Olá bom dia, venho por meio deste mais uma vez pedir auxilio aos Srs. do forum, aqui na empresa somos 31 desenvolvedores entre java e delphi, estou com a necessidade de montar um documento voltado para os desenvolvedores java que ira “obriga-los” a ter um certo padrão no desenvolvimento como por exemplo:
- Identação
- Instanciação de objetos/variaveis (Me refiro ao nome da variavel)
- Documentação java doc (Forçar a eles a colocar a descrição do método em java doc na construção do método)
em fim… são N fatores que infelizmente eu não encontro tudo na convenção do java, sobre identação temos o ctrl+f do eclipse, mas defendo muito a tese de que o desenvolvedor tem que ter esse bom senso, o resultado são codigos horriveis, sem padrão variavel “nome_str” em um projeto e no outro “str_nome”, etc…
Então resumindo, gostaria de criar uma convensão para a empresa se você tiver algo do tipo me mande por favor o documento que eu tiro uma base do que preciso fazer e-mail cristianovieirasantos@hotmail.com
um abraço e obrigado.
Sinceramente, não creio que uma “convensão” vá resolver o problema.
Creio que a construção de um documento que padronize a forma como os códigos desenvolvidos em tua empresa devem ser é válida, porém, quem irá regulamentar isto?
Já ouviu falar de code review? Sabe o trabalho que dá?
Existem plugins que permitem definir um padrão, a partir de um XML e validar todos os códigos criados.
Nele pode-se limitar o total de linhas de uma classe, total de métodos, linhas por método, variáveis, ordenação da declaração de variáveis, enfim, tudo o que você imagina.
O próprio eclipse provê uma solução que visa essa questão. Basta ir até o menu Project > Properties e localizar a propriedade Java Code Style.
Ao habilitar a checkbox “Enable Project Specific settings” você pode definir as configurações a serem seguidas.
Porém, tudo isto é inútil se não houver uma politica de qualidade, que regule isto e, principalmente, comprometimento por parte dos desenvolvedores.
Mesmo, por que, é um saco ficar arrumando coisas como método de mais de 500 linhas, com menos de 10 expressões lógicas.