Dúvida Collections para Mapeamento em JPA

Salve galera!

Gostaria de saber de vcs qual a melhor opção de mapeamento em JPA

Collection, List ou Set

Realizando testes com JPA+Hibernate 3.5.0 Final descobri o seguinte:
Considerando as seguintes Entitys Class:
Pessoa (Pessoa possui uma lista de Email e Endereços)
Email
Endereco

Usando Set<>

1° Se eu uso Set<> com fetch=FetchType.EAGER nos mapeamentos funciona! Os seja, o metodo find do EntityManager traz os Sets preenchidos!
2° Se eu uso Set<> com fetch=FetchType.LAZY nos mapeamentos o método find do EntityManager retorna o seguinte erro:

org.hibernate.LazyInitializationException: failed to lazily initialize a collection of role:
  1. Quando utilizo Set mesmo sem fazer fetch=FetchType.EAGER consigo fazer o seguinte jp ql:

select p from Pessoa p join fetch p.emailSet em join fetch p.enderecoSet en where p.pesId = 1
4. Outro problema que encontrei utilizando Set<> é o seguinte:
Set não aceita dados duplicados na lista como por exemplo uma lista de nomes:

Paulo
Paulo
Felipe

Se adiciono estes nomes em um Set os dados duplicados serão descartados ficando assim:

Paulo
Felipe

=====================================================================================
Usando List<>

1° Se eu uso List<> com fetch=FetchType.EAGER nos mapeamentos o método find do EntityManager retorna o seguinte erro:

org.hibernate.HibernateException: cannot simultaneously fetch multiple bags

2° Se eu uso List<> com fetch=FetchType.LAZY nos mapeamentos o método find do EntityManager retorna o seguinte erro:

org.hibernate.LazyInitializationException: failed to lazily initialize a collection of role:
  1. Quando utilizo List de nenhuma maneira consigo fazer o seguinte jp ql:

select p from Pessoa p join fetch p.emailList em join fetch p.enderecoList en where p.pesId = 1
pois tenho o seguinte erro:

1. Utilizando List eu consigo fazer o seguinte jp ql e funciona!
select p from Pessoa p join fetch p.emailList

Só não consigo entender porque funciona com Set e não Funciona com List alguem puder me explicar? Devo utilizar Collection, List ou Set? Onde estou me perdendo?

Alguém se habilita?

Qual o mais usado? Collections, Set ou List? Qual as solução para o erro