DTO. Usar ou Não Usar?

Prezados,

A dúvida hoje é sobre a utilização de DTO’s.

A primeira dúvida é? DTO = VO = TO?

A segunda dúvida é: Usar ou Não Usar DTO? O uso de DTO em aplicações WEB traz algum benefício? É mais performático?
Tenho alguma vantagem em usar DTO para trafegar dados entre as camadas da aplicação? Ou posso usar diretamente a entidade para essa tarefa?

Resumindo: Quais as vantagens e desvantagens de usar DTO nas minhas aplicações?

Att,

[quote=Frannarf]Prezados,

A dúvida hoje é sobre a utilização de DTO’s.

A primeira dúvida é? DTO = VO = TO?

A segunda dúvida é: Usar ou Não Usar DTO? O uso de DTO em aplicações WEB traz algum benefício? É mais performático?
Tenho alguma vantagem em usar DTO para trafegar dados entre as camadas da aplicação? Ou posso usar diretamente a entidade para essa tarefa?

Resumindo: Quais as vantagens e desvantagens de usar DTO nas minhas aplicações?

Att,[/quote]

1 - Em teoria é tudo Pojo… a unica diferença é a funcionalidade que cada uma vai ter…
2- depende… é bom usar se vc tem que ficar trafegando dados entre camadas da aplicação, além de ser bom pois utiliza da vantagem do POJO que é não carregar dependencias de framework entre as camadas… é bastante usado com EJB e trafegar entidade não é uma boa, dependendo da arquitetura o client não deve conhecer a camada jpa

O DTO é útil para você otimizar o sistema e carregar a quantidade necessária de dados, além de servir como contêiner para dados formatados. Se a cada consulta você trazer uma entidade toda pode ser que você derrube a qualidade do seu software em desempenho.

Se puder fale exatamente qual caso na pratica está precisando desenvolver, pra resposta ficar mais pratica.