Dúvida com ArrayList

7 respostas
Marcio_Nogueira

Olá a todos, estou com uma dúvida relacionada a utilização de arraylist:
List lista = new ArrayList();

Listclientes = new ArrayList():

Minha dúvida é em relação a sintaxe, qual das duas sintexes acima é a mais usada?

7 Respostas

LPJava

cara tudo depende se tu for rodar na versao 1.5 melhor com generics ne? porem se for na versao 1.4 nao pode usar os generics(nem compila) e outra lembre-se que esses tipos nao existe em tempo de execucao apenas de compilacao para garantir q vc colocou a coisa certa… durante a execucao “eles sao excluidos isso para nao irritar os programadores java 1.4 :smiley: (Kahty Sierra).”

flw! espero ter ajudado…

Marcio_Nogueira

Mas qual das sitaxes a versão 5 do java suporta? Qual seria a mais recomendada?

danielbussade

Olá a versão 5 suporta as duas a primeira na verdade você esta criando, uma lista de Objects, ou seja pode-se colocar qualquer objeto nela.
A segunda você está parametrizando a lista, ou seja a sua lista só vai aceitar objetos que forem do tipo cliente, ou extends cliente:

Ex:

List<Cliente>clientes = new ArrayList<Cliente>(): 
cliente.add("Daniel");

Isto não compila, porque tentei adicionar String em uma lista que só aceita objetos do tipo Cliente, ou que extends Cliente.

Mas na primeira compila, normalmente!!

Att!

Marcio_Nogueira

Obrigado pela dica Daniel!

LPJava
List<Cliente> lista = new ArrayList<Cliente>();

//java 1.5
List lista = new ArrayList();
//java 1.4 e superior

flw! :idea:

ViniGodoy

Se puder escolher, sempre prefira a sintaxe com os generics.

Ela evita casts, faz com que o compilador garanta que só objetos do tipo certo serão passados para a lista e por isso contribui MUITO para um código mais limpo, seguro e sem erros.

Alkamavo

Listclientes = new ArrayList();

esta é mais usada pk eu defino ja o tipo do meu arraylist…e mais facil de ser manejada e a mais aconsehavel…falo por experiencia propria!!!

Criado 2 de dezembro de 2007
Ultima resposta 3 de dez. de 2007
Respostas 7
Participantes 5