Dúvida Classloader + Junit + Maven

Olá amigos do fórum.

Mais um problema com o qual gostaria da colaboração dos colegas, se possível…

Estou desenvolvendo um projetinho com o seguinte cenário:

Tenho um serviço REST que vai acessar e alterar dados de um objeto. Não é necessário banco de dados nem nada, os dados são fixos…só é necessario que o serviço possa obter esse objeto e altera-lo.

A solução que tive para o caso foi manter esse objeto em uma variável estática e sincronizar o metodo que faz a leitura/alteração (aceito sugestões sobre isso…). Até aí tudo bem, a coisa se comportou conforme esperado.

Criei um objeto de negocio, e o serviço REST instancia esse objeto e invoca os metodos que fazem o trabalho. Tudo funcionou.

Desenvolvi os testes unitários e estou fazendo o deploy pelo Maven. Aí…o problema:

Tenho os testes da classe de negocio que alteram o objeto estático.
Tenho os testes da classe REST que também alteram o objeto estático (atraves do objeto de negocio).

Quando rodo essas classes de teste em separado pelo Eclipse, funciona. Mas pelo Maven, o que está ocorrendo.

1 -> Os testes da primeira classe executam e alteram esse objeto estático.
2 -> Os testes da segunda classe executam e nesse momento o cara estático JÁ ESTÁ alterado, o que está impactando no resultado do teste.

Pra resolver criei um metodo que retorna esse carinha estático ao seu estado original. Mas esse método só serve pro teste…nao tem qualquer outra serventia no código.

Gostaria de entender melhor o que está ocorrendo, penso que o Maven está executando todos os testes a partir do mesmo classloader. Se de fato for isso, seria possível ele rodar cada teste em um classloader em separado? Dessa forma eu sempre teria o estado original do meu objeto estático, no início de cada teste.

Obrigado, amigos.