Pessoal, alguém poderia me citar boas referências (links, livros) sobre como documentar um software?
Sou um programador experiente mas não possuo muita experiência neste assunto.
Esse é um assunto que gera MUUUUUIIIITA (mas MUITA MESMO) controvérsia. Em algumas décadas 1,5 pra ser mais exato eu conhecia “A Fantástica Fábrica de Software”. Um lugar mágico onde uma linha de produção faria com que magicamente um Software saísse pronto e funcionando, no prazo, no custo e com muita qualidade. A partir desse conceito conheci a Engenharia de Software, que explicava os processos dessa linha de produção e durante algumas fases desse processo, eu conheci vários documentos, os maiores, melhores e mais bonitos que você possa imaginar.
Fiquei encantado com as mais variadas formas e tamanhos de documentos e já sentia o prazer de ter que fazê-los para resolver o problema do meu cliente.
Foi aí que me deparei com a Fábrica rival, que ficava bem na frente da antiga. Ela dizia que nada daquilo que a outra fazia era legal, que era muita burocracia, que os processos eram arcaicos e que se você seguisse a mais moderna linha de produção inventada por eles (que era meio que SUbway, onde você monta seu sanduíche) tudo daria certo e o Software seria entregue no prazo (que agora eram mais curtos e divididos em etapas).
Acontece que anos depois percebi que o grande problema de ambas as fábricas é que “todas” (a maioria pra ser mais exato) as atuais linhas de montagens, sofriam por conta de 2 fatores fundamentais:
1 - Elas haviam esquecido sua natureza e vendido seus princípios (quem manda mesmo é a $$);
2 - Elas dependem exclusivamente de “Pessoas alinhadas” (pensamentos, atitudes, objetivos e metas) para que dêm certo;