Opa, welington2502!
Cara, comece a trabalhar com objetos diretamente. Você passa objetos para o componente e recupera objetos!
Para criar a sua JComboBox, faça assim:
List<Bairros> bairros = bairrosDAO.getLista();
jcBairro = new JComboBox(new DefaultComboBoxModel(bairros.toArray()));
E, para recuperar o item selecionado:
Com o objeto em mãos, você tem o ID que você precisa!
Espero ter ajudado,
fique com Deus!
welington2502
Agora me bateu uma confusão rsrs
eu ja achava q estava como objetos no array
[code]
e agora esse aqui? o que seria a entidade que vc colocou?
Bairro entidadeBairro = (Bairro) jcBairro.getSelectedItem();
obrigadão até o momento
Nicolas_Fernandes
welington2502:
Agora me bateu uma confusão rsrs
eu ja achava q estava como objetos no array
Não não, você fez um array de Strings (quando usava o nome do bairro) ou um array de inteiros (quando usava o idBairro).
Você tem um array de objetos como faz da maneira que te mostrei.
Faça o teste: Adicione um Listener na JComboBox e coloque o seguinte código na hora que você mudar o item selecionado:
List<Bairros> bairros = bairrosDAO.getListaBairro();
Você instancia a sua JComboBox e passa um modelo pra ela. Esse modelo trata de preenchê-la. Você não precisa daquele foreach teu.
welington2502
Me desculpe ainda estou meio que perdido; :oops:
esse codigo esta correto?
Note que eu coloquei um print para ver se esta extraindo do banco e esta. funcionando normal essa parte, porém na hora de preencher o o combobox nao esta com o novo codigo.
publicList<Bairros>getListaBairro(){try{List<Bairros>bairro=newArrayList<Bairros>();stmt=con.prepareStatement("select idbairro, bairro from cadastro_bairros order by bairro");rs=stmt.executeQuery();while(rs.next()){Bairrosbairros=newBairros();bairros.setIdBairro(rs.getInt("idbairro"));bairros.setBairro(rs.getString("bairro"));bairro.add(bairros);System.out.println("Classe BairrosDAO: "+rs.getInt("idbairro")+" - Bairros: "+rs.getString("bairro"));}rs.close();stmt.close();returnbairro;}catch(Exceptione){System.out.println("Erro ao preencher o combobox"+e.getMessage());}returngetListaBairro();}
E esse está correto ou seria em outro lugar? pois estou fazendo assim estou colocando o preencherComboboxBairro() dentro do formWindowOpened para iniciar com a tela
Coloca isso:List<Bairros> bairros = bairrosDAO.getListaBairro();
No construtor da classe!
welington2502
ainda nao funcionou.
Já estou ficando sem graça de ficar te incomodando rsrs
Coloquei ele no construtor e nada ainda.
public Cadastro_Clientes() {
List<Bairros> bairros = bairrosDAO.getListaBairro();
setLocation(550, 210);
Tema tema = new Tema();
initComponents();
}
abs
Nicolas_Fernandes
Você tá fazendo com o Matisse do Netbeans?
Se estiver, clique em Propriedades da sua JComboBox, edite o código e coloque lá:
Sim eu uso o netbeans… vejo muita gente reclamando, sou iniciante e fazer o codigo na mão é dificil para quem esta começando, eu tenho o eclipse aqui no meu pc tbm, porem é bem dificil fazer no codigo cru e no netbeans ja tenho um pouco de facilidade pq ja tem muitas coisas, prontas só precisa ajustar o codigo.
agradeço muito a sua paciencia e ajudou sim agora q vc ja deu a dica vou tentar rachar a cabeça
obrigadão.
Nicolas_Fernandes
welington2502:
Sim eu uso o netbeans… vejo muita gente reclamando, sou iniciante e fazer o codigo na mão é dificil para quem esta começando, eu tenho o eclipse aqui no meu pc tbm, porem é bem dificil fazer no codigo cru e no netbeans ja tenho um pouco de facilidade pq ja tem muitas coisas, prontas só precisa ajustar o codigo.
agradeço muito a sua paciencia e ajudou sim agora q vc ja deu a dica vou tentar rachar a cabeça
obrigadão.
Como você acabou de dizer: você é iniciante. Cara, inicie pelo caminho das pedras. Faça suas interfaces na mão, na unha, na raça ou quaisquer adjetivos que inventaram pra situação. Antes de começar a usar um gerenciador de leiautes, você tem que saber os princípios do mesmo.
Você coloca um layout de grade e joga alguns componentes dentro dele. Você sabe como funciona? E se um dia precisar fazer a mão? Você tem que saber o princípio pra depois usar a facilidade.
Recomendo fortemente que você faça seus formulários na mão para aprender.