimento “web” é a centralização da gerência de configuração:

Se você faz uma aplicação desktop e tem 10 máquinas “rodando” a aplicação, se você atualiza um software em desktop terá que atualizá-lo em 10 máquinas. E em cada uma delas pode “dar chabu”. Já vivi isto muitas vezes, e mexer com máquina de cliente é muuuuito chato, desgastante, e grande candidato para gerar stress no relacionamento com seu cliente.
Por outro lado, se você faz uma aplicação Web, você atualiza o servidor e todas as máquinas já estão atualizadas “automaticamente”.

hummmm é verdade… tem vantagens

[quote=denisspitfire]ok, mas e a questão da internet? Não posso garantir 100% de funcionamento com quedas de internet.

Se for desktop, ele pode “atualizar” o banco ao inves de sempre usar um banco de dados.[/quote]

Conforme já foi dito, não é porque uma aplicação será web que vai precisar necessariamente acessar a internet. Aqui, o significado de aplicação web é que sua utilização será feita através de um browser para a interface com o usuário e servidor para persistência e regras de negócio. Então, sua aplicação web pode perfeitamente rodar numa rede local, sem precisar da internet.
Não se esqueça que o Java também fornece a tecnologia webstart, pouco comentada, e que elimina aquele problema citado de ter que configurar todas as máquinas individualmente num sistema desktop tradicional. Com o webstart vc poderá separar a view do resto do sistema pois o usuário poderá baixá-la, sendo que as regras de negócio e persistência continuarão no servidor e fornecer atualizações fáceis de serem instaladas. Além disso, sua interface continuará a ser desktop.
Então, avalie se realmente é necessário que a interface seja web. Não sei se vc entendeu, mais eu quis dizer que seu sistema pode ser distribuído ou com arquitetura cliente-servidor e continuar sendo um sistema com interface desktop.

[quote=luzales][quote=denisspitfire]ok, mas e a questão da internet? Não posso garantir 100% de funcionamento com quedas de internet.

Se for desktop, ele pode “atualizar” o banco ao inves de sempre usar um banco de dados.[/quote]

Conforme já foi dito, não é porque uma aplicação será web que vai precisar necessariamente acessar a internet. Aqui, o significado de aplicação web é que sua utilização será feita através de um browser para a interface com o usuário e servidor para persistência e regras de negócio. Então, sua aplicação web pode perfeitamente rodar numa rede local, sem precisar da internet.
Não se esqueça que o Java também fornece a tecnologia webstart, pouco comentada, e que elimina aquele problema citado de ter que configurar todas as máquinas individualmente num sistema desktop tradicional. Com o webstart vc poderá separar a view do resto do sistema pois o usuário poderá baixá-la, sendo que as regras de negócio e persistência continuarão no servidor e fornecer atualizações fáceis de serem instaladas. Além disso, sua interface continuará a ser desktop.
Então, avalie se realmente é necessário que a interface seja web. Não sei se vc entendeu, mais eu quis dizer que seu sistema pode ser distribuído ou com arquitetura cliente-servidor e continuar sendo um sistema com interface desktop.[/quote]

É. Realmente, o java web start é um recurso interessante. Porém, acho que é porque já sou gato escaldado, eu evito ao máximo coisas que dependem de instalação na máquina do cliente. E o java web start acaba instalando o java na máquina do cliente, para rodar a aplicação. Infelizmente, existem circunstâncias em que isto é inevitável, por exemplo, para acessar dispositivos específicos. Mas, se precisar, tenha em mente que cada um dos usuários da sua aplicação vão tentar culpar você por alguma coisa que não está funcionando na máquina dele… É clássico!
“Pô, o seu programa mandou instalar o java aqui, agora não consigo mais rodar a aplicação Y”…
“Pô, um programa aqui só funciona com java 1.3 e agora seu programa instalou o java 5 e melou tudo!”
“Ô, seu programa instalou uma tal xxx.dll e agora o meu sistema Z não funciona!”

e por aí vai…

certo, mas a divulgação da ferramenta ainda continua sendo extremamente ruim… oque voces usam para divulgação?

Divulgação? O que vc quis dizer com isso?

por exemplo, voce não somente pega serviços por indicações de outros clientes… nem sai batendo de porta em porta… quais os meios utilizados??

Certeza que vc é Analista de Sistemas? Seus questionamentos não parecem de um profissional desse tipo.
Sem mais.

what???
acho que não sou obrigado a saber, ou ter conhecimento de marketing…
correto? pois até mesmo nem em faculdade nem em curso nem se quer mencionaram algo do genero… O.o

Sobre a divulgação:

Isto vai depender muito da sua clientela base… Feiras especializadas da área de cozinhas industriais/ pizzarias são um investimento alto, mas acredito que são uma fonte importante de divulgação. Revistas especializadas no segmento de restaurantes e alimentação também são outra fonte.

Existe um certo “boca-a-boca” também, mesmo neste segmento.

Não se pode negar que um site com uma boa otimização de Search Engine é muito importante.

