Dois mySQL Servers em um computador

Pessoal, esse fórum não é o mais adequado para essa dúvida, mas é o melhor fórum sobre programação que eu conheço então lá vai.
Eu instalei mySQL no meu computador. Tudo correu bem, meus programas em java com banco de dados funcionando perfeitamente. Então instalei o WampServer para trabalhar com PHP. O Wamp instala automaticamente o mySQL no computador. Daí eu fiquei com duas instalações. Sem problemas, isso já tinha acontecido antes. Mas nas vezes anteriores sempre que eu acessava o mysql, tanto pelo MySQL Query Browser quanto o PHPMyAdmin ou qualquer outro programa usando banco de dados mySQL ele acessava o primeiro mySQL instalado. Mas agora tem acontecido que algumas vezes ele acessa um e as vezes ele acessa outro. Para ficar mais claro, na primeira versão que eu instalei o usuário root tem senha e tem apenas dois bancos e na segunda o usuário root não tem senha e alguns bancos. Os programas em java usam o mysql que eu instalei primeiro. Os sites com PHP usam a segunda instalação. Eu sei que a solução para isso seria apenas apagar uma instalação e copiar os bancos de dados. Mas na verdade eu queria entender porque isso acontece. O que determina qual mysql o computador vai acessar? Como eu faço para mudar de um para outro? Porque das outras vezes que eu instalei o wamp eu continuava acessando a instalação antiga normalmente?
Por favor me ajudem. Quero muito entender o funcionamento disso e não consigo encontrar nada a respeito.

o nome das instancias nao iguais?

você tem 2 mysql instalados na máquina subindo na mesma porta (3306 é a default), ai o quem sobe primeiro, fica no ar :o)

vai em um dos arquivos de configuração do mysql (my.ini geralmente), e muda a porta, geralmente tem uma linha assim:

port=3306

muda para ex:

port=3307

se for no java, na url do jdbc, você usa localhost:3307/nomeDoBanco …

[]'s

ja tive este problema.

Istala uma instancia normal.

Depois copia o arquivo my.ini, modifica a porta e não esqueça de copiar os bancos mysql e test para a etrutura da segunda instância. Sem isso não funciona. Muito cuidado também com os paths (binarios, bancos, logs).

Obrigado pela ajuda gente. Funcionou aqui.