Duvida basica

Tenho uma pergunta da fac.
Num programa em Java, quantas classes podem ter definido o método:
public static void main(String[] args);

Se alguem me podesse ajudar agradecia, ja andei a ver na net e em livros…

Até onde eu sei, em uma aplicação Java só pode haver uma definição do método main.

Esse método é o ponto de partida, o inicio da aplicação.

pode…
vc pode ter varios metodos main em seu projeto…
porem apenas um por classe… isso é obvio né…
não pode ter nois metodos iguais na mesma classe…
;D

Acho q naum importa … jah q vc declara qual classe vc vai chamar. seria um main por classe e o numero de classes com main acho q naum importa!

Depende do contexto, se ele tiver uma aplicação com N classes, ele só pode ter o método main em uma delas oras…

Podem ter 987 classes no diretório do cara, mas só pode haver 1 método main, ou não?

Agora se forem 987 aplicações diferentes, ai sim cada uma terá seu método main.

Alguém saberia me informar o pq que uma ArrayList é mais rápida na pesquisa do que sua concorrrente LinkedList

Do ponto de vista de arquitetura de aplicação…Ter mais de um método main além de não ter sentido é meio ridículo…

Mas a pergunta é “quantos métodos main PODE ter”…Bem, esse pode, para mim, significa, quantos métodos main é possível ter no mesmo pacote de classes…Bem, podemos ter tantos métodos main qto classes no mesmo pacote…

N classes, N métodos main possíveis, um por classe, como o colega acima falou…

Pq a ArrayList utiliza arrays internamente, ou seja, é uma estrutura indexada, a área de memória é acessada instantaneamente (quase), pois vai direto na área apontada pelo índice…Já a LinkedList, como o nome denuncia, é implementada sobre uma estrutura encadeada…Ou seja, para acessar o décimo elemento da lista, é preciso percorrer os nove anteriores (na ArrayList vai direto ao décimo)…

[quote=ncjweb2007]Tenho uma pergunta da fac.
Num programa em Java, quantas classes podem ter definido o método:
public static void main(String[] args);
[/quote]

  • Todas.
    Normalmente você faz isso para incluir um mini-programa de teste juntamente com sua classe.
    Cabe à pessoa que vai disponibilizar o programa dizer qual é a “classe principal de seu programa”.

Você pode colocar o metodo main em quantas classes quiser, para testes, porém o main é o ponto de partida de um programa, é através dela que você starta o programa a vai, chamando, usando as demais classes conforme escrito nela, procure colocar somente na classe que você executa.
Rodrigo

eclipso

vlw mesmo cara !!!

Pq é preferível utilizar ITERATOR p/ percorrer uma lista ?

Acho melhor você abrir um novo tópico para cada nova pergunta, pois além de compartilhar sua duvida com os demais, você terá um número maior de respostas.

[quote=ncjweb2007]Tenho uma pergunta da fac.
Num programa em Java, quantas classes podem ter definido o método:
public static void main(String[] args);

Se alguem me podesse ajudar agradecia, ja andei a ver na net e em livros…
[/quote]

sim, vc so pode ter apenas u metodo main em uma class, pois é o metodo principal… o chamadorrr!! ele é o coração do seu programa…

TODA E QUALQUER CLASSE, Até mesmo classes internas ou classes no mesmo arquivo que outras classes, podem ter um método com a assinatura

public static void main(String[])

Para encerrar a discussão:
Arquivo A.java

[code]
/**

  • @author Mantu
    */
    package help.guj.ncjweb2007;

public class A {
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“A”);
E.main(args);
}
}

class E{
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“E”);
I.main(args);
}
}[/code]
Arquivo I.java

[code]
/**

  • @author Mantu
    */
    package help.guj.ncjweb2007;

public class I {
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“I”);
O.main(args);
}

public static class O{
	public static void main(String[] args) {
		System.out.println("O");
		U.main(args);
	}
}

}[/code]
Arquivo U.java

[code]
/**

  • @author Mantu
    */
    package help.guj.ncjweb2007;

public class I {
public static void main(String[] args) {
System.out.println(“I”);
O.main(args);
}

public static class O{
	public static void main(String[] args) {
		System.out.println("O");
		U.main(args);
	}
}

}[/code]
Pra quem utiliza eclipse, clique com o direito no pacote help.guj.ncjweb2007 e escolha “Run As > Java Application”. Na janelinha que se segue, escolha à vontade qual classe que vai ser o “coração” do seu programa…
Pra quem tá em linha de comando, baixe o anexo, descompacte em alguma pasta do seu classpath e escolha um dos bat’s para executar
Divirtam-se!