Eu já comecei a estudar [color=blue]Java[/color] algumas vezes e parei no meio do caminho (ou mudava de linguagem). Depois de algum tempo recomeçava tudo de novo… já fiz isso umas 5 ou 6 vezes nos últimos 4 anos. Percebi que tinha certos sonhos/objetivos distantes e o pior: eu não havia estabelecido nenhuma meta para eles!
Agora tudo mudou. Estou decidido a estudar Java e tenho um objetivo (e metas!) que há muito gostaria de realizar e pretendo usar ele como força propulsora para meus estudos! O de construir um jogo de [color=green]Xadrez[/color] assim como o [color=darkred]IXC[/color] ( http://www.ixc.com.br/ ), só que permitindo jogar contra a máquina também. Será software livre e totalmente em Java! Além disso eu queria construir uma série de tutoriais ensinando novos jogadores, de várias idades. Esses tutoriais podem ser inclusive em forma de animação no tabuleiro (como alguns jogos de Xadrez têm, como o Chessmaster, por exemplo), quem sabe outros recursos como vídeos, animações 3D, tudo material livre, disponível para quem quiser pegar e usar e implementar.
Obviamente esse não é trabalho para uma pessoa, ainda mais se tratando de um programador iniciante como eu. Porém é um objetivo para longo prazo e por ser software livre, provavelmente encontrarei outras pessoas interessadas em difundir o Xadrez livremente e ajudar com este grandioso projeto.
Mas o intuito desse tópico não é fazer propaganda e nem encontrar interessados neste projeto, ainda. O que eu quero é saber duas coisas:
[size=16]1) Do pessoal mais experiente que tem aqui, qual a sua opinião? Você acha que é possível de se dominar o Java SE em 4 meses, estudando 3 horas por dia, todos os dias? [/size]
A verdade é que a opinião de vocês não vai mudar a minha determinação em estudar! Porém gostaria de saber se estou sendo realista com o prazo ou se 4 meses é pouco tempo?
[size=16]2) Quais os tópicos que preciso saber para dominar a linguagem padrão?[/size]
Tenho aqui o livro [color=yellow]Java - Como Programar[/color] 4ª edição dos Deitel (aquele de capa amarela, de 2004) e o livro é muito bom, bem explicado, porém os exercícios do livro são bastante chatos. Se eu ler ele inteiro e fizer todos os exercícios é o suficiente para atingir esse objetivo? Existe algum livro de exercícios complementares? Ele não está desatualizado? Tudo que tem ali ainda é útil?
Tudo o que tenho aqui é o que consta no índice do livro.
[color=blue]Os tópicos do livro:
[list]Java Desktop e applets[/list]
[list]Estruturas de Controle[/list]
[list]Métodos[/list]
[list]Arrays[/list]
[list]Programação baseada e orientada a objetos[/list]
[list]Strings e Caracteres[/list]
[list]Imagens Gráficas e API Java 2D[/list]
[list]Componentes de interface gráfica com o usuário[/list]
[list]Tratamento de exceções[/list]
[list]Multithreading[/list]
[list]Arquivos e Fluxos[/list]
[list]Redes[/list]
[list]Multimídia[/list]
[list]Estruturas de Dados[/list]
[list]Pacotes de utilitários e manipulação de bits[/list]
[list]Coleções[/list]
[list]Java media framework e Java Sound[/list]
[list]Conectividade de Banco de Dados Java (JDBC)[/list]
[list]Servlets[/list]
[list]Invocação Remota de Métodos[/list]
[list]JavaBeans[/list][/color]
E isso é tudo? Existe algo aí para ser ignorado por ser ultrapassado ou algo a ser acrescentado?
Aguardo as opiniões. Obrigado.