Olá, precisarei fazer um doctype (acho que é isso) para um xml e gostaria de saber detalhes sobre DTD e schema.
Quais as diferenças?!
Quando usar um ou outro?!
Eu conheço um pouco sobre DTD mas nunca mexi com schemas.
Até.
Olá, precisarei fazer um doctype (acho que é isso) para um xml e gostaria de saber detalhes sobre DTD e schema.
Quais as diferenças?!
Quando usar um ou outro?!
Eu conheço um pouco sobre DTD mas nunca mexi com schemas.
Até.
o DTD é mais antigo, mais simples, mais facil de fazer, e mais limitado
o XSD é mais novo, mais poderoso, mais complexo, …
se quiser um mini curso online sobre os dois:
http://www.w3schools.com/
Há pouco tempo eu tive o meso problema. Acabei optando pelo DTD devido ao fato do XMLSchema ser muito complexo e poderoso, além da minha equipe ser formada apenas por mim mesmo. Mas se você tiver tempo pra estudar o XMLSchema parece ser uma ótima alternativa, esta semana estava escrevendo os meus DTDs e, realmente, ele tem uns “buracos”.
Gustavo Guilherme BacK
Schemas voce vai ter problemas com parsers antigos e/ou ruins.
DTD é 1 pé no saco usar.
Só escolher qual problema encarar.
[quote=“urubatan”]se quiser um mini curso online sobre os dois:
http://www.w3schools.com/[/quote]
Obrigado mesmo, urubatan. Eu conhecia a pagina de nome mas nunca havia dada muita atenção. Muito boa.
Pois é, tambem estou nessa de “exercito de um homem só”. Chato pacas já que eu gostaria de poder estar estudando algumas outras coisas tambem. É provavel que eu escolha DTD mesmo já que conheço um pouco e, pelas indicações, é mais simples. Entretanto, vou acabar ficando acordado até mais tarde para ler sobre schemas. :roll:
Por que, louds? Quais as broncas quando se usa DTDs? Limitações demais?
Até.
Cara, DTD impoe 1 série de restrições ao teu xml que não existe forma facil de resolver.
O xml tem que ser descrito por uma linguagem que lembra BNF.
Os subelementos do teu xml ficam com ordem fixa, mesmo quando isso não fizer sentido, resolver isso é 1 saco.
Schemas é prático de aprender, por ser xml, e existem varias ferramentas que transformam teu Schema em beans java (castor e xmlbeans por exemplo), que tornam trivial se trabalhar com xml.
Se voce se prender apenas ao básico de Schemas, não é mais dificil de aprender que DTD e já vai sair fazendo mais
Comecei a dar uma estudada em XMLSchema agora a tarde… hehehehe…
Cara, definitivamente, to ambandonando o DTD… o XSD é muito poderoso… e até que tá fácil pra aprender as coisas, é claro que estou trabalhando com uma ide que dá suporte a XMLSchema, a fascinante, mirabolante, fantástica IntelliJ IDEA…
Gustavo Guilherme BacK
Só toma cuidado com parsers antigos, como os da JRE/JDK 1.4.x da sun, que vem com uma versão bugada do xerces.