Bom pessoal tentei procurar aki no forum alguns posts relacionados a minha duvida mas nenhum se aproximou.
Estou iniciando um exercicio para conexão com banco de dados Mysql e me deparei com o seguinte erro:
java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql//localhost/Teste
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:17)
at br.com.caelum.jdbc.TestaConnection.main(TestaConnection.java:9)
Acho que pode ser com relação ao driver do mysql, mas nao sei ao certo onde devo coloca-lo para que nao de mais erros.
se sim e estiver tudo ok você precisa colocar o driver do MYSQL no build path do projeto ou então se for uma aplicação web no diretório WEB-INF/lib já é o suficiente
este erro está acontecendo porque sua aplicação não está achando o driver do MYSQL
public static Connection getConnection() throws SQLException{
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
} catch (ClassNotFoundException e) {
// TODO Auto-generated catch block
e.printStackTrace();
}
System.out.println("Conectando ao banco....");
return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql//localhost/Teste","root","");
}
}[/code]
Estou usando sim o Class.forName e o Mysql connector.jar esta na path do projeto
Mesmo assim ainda nao descobri o problema [/quote]
oi,
bom, eu já passei por isso algumas vezes, o que pode estar o correndo é
:arrow: certifique se ele está mesmo no build path do projeto, para ter certeza coloque ele no CLASSPATH da sua máquina, para certificar disso faça echo %CLASSPATH% - no windows - e o .jar deve aparecer no valor da variável
:arrow: descompacte o jar em algum diretório temporário e verifique se ele possui mesmo a classe com.mysql.jdbc.Driver
:arrow: verifique se a versão que você baixou está compatível com o SO e a versão do MYSQL
:arrow: tente alterar a senha para um nome qualquer como pass ou root
[quote=Raafer]É quando fiz o teste do echo%%CLASSPATH% nao me apareceu o .JAR como valor.MAs descompactei o .jar e comprovei que existe o com.jdbc.Driver
Como eu faço para colocar o .jar na CLASSPATH?
Pq pensei que ja estava[/quote]
oi
se você esta usando uma IDE como o Eclipse ou o Netbeans não precisaria colocar no CLASSPATH, basta apenas colocar no build path ou WEB-INF/lib mas mesmo assim para garantir você poderia fazer o seguinte
vai nas variáveis de ambiente do Windows
no final da variável você coloca ;nome-do-driver.jar
É eu até tentei isso tbm.
Minha ultima dúvida é: estou com a versão 4.2 do Mysql e só encontrei no site da Mysql o Driver connection 5.0 Será que precisa ser o connector do 4.0 ou um superior tbm se adaptaria?