Olá, precisarei fazer um doctype (acho que é isso) para um xml e gostaria de saber detalhes sobre DTD e schema.
Quais as diferenças?!
Quando usar um ou outro?!
Eu conheço um pouco sobre DTD mas nunca mexi com schemas.
Até.
Olá, precisarei fazer um doctype (acho que é isso) para um xml e gostaria de saber detalhes sobre DTD e schema.
Quais as diferenças?!
Quando usar um ou outro?!
Eu conheço um pouco sobre DTD mas nunca mexi com schemas.
Até.
o DTD é mais antigo, mais simples, mais facil de fazer, e mais limitado
o XSD é mais novo, mais poderoso, mais complexo, …
se quiser um mini curso online sobre os dois:
http://www.w3schools.com/
Há pouco tempo eu tive o meso problema. Acabei optando pelo DTD devido ao fato do XMLSchema ser muito complexo e poderoso, além da minha equipe ser formada apenas por mim mesmo. Mas se você tiver tempo pra estudar o XMLSchema parece ser uma ótima alternativa, esta semana estava escrevendo os meus DTDs e, realmente, ele tem uns “buracos”.
Gustavo Guilherme BacK
Schemas voce vai ter problemas com parsers antigos e/ou ruins.
DTD é 1 pé no saco usar.
Só escolher qual problema encarar.
se quiser um mini curso online sobre os dois:
http://www.w3schools.com/
Pois é, tambem estou nessa de “exercito de um homem só”. Chato pacas já que eu gostaria de poder estar estudando algumas outras coisas tambem. É provavel que eu escolha DTD mesmo já que conheço um pouco e, pelas indicações, é mais simples. Entretanto, vou acabar ficando acordado até mais tarde para ler sobre schemas. :roll:
Por que, louds? Quais as broncas quando se usa DTDs? Limitações demais?
Até.
Cara, DTD impoe 1 série de restrições ao teu xml que não existe forma facil de resolver.
O xml tem que ser descrito por uma linguagem que lembra BNF.
Os subelementos do teu xml ficam com ordem fixa, mesmo quando isso não fizer sentido, resolver isso é 1 saco.
Schemas é prático de aprender, por ser xml, e existem varias ferramentas que transformam teu Schema em beans java (castor e xmlbeans por exemplo), que tornam trivial se trabalhar com xml.
Se voce se prender apenas ao básico de Schemas, não é mais dificil de aprender que DTD e já vai sair fazendo mais
Comecei a dar uma estudada em XMLSchema agora a tarde… hehehehe…
Cara, definitivamente, to ambandonando o DTD… o XSD é muito poderoso… e até que tá fácil pra aprender as coisas, é claro que estou trabalhando com uma ide que dá suporte a XMLSchema, a fascinante, mirabolante, fantástica IntelliJ IDEA…
Gustavo Guilherme BacK
Só toma cuidado com parsers antigos, como os da JRE/JDK 1.4.x da sun, que vem com uma versão bugada do xerces.