Driver Mysql:Erro

8 respostas
Raafer

Bom pessoal tentei procurar aki no forum alguns posts relacionados a minha duvida mas nenhum se aproximou.
Estou iniciando um exercicio para conexão com banco de dados Mysql e me deparei com o seguinte erro:

java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql//localhost/Teste at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source) at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source) at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:17) at br.com.caelum.jdbc.TestaConnection.main(TestaConnection.java:9)
Acho que pode ser com relação ao driver do mysql, mas nao sei ao certo onde devo coloca-lo para que nao de mais erros.

Agradeço a ajuda

8 Respostas

Andre_Fonseca

oi,

coloque o código do seu projeto, onde tenta criar a consulta

você está fazendo o classForName() ?

se sim e estiver tudo ok você precisa colocar o driver do MYSQL no build path do projeto ou então se for uma aplicação web no diretório WEB-INF/lib já é o suficiente

este erro está acontecendo porque sua aplicação não está achando o driver do MYSQL

abs

Raafer
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class ConnectionFactory{

public static Connection getConnection() throws SQLException{
		try {
			Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
		} catch (ClassNotFoundException e) {
			// TODO Auto-generated catch block
			e.printStackTrace();
		}
		System.out.println("Conectando ao banco....");
		return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql//localhost/Teste","root","");

}

}
Estou usando sim o Class.forName e o Mysql connector.jar esta na path do projeto Mesmo assim ainda nao descobri o problema
Andre_Fonseca
Raafer:
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class ConnectionFactory{

public static Connection getConnection() throws SQLException{
		try {
			Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
		} catch (ClassNotFoundException e) {
			// TODO Auto-generated catch block
			e.printStackTrace();
		}
		System.out.println("Conectando ao banco....");
		return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql//localhost/Teste","root","");

}

}
Estou usando sim o Class.forName e o Mysql connector.jar esta na path do projeto Mesmo assim ainda nao descobri o problema

oi,

bom, eu já passei por isso algumas vezes, o que pode estar o correndo é

:arrow: certifique se ele está mesmo no build path do projeto, para ter certeza coloque ele no CLASSPATH da sua máquina, para certificar disso faça echo %CLASSPATH% - no windows - e o .jar deve aparecer no valor da variável

:arrow: descompacte o jar em algum diretório temporário e verifique se ele possui mesmo a classe com.mysql.jdbc.Driver

:arrow: verifique se a versão que você baixou está compatível com o SO e a versão do MYSQL

:arrow: tente alterar a senha para um nome qualquer como pass ou root

abs

Raafer

É quando fiz o teste do echo%%CLASSPATH% nao me apareceu o .JAR como valor.MAs descompactei o .jar e comprovei que existe o com.jdbc.Driver

Como eu faço para colocar o .jar na CLASSPATH?

Pq pensei que ja estava

Andre_Fonseca

Raafer:
É quando fiz o teste do echo%%CLASSPATH% nao me apareceu o .JAR como valor.MAs descompactei o .jar e comprovei que existe o com.jdbc.Driver

Como eu faço para colocar o .jar na CLASSPATH?

Pq pensei que ja estava

oi

se você esta usando uma IDE como o Eclipse ou o Netbeans não precisaria colocar no CLASSPATH, basta apenas colocar no build path ou WEB-INF/lib mas mesmo assim para garantir você poderia fazer o seguinte

vai nas variáveis de ambiente do Windows

no final da variável você coloca ;nome-do-driver.jar

Raafer

É eu até tentei isso tbm.
Minha ultima dúvida é: estou com a versão 4.2 do Mysql e só encontrei no site da Mysql o Driver connection 5.0 Será que precisa ser o connector do 4.0 ou um superior tbm se adaptaria?

Andre_Fonseca

oi

os drivers mais novos são compativeis com versões mais antigas do mysql

o seu projeto é web ou não? que IDE está usando?

abs

Raafer

Bom apesar da demora consegui resolver.Consegui adicionando no path

Agradeço pela ajuda de vcs

Criado 21 de setembro de 2008
Ultima resposta 24 de set. de 2008
Respostas 8
Participantes 2