Documento admissional - Ajuda por favor :(

Oi pessoal.

Bom, resumindo, eu fui contratado por uma empresa para analista CLT e no meu curriculo estava como “Tecnico em Informatica - Formado”, mas para me formar ainda falta meu TCC (somente isso). Nos documentos admissionais, eles estao pedindo copia do meu diploma. O que eu digo?

Obs…: Tenho vasta experiencia comprovada em CLT na minha funcao, estou com medo apenas dessa copia de diploma, que eu ainda nao tenho.

Me ajudem…

Att,
Rafael

[quote=rafael.cs]Oi pessoal.

Bom, resumindo, eu fui contratado por uma empresa para analista CLT e no meu curriculo estava como “Tecnico em Informatica - Formado”, mas para me formar ainda falta meu TCC (somente isso). Nos documentos admissionais, eles estao pedindo copia do meu diploma. O que eu digo?

Obs…: Tenho vasta experiencia comprovada em CLT na minha funcao, estou com medo apenas dessa copia de diploma, que eu ainda nao tenho.

Me ajudem…

Att,
Rafael

[/quote]

Porque você não citou isso na entrevista ?

Diga a verdade, na empresa que trabalho nesse caso você seria contratado como técnico.

mas eles me contrataram pela minha experiência e não pelo meu técnico, entende?

Eu tenho mais de 4 anos na minha profissão.

Entra em contato com eles e explica que falta o TCC pra terminar o curso. Isso pode ser comprovado com o teu histórico.

Acho difícil encrencarem por causa disso, a menos que seja requisito indispensável para a vaga. O melhor é explicar antes de entregar o histórico no lugar da cópia do diploma, sendo o mais honesto e direto possível – você deixou de esclarecer esse ponto no processo seletivo, mas pensou que não fosse tão grave, uma vez que todos os outros créditos já foram obtidos.

Sempre diga a verdade. Explique para eles a situação.

Você poderia tentar um adiantamento de colação junto a faculdade, corra para entregar o TCC.

Explique a situação e torça para não cancelarem sua contratação.

Algumas empresas podem encarar isso como uma mentira no seu currículo, o que pode ser considerado completa falta de ética por certos contratadores. Dependendo da severidade que tratem a situação, você poderia inclusive sofrer sanções legais (falsidade ideológica), embora isso seja mais comum só quando você já esteve atuando na profissão por alguns anos, e recebeu algum benefício graças a sua titulação.

Claro, se você deixou claro na sua entrevista que ainda faltava o TCC, e quem te entrevistou deixou claro que valorizava era sua experiência profissional, o mais provável é que você poderá explicar o erro e enviar uma versão corrigida do seu currículo para o RH. Nesse caso, seria bom conversar também com quem te contratou para que ele te ajude a explicar a situação.

Mas o ideal é sempre dizer a verdade no currículo e na entrevista.

Matéria interessante sobre o assunto: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/empregos-e-carreiras/noticia/2012/05/as-consequencias-da-mentira-no-curriculo-3757896.html

Na verdade nas entrevistas eles NUNCA me perguntam sobre esse técnico, somente sobre as minhas experiências.

Acabei de enviar um email informando que faltava o tcc e que para isso, o processo era rápido, a princípio ela ignorou isso e já me falou direto dos beneficios da empresa.

eu acho que deu tudo certo, mas estou correndo sim para acabar logo esse tcc.

Olha me desculpe, mais eu não contrataria.
Mais como deu certo, você se deu bem no jeitinho brasileiro de ser.

Na verdade esse negócio de registrar o colaborador como TÉCNICO e para o patrão pagar menos impostos para o Governo. Tenho duas faculdades em universidade pública e duas empresas já me registraram como TÉCNICO e após um ano de experiência nem se quer mudaram a descrição do cargo. Esse sim que é o velho “jeitinho brasileiro” de algumas empresas de T.I. no Brasil.

Isso não faz o menor sentido. A área não é regulamentada, então, não há política de impostos, piso salarial, ou qualquer coisa que impedisse a empresa de te chamar de analista e te pagar uma miséria.

Ou você é engenheiro? Com a engenharia, até pode ser, mas geralmente eles chamam de “analista” e não técnico.

Isso não faz o menor sentido. A área não é regulamentada, então, não há política de impostos, piso salarial, ou qualquer coisa que impedisse a empresa de te chamar de analista e te pagar uma miséria.

Ou você é engenheiro? Com a engenharia, até pode ser, mas geralmente eles chamam de “analista” e não técnico.[/quote]

+1

Acrescentaria que cargo nem sempre tem correlação direta com formação. Se tem formação que o qualifica para ocupar outro cargo, você pode (e deve) se candidatar a esses cargos na empresa atual e no mercado.
No caso de se formar já trabalhando na empresa, já atualizou essa condição no RH? Muita gente esquece…