Dúvida aonde começar e caminho seguir

Boa noite,
Eu estou com uma dúvida bastante importante que está me deixando um dúvida tremenda, eu em tese gosto bastante de web e mobile, especialmente o Android, mas na minha cidade eu estou vendo mais vagas tanta pra estágio ou emprego em C# e .NET e não pra Java, para você criar app nativos para o android é preciso você saber do Java, eu estou com uma grande dúvida sobre aonde eu vou partir a minha trilha de estudos, se vou pra aonde tem mais vaga para pelo menos começar na área ou se espero ter a oportunidade e vou para o Java, já sei HTML e um pouco de CSS, e ainda pretendo estudar Javascript, mas eu fico nessa dúvida sobre em qual carreira começar, estou vendo que serei um FullStack pelas coisas que eu gosto, kkkkk!

Boa noite @Jotepauder01

Hoje em dia para app nativo esta sendo mais usado o Kotlin.
Os frameworks híbridos estão ganhando cada vez mais força, especialmente o React Native.

Como você gosta de front e mobile, eu estudaria sem dúvida o React, assim você pode desenvolver tanto pro front, quanto pro mobile.

Será que até você aprender C# não aparece uma vaga de Java? Eu lembro que quando eu estava procurando emprego eu tive o mesmo pensamento que você e era C# e Java também.

E aí, @Jotepauder01.

Vira e mexe eu vejo uma dúvida dessas aqui no fórum. Saiba que sua dúvida é, no mínimo, muito recorrente e comum.

Imagino que uma dúvida realmente te deixe em dúvida… rs

Bem, primeiro lugar é: Você tem planos de ficar na sua cidade, pelo visto. Pode ter mais vagas para uma ou duas linguagens, todavia, se existir o mercado, por menor que seja, dá pra correr atrás do trampo.

React-Native dá pra fazer isso!

Vamos lá:

Em minha opinião, todo estudo, mesmo que você não vai usar agora, é absurdamente válido. Imagine que você, em um ano, aprendeu a programar em Java e por isso criou facilidade com o paradigma OO. Absolutamente TUDO que tiver OO você consegue aprender, mudando apenas a sintaxe e as coisas próprias da linguagem (por exemplo, Java não tem herança múltipla, enquanto se não me engano python tem).

Então, por onde começar? Você disse “sei HTML e um pouco de CSS” mas, sinceramente, sabe mesmo? Todo mundo considera saber trabalhar com HTML, mas poucos sabem realmente fazer algo bom com ele. Continue estudando essas duas ferramentas, elas são muito importantes, especialmente o CSS. Depois disso, invista em estudar Lógica de Programação, e aí parta para uma linguagem específica. Eu recomendo que você estude Java: Você estará perto do Android, que é seu desejo, e também muito perto do C#, pois a sintaxe é bem parecida.

Quer ganhar dinheiro ou ficar apegado a determinada linguagem? Se prepare para o que mais pedem nas melhores oportunidades. Você será cobrado mais pelos resultados, linguagem é só o meio.

1 curtida

Você sempre tem N formas de fazer a mesma coisa. Como? Aí depende.

Aqui onde trabalho me dão livre escolha de linguagem. O que importa é o resultado alcançado. Por exemplo, se eu preciso fazer uma API relativamente simples, pq eu faria em Spring, onde eu teria um trampo maior, se eu posso fazer em Node?

Com certeza Mike, e irei estudar eles sim. O que eu fiquei na dúvida é, se começo a estudar para a linguagem que eu vejo mais vagas para que em pouco tempo de estudo talvez conseguir uma oportunidade de estágio que é C#, ou se espero e vou para o Java.

Partindo deste princípio
Você (e mais um monte de gente) precisa entender que o trabalho não está vinculado a satisfação. Ora, se assim fosse, você não ganharia para isso, certo?
Ok, considerações iniciais feitas, vamos ao que interessa:

Ao menos a curto/médio prazo, sim. Então, não tem muito jeito, abraça a plataforma .NET e vai com fé. Inclusive, Xamarim é uma parada interessante a se estudar.

De resto, você ainda tem a possibilidade de trabalhar com algo que não te atrai, até achar algo que permita isso e, em particular, fazer seus projetos com java/kotlin e android nativo.

O mercado de trabalho não é um parque de diversão que você anda nos brinquedos que quiser. Você anda no que DER, e eventualmente, conforme vai tendo chance, vai trocando o brinquedo até chegar em um que você se diverte. E a diversão não é pra sempre.