Aqui em São Paulo/Capital, existe uma rua especializada em equipamentos para cozinhas industriais. Quem procura equipamentos para pizzaria pode estar interessado em software para pizzaria…

Mas, antes de mais nada, uma vez que nem sequer o software você tem ainda, chegar junto de pizzarias e bater um papo sobre os interesses e necessidades deles é fundamental.

Mas estas é uma opinião leiga da minha parte, porque não comercializo software. Minha família tem um restaurante, porém, e com isto tive algum contato com a área neste sentido.

[quote=abmpicoli]Sobre a divulgação:

Isto vai depender muito da sua clientela base… Feiras especializadas da área são um investimento alto, mas acredito que são uma fonte importante de divulgação. Revistas especializadas no segmento de restaurantes e alimentação também são outra fonte.

Existe um certo “boca-a-boca” também, mesmo neste segmento.

Não se pode negar que um site com uma boa otimização de Search Engine é muito importante.

Aqui em São Paulo/Capital, existe uma rua especializada em equipamentos para cozinhas industriais. Quem procura equipamentos para pizzaria pode estar interessado em software para pizzaria…

Mas, antes de mais nada, uma vez que nem sequer o software você tem ainda, chegar junto de pizzarias e bater um papo sobre os interesses e necessidades deles é fundamental.

Mas estas é uma opinião leiga da minha parte, porque não comercializo software. Minha família tem um restaurante, porém, e com isto tive algum contato com a área neste sentido.
[/quote]
entendi… é que umas das questões são. Saber fazer um sistema eu sei, até mesmo trabalho com isso. Mas por onde começar, regra de negocio e imaginar plenamente como seria um produto final é um desafio e tanto pra mim ainda. Vou seguir seu conselho e dar uma pesquisada em algumas pizzarias.

Complementando:

Já posso adiantar alguns sistemas que talvez sejam similares ao que você está querendo criar: procure no google por “MisterChef”

[quote=denisspitfire]Galera, sou analista de Sistemas, e programo em algumas linguagens como Java, JS, C, PHP, e por ai vai.

  1. duvida é o seguinte, se voces tivessem que fazer um software que a unica duvida seria não a respeito de performance, nem nada desses detalhes, mas sim em questão de compatibilidade com browsers. Voces fariam desktop ou enfrentariam as incompatibilidades na web? Só quero fazer um levantamento de preferencia. Por favor digam porque hehe ajuda muito na escolha.
    [/quote]

Compatibilidade com browser só depende do HTML que vc usar. O como ele é escrito não importa (se java ou c ou php). essa é a maravilha do html.
Desktop vc browser resume-se a : vc precisa usar periféricos como impressora etc… ? então desktop. Vc argumenta que o desktop tem que ser configurado, ok. A impressora também. Logo, esse argumento é vazio porque sempre que vc tem um PDV, vc tem que o configurar.
A tecnologia webstart (JWS) é a real alternativa para vc ter um cliente dektop e ainda assim ter as vantagems web (centralização de configurações e dados). Um unico banco de dados etc… Se vc pensar em 2 sistemas , um no PDV e um central e uma internet no meio que pode cair, então vc precisa de uma arquitetura “sometime-connected” como se usa em celulares. Não é simples, mas é possivel. O ideal , como já disseram seria um sistema intranet. Para pizzarias isso funciona bem desde que não seja uma franquia. Para a franquia vc poderia ter um versão mais parruda com uma arquitura mais robusata porque a franquia pode pagar mais.

Por outro lado, o fato do PDV ser desktop não singnifica que todo o sistema tem que ser. O backoffice por ser web normal. Onde o cara cadastra as pizzas e vê as vendas ,etc…

[quote]
2. Para divulgar o serviço, oque voces utilizam? esses sites como comunica Geral ou jobrapido e afins tem resultado? alguem tem uma conta la?
oque da mais resultado, criação, manutenção ou suporte ao sistema?

estou meio perdido nesses assuntos, se alguem puder me dar um “norte” de onde começar eu agradeço desde já. Obrigado[/quote]

O melhor divulgador é o Google. Parece irreal mas é.
O seu foco então seria criar um site que publicita o produto, explica o que ele faz, tem screenshots , essas coisas e claro tem algum mecanismo para as pessoas encomendarem um ou pedirem um demo ou alguma forma de interação. Este site tem que tem um bom SEO (Search engine Otimization) para ser encontrado.
Por exemplo, vc quer que quando alguem digitar “software para pizzaria” vc seja o primeiro a aparecer. Outra opçção é usar o Google Adds para comprar anuncios que aparecem em páginas e publicitam o seu produto.
Outra opção é entender como os clientes encontram vc e/ou como eles tentaram encontrar para vc entender o fluxo de pensamento e se posicionar. Por exemplo, se - supondo- 90% dos seus clientes a primeira coisa que fizeram foi procurar nas páginas amarelas - então é lá que vc deve colocar os seus anuncios. ( o exemplo é só um exemplo, hoje em dia o google é as páginas amarelas, então … )

Outra opção é mais tradicional que é mandar um folheto para as pizzarias. Isto é mais caro que fazer um site, e provavelmente tem o mesmo efeito (eu acho).

obrigado pelas dicas. Vou tentar colocar em pratica, primeiro por fazer o sistema.