Dúvida com aplicação Java

Bom dia pessoal!
Estou começando a desenvolver para desktop, a princípio estou programando um software que simula um controle de fluxo em um salão de beleza, e tenho algumas dúvidas, que são:

O programa possui diversas classes de negócio, entre elas estão:

• Classe “Cliente” - Possui os dados do cliente;

• Classe “TipoServico” - Possui informações de tipos de serviços disponibilizados pelo salão, por exemplo, maquiagem, unha, etc. Também possui o valor do tipoServico e a pontuação que ele gera ao cliente.

• Classe “Serviço” - Possui tudo que o cliente fez, nela existe um array de “TipoServico”, identificando o que foi realizado.

Minha dúvida é que na aplicação deve conter os pontos acumulados do cliente, então sempre que um “tipoServico” for adicionado, a pontuação dele, deve ir para o cliente em questão. Assim devo criar um campo na classe “Cliente” identificando a pontuação? Ou eu posso consultar via banco de dados para mostrar ao usuário?

Desde já agradeço. Grande abraço!

vamos la

tudo é possivel. o cliente pode ter pontuação pre calculada ou vc pode calcular em algum momento.

entretanto pense numa coisa: é bastante provavel que o seu cliente tenha uma pontuação, mas esta seja armazenada em outra entidade. o motivo é que as vezes existem algumas operações que vc pode querer fazer com a pontuação como

resgate de pontos

duplicar pontos em promoção

expirar pontos antigos

etc.

dessa forma, se existe uma chance disso evoluir, não armazene na classe Cliente diretamente a pontuação.

de repente no natal o serviço X vai dar o dobro de pontos. de repente o cara pode trocar dinheiro por mais pontos. de repente tudo pode acontecer.

ate pq vc poderia ter um erro no seu sistema e o tipo serviço X tinha menos pontos. ou entao o serviço X mudou e agora da mais pontos mas a galera que pegou no passado nao pode ser afetada.