Uma DSL é uma linguagem estritamente relacionada com um domínio de aplicação. Por ser tão ligada a um domínio em específico ela é muito poderosa dentro dele e, provavelmente, muito ineficiente quando se trata de coisas que fogem a este domínio.
Se tiver alguém souber onde encontro mais informações e exemplos de implementação poste aqui.
[quote]Laércio Queiroz: Vamos começar pelas definições. Como você define uma Domain-Specific Language?
Phillip Calçado: Uma DSL é uma linguagem estritamente relacionada com um domínio de aplicação. Por ser tão ligada a um domínio em específico ela é muito poderosa dentro dele e, provavelmente, muito ineficiente quando se trata de coisas que fogem a este domínio. Um bom exemplo é HTML. É uma linguagem específica para o domínio de definição de documentos em hipertexto. Se você for descrever um documento em hipertexto para a web utilizar HTML te dá poder e possibilidades; mas se você quiser,digamos, construir uma interface desktop ela não te ajuda muito.
Da mesma forma Java e C# são linguagens genéricas (GPLs ? General Purpose Languages). Com estas linguagens você consegue descrever vários tipos de domínios com relativa eficiência mas elas não são particularmente excepcionais em nenhum deles.[/quote]
E ai pode me ajudar mais um pouco, sei que vc na sua entrevista cita tbém o resumo de um livro de DSL mas é em ingles e eu sou muito ruim em ingles tem alguma coisa em portugues?
E ai pode me ajudar mais um pouco, sei que vc na sua entrevista cita tbém o resumo de um livro de DSL mas é em ingles e eu sou muito ruim em ingles tem alguma coisa em portugues?
E algum exemplo ? trabalho com eclipse 3.2 [/quote]
Vários pontos:
O que “trabalhar com Eclipse” tem a ver com DSL?
Exemplo: HTML (como o pcalcado citou)
Imagino que esse tutorial seja para faculdade certo? Se você está na faculdade, quer dizer que você teve 7 anos de inglês (4 da 5a a 8a serie e mais 3 no ensino médio). Tudo bem que se você estudou em uma escola do governo…o ensino não deveria ser muito bom…mas não é possível que depois de 7 anos de inglês você não seja capaz de pegar um texto e entende-lo com a ajuda de um Google Translator para as palavras mais dificeis.
Se tiver coisa em português, vai ser pouca, e com certeza insuficiente para você escrever um “tutorial”.
Tvz, saia na próxima Mundo Java um artigo sobre DSL. O Guerra falou que ia ver, mas nada garantido.
Com certeza sim tive uns 5 anos de ingles basico, o suficiente para entender ingles sim e para colocar no tradutor, desculpe-me se te incomodei, só que como todo estudante que rala o dia todo e estuda de madrugada pensei q alguém tivesse algum outro site para complementar a entrevista do Laércio, apesar de que a entrevista dele está completa acho que não vou precisar do tradutor.