Olá a todos, estou com uma dúvida relacionada a utilização de arraylist:
List lista = new ArrayList();
Listclientes = new ArrayList():
Minha dúvida é em relação a sintaxe, qual das duas sintexes acima é a mais usada?
Olá a todos, estou com uma dúvida relacionada a utilização de arraylist:
Listclientes = new ArrayList():
Minha dúvida é em relação a sintaxe, qual das duas sintexes acima é a mais usada?
cara tudo depende se tu for rodar na versao 1.5 melhor com generics ne? porem se for na versao 1.4 nao pode usar os generics(nem compila) e outra lembre-se que esses tipos nao existe em tempo de execucao apenas de compilacao para garantir q vc colocou a coisa certa… durante a execucao “eles sao excluidos isso para nao irritar os programadores java 1.4 (Kahty Sierra).”
flw! espero ter ajudado…
Mas qual das sitaxes a versão 5 do java suporta? Qual seria a mais recomendada?
Olá a versão 5 suporta as duas a primeira na verdade você esta criando, uma lista de Objects, ou seja pode-se colocar qualquer objeto nela.
A segunda você está parametrizando a lista, ou seja a sua lista só vai aceitar objetos que forem do tipo cliente, ou extends cliente:
Ex:
List<Cliente>clientes = new ArrayList<Cliente>():
cliente.add("Daniel");
Isto não compila, porque tentei adicionar String em uma lista que só aceita objetos do tipo Cliente, ou que extends Cliente.
Mas na primeira compila, normalmente!!
Att!
Obrigado pela dica Daniel!
List<Cliente> lista = new ArrayList<Cliente>();
//java 1.5
//java 1.4 e superior
flw! :idea:
Se puder escolher, sempre prefira a sintaxe com os generics.
Ela evita casts, faz com que o compilador garanta que só objetos do tipo certo serão passados para a lista e por isso contribui MUITO para um código mais limpo, seguro e sem erros.
Listclientes = new ArrayList();
esta é mais usada pk eu defino ja o tipo do meu arraylist…e mais facil de ser manejada e a mais aconsehavel…falo por experiencia propria!!!